Português
FacebookInstagramYoutube
Foto: Sônia Regina da Cal Seixas
Sônia Regina da Cal Seixas
Graduada em Ciências Biológicas (UFMT, 1982), Especialista em Pesquisa da Saúde Coletiva (UFMT, 1984); Mestre em Sociologia (IFCH-UNICAMP, 1990), Doutora em Ciências Sociais (IFCH-UNICAMP, 1996). Realizou Pós-doutorado na University of Reading/Walker Institute Climate System Research e Real Estate and Planning/ HBS (UK, 2013). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM-UNICAMP). Docente plena do Doutorado em Ambiente e Sociedade (NEPAM-IFCH-UNICAMP), e do Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos (FEM-UNICAMP). As áreas de atuação predominantes são Sociologia Ambiental;Sustentabilidade, Mudanças Ambientais, Qualidade de Vida e Subjetividade. É Bolsista de Produtividade/CNPq e líder do Laboratório de Mudanças Ambientais, Qualidade de vida e Subjetividade - LEMAS (CNPq -NEPAM-UNICAMP)
Voltar

Projetos

"VAZAMENTOS DE PETRÓLEO EM ÁREAS COSTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÃO EM CARAGUATATUBA E SÃO SEBASTIÃO, LITORAL NORTE PAULISTA"
Finalizado
Diante do modelo de desenvolvimento corrente, onde a energia é considerada fundamental para a economia e diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida das comunidades, observa-se cada vez mais a instalação de empreendimentos voltados para a exploração de recursos energéticos em locais previamente ocupados por comunidades, inserindo, assim, os riscos tecnológicos no cotidiano dos moradores. Os riscos abordados por esta proposta são os físicos (explosões, vazamentos) de empreendimentos do setor de petróleo e gás natural, representados, pelo TEBAR em São Sebastião e Projeto Mexilhão em Caraguatatuba, ambos situados no Litoral Norte de São Paulo e de responsabilidade da Petrobras. Pretende-se investigar os fatores e critérios envolvidos na construção dos riscos em comunidades que convivem diariamente com riscos inerentes às atividades da indústria, através da análise da percepção individual e coletiva dos moradores da área de estudo, a partir de metodologia qualitativa, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas na área de influência direta e indireta dos empreendimentos. Objetiva-se também, contribuir com trabalhos já em andamento na região e sediados no Núcleo de Pesquisas Ambientais (NEPAM), como "Urban Growth, Vulnerability and Adaptation: social and ecological dimensions of climate change on the Coast of São Paulo", (FAPESP-PFPMCG, processo n. 2008/58159-7) e "Mudanças ambientais globais, vulnerabilidade, risco e subjetividade: um estudo sobre o Litoral Norte Paulista", (FAPESP, processo n. 2010/ 20811-5).
Colaboradores
ADAPTAÇÕES NO SETOR DE SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DAS DOENÇAS DE TRANSMISSÃO HÍDRICA NO CONTEXTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Finalizado
As evidências dos impactos das mudanças climáticas na saúde humana têm se acumulado na literatura, com identificação de uma série de efeitos diretos e indiretos associados à exposição a temperaturas mais altas e eventos extremos como secas e inundações. A incidência de doenças de transmissão hídrica são consequências potenciais destes eventos, em especial, em países cuja injustiça social desloca populações para áreas inadequadas e sem serviços básicos de saneamento, educação e saúde. Independente de se haver certeza científica das dimensões e impactos das mudanças climáticas nas populações, é prudente que se iniciem medidas de adaptações, sobretudo no setor de saúde. Esta investigação se propõe avaliar as medidas planejadas pelo setor de saúde - ou associadas ao setor de saúde - para o enfrentamento das mudanças climáticas em território brasileiro, e também em duas regiões do Estado de São Paulo: a Grande São Paulo, acometida pela crise hídrica, e o Litoral Norte, periodicamente acometido por inundações. No nível local, se buscará por adaptações tanto planejadas como autônomas, bem como as necessidades adaptativas percebidas pelos técnicos e agentes comunitários de saúde. A expectativa é que o estudo traga uma síntese das adaptações adotadas pelo setor de saúde para o enfrentamento das mudanças e flutuações climáticas, além de identificar lacunas, oportunidades, limitações e possíveis mal adaptações. (AU)
