Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021 - Por Bianca Bosso (Labjor/Nudecri)
Mulheres no sistema Cocen: Vanessa Guersoni, pesquisadora do CEPETRO
Essa é mais uma publicação do #MulheresNaCocen, projeto criado para dar destaque às mulheres que trabalham nos Centros e Núcleos da Unicamp. Fique por dentro das redes sociais (Facebook e Instagram) da Cocen para não perder nenhum post do projeto. Hoje, apresentamos Vanessa Guersoni, pesquisadora do Centro de Estudos de Petróleo (CEPETRO). Nascida em Itu, no interior de São Paulo, a química Vanessa Guersoni conta que seu interesse por ciências exatas foi potencializado durante o Ensino Médio, quando tomou conhecimento de áreas de estudos voltadas para o Petróleo, área que passou a atuar em 2009, durante o seu pós-doutorado. Desde então, Vanessa desenvolve pesquisas relacionadas especificamente à Garantia de Escoamento, área relacionada com problemas de produção de Petróleo. “Depois que ingressei na carreira de pesquisadora me casei, continuei com minhas pesquisas e participando de congressos. Depois de um tempo, resolvi ser mãe. Vieram gêmeos; por conta disso, demorei um pouco para retornar de fato às minhas atividades acadêmicas, até restabelecer o equilíbrio entre vida profissional e pessoal”. Apesar de garantir que a carreira acadêmica não foi diretamente um empecilho para seus planos pessoais, Vanessa destaca que é um tema de relevância quando se trata do assunto vida pessoal e carreira acadêmica feminina: “muitas mulheres hoje acabam postergando ou até mesmo não tendo filhos”, diz. Além dos muros da Universidade, Guersoni gosta de cuidar de plantas, viajar e de passar o tempo livre com seus filhos e demais familiares. "Tive a sorte de ter excelentes mestres e professores durante minha vida. Eu sou muito grata à Unicamp".
CEPETRO
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912