Sexta-feira, 17 de junho de 2022 - Por Fapesp
Pós-doutorado em divulgação científica na Unicamp tem inscrições abertas até 17 de junho

Agência FAPESP – Uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP é oferecida pelo projeto “VOICES: o valor da abertura, inclusão, comunicação e engajamento pela ciência no mundo pós-pandemia”, conduzido pelo Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade da Universidade Estadual de Campinas (Nudecri-Unicamp). Inscrições podem ser enviadas até sexta-feira (17/06).

O projeto busca investigar e compartilhar novas evidências empíricas do valor de abrir o acesso à ciência para outros acadêmicos e para o público durante e além da pandemia de COVID-19. A pesquisa reúne uma equipe transnacional com experiência complementar em ciência aberta, comunicação científica, divulgação científica e impacto da pesquisa.

A bolsa será uma oportunidade para desenvolver pesquisa original em questões ligadas ao acesso público ao conhecimento científico, à diversidade, equidade e inclusão.

O candidato deve ter formação em áreas relacionadas com a comunicação, a ciência da informação e as ciências sociais, além de interesse em jornalismo científico. A participação do bolsista no projeto exigirá capacidade de liderança, autonomia de pesquisa, forte engajamento com áreas interdisciplinares, envolvimento com a orientação de bolsistas, além de capacidade de escrita jornalística para fomentar a divulgação científica.

Além disso, é necessário ter concluído o doutorado há menos de sete anos, morar no Estado de São Paulo e estar disponível para trabalhar presencialmente na Unicamp.

É desejável que o candidato tenha atuação em pesquisa sobre ciência/acesso aberto, indicadores de produção científica, divulgação ou jornalismo científico, estudos de gênero na ciência ou democratização do conhecimento.

Os interessados em se inscrever devem enviar e-mail para nudecri@unicamp.br, com o assunto “Pós-Doutorado VOICES”, e incluir carta de interesse, curriculum vitae seguindo o modelo da súmula curricular da FAPESP e formulário on-line preenchido.

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5151.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

COCEN
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas/SP CEP: 13083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912
Warning: imagepng(uploads/images/qrCode.png): failed to open stream: Permission denied in /var/www/cocen/system/phpqrcode/qrimage.php on line 43