Colaboradores
AMBIENTE, SUBJETIVIDADE E COMPLEXIDADE: UM ESTUDO SOBRE DEPRESSÃO NO LITORAL NORTE PAULISTA
Finalizado
O projeto propõe analisar a qualidade de vida de sociedades complexas, tomando como referência à ocorrência de depressão entre moradores do litoral norte paulista, especialmente nos municípios de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela. O estudo da depressão do ponto de vista socio-ambiental pretende ser uma contribuição importante para os trabalhos nas áreas de teoria social, sociologia ambiental e de saúde mental, já que, a importância desta morbidade no contexto contemporâneo tem se constituído de forma cada vez mais significativa, e assim carece de outros olhares e interpretações interdisciplinares ou multireferencidas. Para tanto, busca-se compreender a presença de depressão entre os moradores desses municípios, dando continuidade a outras pesquisas que foram e estão sendo desenvolvidas (FAPESP, processos n 01/00718-1; 01/05263-2 e 03/00175-3). É comum na literatura corrente associar a presença de depressão ao tecido urbano industrial, no entanto, pesquisas anteriormente realizadas estão indicando que os estados depressivos e outros transtornos mentais estão bastante disseminados na sociedade contemporânea sem distinção de espaço geográfico e de uma problemática que a especifique, no entanto, acredita-se que em cada uma dessas pesquisas tem sido possível observar particularidades e características que evidenciem significativos detalhes e especificidades que pertencem a cada um dos municípios a que estão vinculados. Os estados depressivos, nesta pesquisa, serão considerados a partir de diagnóstico que é realizado por médicos psiquiatras dos serviços públicos de cada um dos municípios. Neste sentido, a hipótese, aqui considerada, é que as transformações socio-ambientais, principalmente, aquelas ocorridas nas quatro últimas décadas, têm sido fundamentais e contribuintes deste perfil, que se manifesta na população, sendo, por fim diagnosticadas e tratadas como depressão.
Colaboradores
BANCO DE DADOS ESPACIAIS PARA ANÁLISE DE VULNERABILIDADE, RISCOS E IMPACTOS DE MEGAPROJETOS EM UM CONTEXTO DE MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS
Finalizado
Este plano de trabalho de Treinamento Técnico envolve a organização de um banco de dados espaciais com o intuito de realizar análises geoestatísticas e dar suporte às demais atividades realizadas pelos demais pesquisadores do Projeto "Vulnerabilidade, riscos e impactos de megaprojetos em um contexto de mudanças ambientais globais" (AU)
Colaboradores
DAVID BOTTERILL | OXFORD BROOKES UNIVERSITY - INGLATERRA
Finalizado
Esta proposta visa consolidar-se e desenvolver-se, entre um grupo multidisciplinar de pesquisadores brasileiros e britânicos de três universidades do Reino Unido e 2 no Brasil. As atividades propostas incluem um projeto de pesquisa de pequena escala e atividades em rede, com o objetivo de estabelecer uma colaboração mais sustentável, que irá conduzir a investigação de excelência. O projeto de pesquisa vai se concentrar na mobilidade política transnacional na governança da qualidade ambiental e redução da criminalidade nas comunidades urbanas costeiras. Isto será alcançado por um conjunto de estudos exploratórios comparativos em dois locais, no Litoral Norte do Estado de São Paulo, Brasil e País de Gales, Reino Unido. A proposta vai permitir que os parceiros brasileiros e do Reino Unido se envolvam com os contextos políticos e as comunidades de ambos os países. Um dos objetivos do estudo exploratório é preparar o terreno para a pesquisa de alto impacto, envolvendo as comunidades políticas relevantes em ambos os locais com os benefícios potenciais de desenvolvimento da política transnacional. Um dos produtos desta atividade será uma proposta de pesquisa para a chamada aberta para o ESRC / FAPESP no início de 2016 alinhado com o Joint Call FAPESP-ESRC-NWO para propostas sobre o desenvolvimento urbano sustentável. (AU)
