Quinta-feira, 09 de junho de 2016 - Por G1 Sorocaba e Jundiaí
Estragos em Jarinu foram causados por tornado, confirma Cepagri
De acordo com órgão, fenômeno é considerado raro na região. Segundo a prefeitura, 45 famílias ainda estão desalojadas no município.
Estragos em Jarinu foram causados por tornado, confirma Cepagri
Diversas casas foram destelhadas em Jarinu (Foto: Reprodução/TV TEM)
O Centro de Pesquisas Meteorologicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) de Campinas confirmou nesta quinta-feira (9) que um tornado, seguido de microexplosão, provocou os estragos em Jarinu (SP). A cidade continua em estado de emergência depois que uma tempestade devastou parte da município na noite de domingo (5). O estrago foi constatado pela equipe da TV TEM que fez imagens áreas das partes mais arrasadas do município. De acordo com o professor e meteorologista do Cepagri, Hilton Silveira, esse é considerado um fenômeno raro. Segundo o especialista, tornados e microexplosões têm origem na mesma nuvem, a cumulonimbus, e os dois são fortes correntes de ar. A diferença entre os dois fenômenos está na assinatura que deixam no solo. Uma microexplosão acontece quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo, provocando um forte estouro que deixa quase uma linha reta de destruição, especialmente árvores tombadas para o mesmo lado.

Fonte: G1

Voltar
CEPAGRI
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912 Equipe
Links
Voltar ao início Unicamp Escreva sua matéria
Acesse pelo celular