Quinta-feira, 20 de março de 2014 - Por Portal da Unicamp
Cocen promove evento sobre iniciação científica interdisciplinar
A Cocen promoveu nesta quinta-feira (20) o evento Iniciação Científica Interdisciplinar, no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
Cocen promove evento sobre iniciação científica interdisciplinar
Jurandir Zullo, coordenador da Cocen. Foto: Isaias Teixeira
A Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp promoveu nesta quinta-feira (20) o evento Iniciação Científica Interdisciplinar (ICI), no auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Na abertura dos trabalhos, o coordenador da Cocen, professor Jurandir Zullo Júnior, apresentou à plateia um resumo das atividades realizadas pelos 21 centros e núcleos da Universidade, destacando a importância deles na formação de recursos humanos, no desenvolvimento de pesquisas e na geração de conhecimento. Em seguida, ainda no período da manhã, o docente e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Diogenes Salas Alves, ministrou uma palestra que abordou o tema “Área Espacial e Interdisciplinaridade”. O cientista defendeu a necessidade de se estimular a reflexão e a prática da interdisciplinaridade desde a graduação. No campo espacial, segundo ele, o conceito tem sido trabalhado há longo tempo, com excelentes resultados. De acordo com Alves, um exemplo de interdisciplinaridade nessa área é, em boa medida, os equipamentos que compõem uma estação espacial. Além de extremamente complexos - exigem sofisticadas soluções de engenharia -, cada um deles é desenvolvido com foco numa disciplina, embora possa servir aos interesses de muitas outras. O docente também destacou a importância da interdisciplinaridade ao citar uma manifestação da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema. Conforme a entidade, a articulação das disciplinas é fundamental à pesquisa e inovação, principalmente quando estas estão voltadas para a garantia do bem-estar da sociedade. O evento organizado pela Cocen contou ainda com uma conferência do professor Carlos Graeff Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), que falou sobre “Interdisciplinaridade na PUC/RS”, e com palestras apresentadas por estudantes que participam de projetos de pesquisas desenvolvidos nos centros e núcleos da Unicamp.

Fonte: Portal da Unicamp

COCEN