Colaboradores
ENERGIA E QUALIDADE DE VIDA NO LITORAL NORTE PAULISTA: IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL
Finalizado
A exploração e produção do petróleo e do gás natural no Brasil têm sua maior concentração na plataforma continental ao longo da faixa litorânea. Em decorrência disso surgem implicações socioeconômicas e ambientais positivas e negativas, bem como expressiva arrecadação financeira por parte de alguns municípios, entre eles São Sebastião e Caraguatatuba, ambos localizados no litoral norte paulista, que recebem anualmente elevadas quantias de royalties. Diante deste contexto, esta pesquisa pretende analisar se esses recursos financeiros estão garantindo desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da população, identificando os processos decisórios pertinentes e a capacidade de exercício de controle social sobre tais recursos. Além disso, visto que as atividades relacionadas à indústria do petróleo e gás natural geram inúmeros impactos ambientais negativos, faz-se necessário analisar se esses impactos estão afetando a qualidade de vida da população de São Sebastião e Caraguatatuba. Esta pesquisa soma-se ao projeto Mudanças ambientais globais, vulnerabilidade, risco e subjetividade: um estudo sobre o Litoral Norte Paulista (processo nº. 2010/20811-5).
Colaboradores
MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS, VULNERABILIDADE, RISCO E SUBJETIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE O LITORAL NORTE PAULISTA
Finalizado
O presente projeto procura dar continuidade a duas outras pesquisas, coordenados pela responsável desta proposta. Um já finalizado que analisou a depressão entre os moradores do Litoral Norte Paulista, (FAPESP, 2004/ 10685-1), e outro em andamento que procura analisar as implicações das mudanças ambientais globais na saúde humana da população do Litoral Paulista, que está inserido num projeto mais amplo que analisa o Crescimento Urbano, Vulnerabilidade e Adaptação: dimensões sociais e ecológicas das mudanças climáticas no Litoral Paulista, 2009 - 2012 (FAPESP Program on Global Climate Change, 2008/58159-7) . A análise sobre a saúde humana no litoral paulista parte da hipótese de que as mudanças ambientais globais modificam o perfil epidemiológico de morbi-mortalidade das comunidades litorâneas do Estado de São Paulo. Estas modificações se relacionam tanto a morbidades infectocontagiosas, em especial aquelas transmitidas por vetores, como também a condições cardiovasculares e respiratórias. Conseqüentemente, essas alterações incidirão sobre a maneira como os moradores lidam com tais mudanças em seu cotidiano, especialmente os pescadores artesanais e suas famílias, que pela trajetória de vida e trabalho são aqueles que primeiramente percebem mudanças ambientais em seu cotidiano, e acabam por deter um saber que poderá contribuir para a compreensão dessa dinâmica e seus efeitos em suas subjetividades. Desta forma, a presente proposta pretende atingir quatro objetivos centrais: 1) complementar o diagnóstico socioambiental elaborado para o Litoral Norte Paulista (FAPESP 04/10685-1), que contemple os riscos que a população enfrentará a das mudanças ambientais globais ; 2) avaliar os impactos na subjetividade dos moradores a partir dos riscos aos quais estarão submetidos, escolhidos como referência os moradores da Praia da Cocanha (escolhida previamente em função da organização social que apresenta em torno da atividade pesqueira), município de Caraguatatuba, Litoral Norte.
Colaboradores
OCORRÊNCIA DE CRIMES AMBIENTAIS NO LITORAL NORTE PAULISTA
Finalizado
A presente proposta vincula-se ao projeto em andamento "Saúde mental, violência e mudanças ambientais globais urbanas no corredor de exportação Tamoios - D Pedro I, São Paulo, Brasil" (FAPESP n. 2013/17173-5), desta forma o objetivo desta proposta é que a bolsista colabore com o projeto auxiliando a coleta de dados sobre a incidência de crimes ambientais em comunidades urbanas dos municípios de Caraguatatuba e Atibaia, buscando ampliar a coleta dedados sobre a incidência de crimes na região de estudo.
