Terça-feira, 31 de maio de 2016 - Por Marcos Rogério Pereira
Unicamp recebe Labiway Esaga (Líder Maior do Povo Paiter Suruí) Almir Narayamoga Suruí
Almir Suruí é referência de liderança indígena, em Rondônia. Foto: Almir Suruí/Reprodução Facebook
Nesta quinta-feira (2 de junho), a Unicamp recebe o Cacique Almir Suruí, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia, para celebrar Acordo de Cooperação entre o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e o Povo Paiter Suruí. O acordo permitirá a realização de cursos de educação superior no território Paiter Suruí, voltados às sociedades indígenas. Na Unicamp, o trabalho é conduzido pelo CLE, por intermédio do projeto Multilinguismo no Mundo Digital e do Grupo Interdisciplinar CLE Auto Organização. O projeto conta com diversos parceiros, entre os quais a Universidade Federal de Rondônia, a Universidade Júlio de Mesquita (Unesp – Marília ), Universidade de São Paulo (USP), Unesp – Prudente e PUC-Campinas, além de professores da Unicamp ligados ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Faculdade de Educação (FE), Instituto de Artes (IA), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Instituto de Computação (IC). No âmbito internacional, participam Unesco e Universidade Sami (Tromso, Noruega). De acordo com os organizadores, o "evento traz para o campus da Unicamp a possibilidade de discutir, de maneira aprofundada, a relação entre conhecimento acadêmico e conhecimento tradicional, além de apontar para um modo particular de trabalho acadêmico interessado em valorizar línguas e culturas locais de maneira reflexiva". Palestra O Chefe Almir Suruí irá proferir a palestra Palopirey atôh tamakobah (Educar e ensinar o futuro) e participará de mesa-redonda no período da noite no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), das 19 às 22 horas.
Programação CLE 10 h - Boas vindas, visita ao CLE-Unicamp, conversa com professores do projeto. 12 h - almoço de trabalho. FE 14 h - café na Faculdade de Educação com Profa. Nima e Profa. Débora Reitoria/Funcamp 15 h - assinatura do Acordo de Cooperação Auditório do Imecc 19 h - Abertura Itala D'Ottaviano, Wilmar D'Angelis, Claudia Wanderley 20h - coffee break 20h30 - Palestra Palopirey atôh tamakobah (Educar e ensinar o futuro) Prof. Dr. Almir Narayamoga Suruí Professor Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia Labiway Esaga (Líder Maior do Povo Paiter Suruí) 21h30 - Encerramento

Fonte: Unicamp Ano 50

CLE