Sexta-feira, 25 de setembro de 2020 - Por Leila da Costa Ferreira e Sônia da Cal Seixas
Ambiente e Sociedade é o tema da mais nova série de artigos do Jornal da Unicamp
"É com imenso prazer que apresentamos um novo espaço de discussão no Jornal da Unicamp. Temos como objetivo desenvolver uma discussão crítica e analítica sobre às questões ambientais contemporâneas, dando ênfase às problemáticas concernentes às transformações para sociedades sustentáveis. Dentre outros temas altamente relevantes, abordaremos mensalmente assuntos como mudanças climáticas, políticas públicas ambientais, biodiversidade, degradação ambiental urbana e rural, energia e ambiente, consumo sustentável, relações internacionais, mídia, Antropoceno, movimentos ambientalistas, desenvolvimento e sustentabilidade, democracia, desigualdade social, direitos humanos, co-produção, agricultura sustentável, mineração, formação de quadros na área, interdisciplinaridade, multi-métodos, etc. Além disso, a ideia seria, principalmente, socializar as experiências empíricas relacionadas a estes temas por meio dos pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) e do Doutorado Interdisciplinar em Ambiente e Sociedade, mantido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, assim como temas estudados por vários convidados jovens e experientes não só da Unicamp, mas de várias instituições do Brasil. Nesse momento de ataques à Ciência e às Universidades e Centros de pesquisa, é de enorme relevância esse espaço para discutirmos “a boa ciência” da área ambiental feita em nosso país e pelos melhores quadros, assim como temas das políticas públicas voltadas à sustentabilidade e também ações sociais importantes que visem à transição para sociedades sustentáveis. A Unicamp tem forte tradição nessa área e também contamos com colegas de alto nível para colaboração nessa empreitada." Texto: Leila da Costa Ferreira e Sônia da Cal Seixas Saiba mais aqui.

Fonte: Jornal da Unicamp

NEPAM
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912