Colaboradores
PERCEPÇÃO DE RISCOS DE DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO EM REGIÕES COSTEIRAS
Finalizado
Desastres tecnológicos como vazamentos de petróleo são eventos capazes de gerar grandes impactos sociais e ambientais e de desestabilização das comunidades afetadas. Associado a esses, estão os conflitos gerados pela diferença entre a percepção das comunidades sobre as ações de resposta e gerenciamento desses acidentes e a ação das instituições consideradas responsáveis. Nesse estágio, pretende-se adquirir referencial teórico e experiência empírica para investigar a percepção pública sobre a atuação das instituições especializadas em vazamento de petróleo em regiões costeiras no Brasil e Estados Unidos. (AU)
Colaboradores
PROBLEMAS COMPLEXOS EM CONTEXTO DE MUDANÇAS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES A ANÁLISE DE SAÚDE MENTAL
Finalizado
A presente proposta dará continuidade às pesquisas sobre mudanças ambientais e seus impactos na saúde humana e mental, que têm sido desenvolvidas nos últimos anos, coordenadas pela responsável desta proposta, apoiadas pela FAPESP e pelo CNPq (Bolsista de Pq). A partir dessas pesquisas tem sido possível observar que vários municípios têm sofrido grandes transformações socioambientais, onde o planejamento ambiental não tem priorizado a sustentabilidade dos recursos ambientais e permitido a prevalência de um modelo de desenvolvimento econômico baseado na construção de mega projetos tecnológicos, na ocupação de áreas de conservação ambiental, na construção de moradias em situação de risco, e onde a vulnerabilidade da população mostra-se mais evidente, e submetida a riscos sociais e tecnológicos. Com o aprofundamento das pesquisas, pode-se incorporar o conceito de mudanças ambientais globais, que tem chamado atenção de forma sistemática para as variações climáticas como uma das consequências significativas que se apresentam tanto no plano global quanto local. Assim, pretende-se com a pesquisa proposta consolidar o arcabouço de análise, a partir da seguinte pergunta norteadora: "como as mudanças ambientais impactam a saúde mental da população?". Para tanto, três estratégias metodológicas deverão ser contempladas no período: 1. Continuidade da colaboração acadêmica internacional, através de diálogo intenso com pesquisadores; 2. Continuidade da coleta e sistematização de referências em bases de dados nacionais e internacionais e 3. Desdobramento e aprofundamento da experiência teórica com a finalização da primeira etapa da pesquisa empírica no eixo exportador (Rod. dos Tamoios - D. Pedro I) [FAPESP, n. 2013/17173-5]. Como produto desta pesquisa pretende-se produzir uma reflexão aprofundada que possa contribuir para melhorar o entendimento deste eixo temático, e contribuir em políticas públicas; elaboração de artigos científicos e participação em Congressos Internacionais. (AU)
Colaboradores
QUALIDADE DE VIDA E COMPLEXIDADE SOCIAL NA APA CANTAREIRA, SP: UM ESTUDO SOBRE DEGRADAÇÃO SOCIO-AMBIENTAL E SUBJETIVIDADE
Finalizado
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a qualidade de vida dos moradores de dois bairros rurais do município de Nazaré Paulista e Vargem, respectivamente Moinho e Lopo, pertencentes a APA do Sistema Cantareira, estado de São Paulo, tendo como referência às transformações socio-ambientais ocorridas e as diferentes maneiras que seus moradores têm encontrado para lidar com as mesmas em seu cotidiano. Duas considerações, nesse sentido, são importantes. Primeiro, os dois municípios são considerados casos exemplares de condições socio-ambientais degradadas, a partir do impacto de um grande empreendimento de captação de recursos hídricos, nos anos de 1970, que alterou as relações de uso e ocupação do solo na região, com implicações diretas sobre a qualidade de vida dos moradores. Segundo, a partir do referencial de outras pesquisas realizadas, supõe-se que os moradores podem estar apresentando intenso sofrimento psíquico, no caso específico, depressão, como uma forma de lidar com a problemática e as transformações sócio-ambientais presentes em seu cotidiano, que tornou suas vidas extremamente complexas. Para tanto estaremos analisando esses dois contextos, procurando averiguar as condições objetivas de vida e procurando analisar a relação existente essas duas premissas.
Colaboradores
QUALIDADE DE VIDA E ENERGIA NO LITORAL NORTE PAULISTA: IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NATURAL
Finalizado
A exploração e produção do petróleo e do gás natural no Brasil têm sua maior concentração na plataforma continental ao longo da faixa litorânea. Em decorrência disso surgem implicações socioeconômicas e ambientais positivas e negativas, bem como expressiva arrecadação financeira por parte de alguns municípios, entre eles São Sebastião e Caraguatatuba, ambos localizados no litoral norte paulista, que recebem anualmente elevadas quantias de royalties. Diante deste contexto, esta pesquisa pretende analisar se esses recursos financeiros estão garantindo desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da população, identificando os processos decisórios pertinentes e a capacidade de exercício de controle social sobre tais recursos. Além disso, visto que as atividades relacionadas à indústria do petróleo e gás natural geram inúmeros impactos ambientais negativos, faz-se necessário analisar se esses impactos estão afetando a qualidade de vida da população de São Sebastião e Caraguatatuba. Esta pesquisa soma-se ao projeto "Mudanças ambientais globais, vulnerabilidade, risco e subjetividade: um estudo sobre o Litoral Norte Paulista" (processo nº. 2010/20811-5). (AU)
Colaboradores
QUALIDADE DE VIDA, TURISMO E SUSTENTABILIDADE NA APA DO SISTEMA CANTAREIRA: UM ESTUDO DE CASO EM VARGEM, SP.
Finalizado
O projeto apresentado procura estudar os temas relacionados à qualidade de vida, problemática ambiental, turismo, sustentabilidade e políticas públicas, por meio de pesquisas de impactos socioambientais gerados, principalmente, pelo desenvolvimento da atividade turística no município de Vargem SP, situado na Área de Proteção Ambiental do Sistema Cantareira, Região Bragantina. A APA do Sistema Cantareira possui várias nascentes e pontos de captação de importância regional e remanescentes significativos de Mata Atlântica e apresenta uma problemática ambiental centrada na conservação de recursos hídricos. O projeto originou-se da constatação de que a região vem apresentando vários problemas socioambientais gerados a partir das alterações decorrentes de dois eventos: um empreendimento de captação de recursos hídricos, o Sistema Cantareira e a duplicação da Rodovia Fernão Dias. Ambos os empreendimentos foram determinantes nos processos de expansão industrial e urbana e de incremento turístico na região. O fato do município estar inserido na APA do Sistema Cantareira, enfatiza a necessidade de estudos adequados que possam contribuir para as políticas públicas voltadas a planos turísticos sustentáveis e de projetos efetivamente preocupados com a melhoria da qualidade de vida da população local. Assim, o objetivo geral deste projeto é estudar o processo de desenvolvimento turístico e urbano em Vargem e analisar a efetividade das políticas públicas, na busca pela sustentabilidade e qualidade de vida para esta unidade de conservação. Este trabalho busca também desenvolver uma discussão sobre o real alcance da participação local na gestão turística e do meio ambiente, além de verificar se existem estratégias para o turismo sustentável em Vargem, e como estas associam o desenvolvimento turístico com a conservação ambiental e a qualidade de vida local.
Colaboradores
RECURSOS HÍDRICOS, CRISE HÍDRICA E HISTÓRIA DE RIOS NO CONTEXTO DE MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS
Finalizado
O desenvolvimento de dois projetos de pesquisa "Mental health, urban violence and global environmental change in the Export Corridor Tamoios D. Pedro I, São Paulo, Brazil (FAPESP, process n. 2013/17173-5)" e "The decision-making in rural properties: climate changes, risk and environmental conservation as drivers" (FAPESP, process n. 2013/19678-7), têm proporcionado a identificação de alguns problemas emergentes, relacionado com as novas dinâmicas regionais que têm de ser enfrentados pelos municípios ao longo da Exportador Axis D. Pedro I - Tamoios. Os resultados indicam uma urbanização crescente e forte pressão antrópica sobre os recursos hídricos, devido à elevada população e da pressão industrial na região (figura 01 e 02), e as mudanças no uso do solo causada por atividades agrícolas que levam à degradação ambiental, alteração da paisagem e perda das funções dos ecossistemas. Isso ocorre porque as novas dinâmicas regionais, como o uso da terra e mudanças de cobertura da terra são afetados por uma complexa interação entre os sistemas naturais e sociais em diferentes escalas temporais e espaciais. Ao mesmo tempo, o Estado de São Paulo, e, particularmente, a área de estudo, foi confrontado com outro grande problema, que é a escassez de recursos hídricos devido à severa seca que o Estado enfrenta nos últimos anos, juntamente com a falta de eficácia na gestão de recursos hídricos (Coutinho et al, 2015; Vasconcelos, 2015; Leite, de 2015). Esses aspectos apontados associado com o objetivo do grupo em continuar a colaboração com os colegas britânicos, despertou o interesse em desenvolver atividades conjuntas de investigação e intervenção com as comunidades locais a fim de resgatar suas identidades e histórias associadas aos rios localizados em nossa área de estudo, aproximando-se fortemente o projeto desenvolvido pelo Dr. Barrett em Cardiff. (AU)
Colaboradores
RISK AND SUBJECTIVITY IN THE CONTEXT OF GLOBAL ENVIRONMENTAL CHANGE
Finalizado
This project is meant as a continuation of two decades of research coordinated by Sonia Regina da Cal Seixas on quality of life and environmental change and their impacts on human health and subjectivity. Financial backing is provided by the São Paulo State Research Foundation (FAPESP). Almost all of the work already completed was carried out in the State of São Paulo, Brazil. The results already obtained show that the Brazilian urban scene has undergone major social environmental changes in recent years. This is especially true in regions where in environmental planning is rarely included in broad economic development projects that will undoubtedly affect natural and urban areas, where the vulnerability of the population is most evident and involves social and technological risks. Over the years, though the work in research projects mentioned above, involving theoretical science with a global perspective, it has become possible to incorporate the concept of global environmental change. The importance of this stay ahead is related to the fact that attention has been drawn to climate change as one of the most significant consequences at both global and local levels. The aim of the proposed research is to broaden the scope of analysis by working in collaboration with a group that has experience in solid academic research on global environmental changes, specifically the team at the Walker Institute of the University of Reading (direct contact has been with Dr. Richard Nunes). Especially important in this regard are climate change and the incorporation of environmental planning that takes fragilities into consideration these aspects are considered critical for mitigating the negative effects of developmental models that ignore contemporary social and environmental reality impacts.
Colaboradores
SAÚDE MENTAL, VIOLÊNCIA E MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS URBANAS NO CORREDOR DE EXPORTAÇÃO TAMOIOS - D. PEDRO I, SÃO PAULO, BRASIL
Finalizado
A crescente consolidação e ampliação de importantes rodovias do estado de São Paulo têm sido acompanhadas por um intenso processo de urbanização, industrialização, desenvolvimento turístico e dinâmicas populacionais. Estes processos contribuem para um acúmulo de mudanças localizadas que impactam amplamente os sistemas naturais, e que aceleram as mudanças climáticas em ambientes urbanos. Inserido dentro de um quadro referencial de "mudanças climáticas globais urbanas" o presente estudo busca analisar os efeitos cumulativos destas mudanças sobre sistemas urbanos e ambientais na saúde mental e na incidência de violência em comunidades urbanas, e examinar o grau de intervenção institucional e as adaptações das comunidades inseridas nesta área. O estudo combina análises de dados estatísticos e entrevistas com grupos focais em 10 municípios localizados ao longo de um eixo composto por três importantes rodovias paulistas - Tamoios (SP-99), Carvalho Pinto/Ayrton Senna (SP 070) e D. Pedro I (SP 65), que cruzam e servem o Litoral Norte Paulista e a Região Bragantina. (AU)
Colaboradores
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: