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Foto: Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
Bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991), concluiu seu mestrado e doutorado em Linguística, junto ao IEL/UNICAMP, respectivamente, nos anos de 1995 e 2000. Desde 1996, exerce suas atividades científico-acadêmicas no Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI/UNICAMP), na carreira de Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas - Carreira Pq, antiga carreira TPCT. Em 2012, ascendeu ao nível Pq B da Carreira, por meio de Concurso Público de Progressão. Especializada em Análise de Discurso, atua, principalmente, nas seguintes linhas: saber urbano e linguagem, políticas públicas, história das ideias linguísticas, divulgação científica. É docente credenciada como professor pleno, na área da história das ideias linguísticas, do programa de pós-graduação em Linguística, no IEL/Unicamp. Coordena, desde 2004, junto com Carlos Corrêa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Políticas em Saúde, credenciado no Diretório do CNPq. Foi coordenadora adjunta do Labeurb/Nudecri no período de 1999 a 2006; assessora acadêmica da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN/REITORIA), no período de maio de 2005 a maio de 2009; coordenadora do NUDECRI, no período de junho de 2010 a junho de 2014; e coordenadora do GT de Análise de Discurso da Anpoll, no biênio 2012/2014. (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESCOLAR NO BRASIL
Em andamento
Pesquisa inserida no programa História das Ideias Linguísticas (Diretório do CNPq) coordenado no âmbito do IEL/UNICAMP que busca compreender parte do processo de institucionalização da língua portuguesa como língua nacional e oficial do Brasil no que se refere à sua configuração como língua a ser ensinada na escola. Esta pesquisa trabalha com um arquivo heterogêneo, sob a filiação teórica pecheutiana da análise de discurso, dentro da área da História das Ideias Linguísticas. Procura-se, a partir das diferentes práticas de gramatização da língua portuguesa no Brasil, compreender seus modos de significação enquanto língua escolarizada, olhando para a relação entre a Sociedade, o Estado e o Conhecimento
Colaboradores
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESCOLAR NO BRASIL
Em andamento
Pesquisa inserida no programa História das Ideias Linguísticas (Diretório do CNPq) coordenado no âmbito do IEL/UNICAMP que busca compreender parte do processo de institucionalização da língua portuguesa como língua nacional e oficial do Brasil no que se refere à sua configuração como língua a ser ensinada na escola. Esta pesquisa trabalha com um arquivo heterogêneo, sob a filiação teórica pecheutiana da análise de discurso, dentro da área da História das Ideias Linguísticas. Procura-se, a partir das diferentes práticas de gramatização da língua portuguesa no Brasil, compreender seus modos de significação enquanto língua escolarizada, olhando para a relação entre a Sociedade, o Estado e o Conhecimento
Colaboradores
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ANÁLISE: SIGNIFICAÇÕES DE AQUECIMENTO GLOBAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM TRÊS PERIÓDICOS
Finalizado
Esta pesquisa procurará fazer um levantamento em duas revistas de circulação nacional, uma genérica e a outra não - revista Veja e Globo Rural - e em uma revista especializada em divulgação científica - a Comciência - de matérias que contenham as designações "mudanças climáticas" e/ou "aquecimento global". O recorte estabelecido foram os anos de 2007 - quando se noticiou o quarto relatório do IPCC - e o ano de 2012, em que aconteceu a Rio + 20. Procuraremos observar o funcionamento do discurso da divulgação científica nas notícias que tragam uma das duas palavras-chave de modo a buscar compreender o funcionamento discursivo dessas duas designações. (AU)
Colaboradores
GENERATION OF ALCOHOL PRODUCTION SCENARIOS AS SUPPORT FOR THE FORMULATION OF PUBLIC POLICIES APPLIED TO THE ADAPTATION OF THE NATIONAL SUGAR AND ALCOHOL INDUSTRY TO THE CLIMATE CHANGES - ALCSENS (FAPE
Finalizado
The theme of climaet changes is no longer an issue restricted to academic area and became parto of the everyday life of people and discussions subjects of national and international development policies, as the possibility of climate change is getting bigger in the most drastic way. Thus, the main approach recommended at this time is starting to develop ways, techniques and methods of adaptation of the human activities to these changes, because the costs and impacts of inaction can be very high. The is worrying for Brazil because of the importance for the country, the sugar cane has a special feature in the contexto of climate change due to the expansion of the use of alcohol fuel in Brazil and int the world, in the coming years, as a way of mitigating the emissions of greenhouse gases(GHGs)... Equipe: Pesquisadores principais: Dr. Jurandir Zullo Junior, Prof. Dr. André Furtado e Dra. Claudia Castellanos Pfeiffer. Pesquisadores associados: Dra. Vera Regina Toledo Camargo e Dra. Susana Oliveira Dias Bolsistas: Tainá de Luccas, Flávia Gouveia e Gisele Soares Obs.: Projeto Multiunidades: Cepagri, Nudecri, Nepo, Nepa, IG, Embrapa, FCA - Unicamp
Colaboradores
GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE (GIPS)
Em andamento
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Políticas de Saúde – GIPS (cadastrado no Diretório do CNPq) foi criado em 2004 como uma parceria entre o Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri/Unicamp) e a Faculdade de Ciências Médicas (FCM/Unicamp). O GIPS reúne pesquisadores do Labeurb e uma equipe de pesquisadores da área de saúde pública da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Coordenam o GIPS a pesquisadora doutora Claudia Pfeiffer, do Labeurb, e o professor doutor Carlos Côrrea, da FCM. O Grupo tem por objeto a análise das políticas públicas de saúde implementadas no Brasil, e teve como foco inicial de suas pesquisas questões relativas à qualidade e acessibilidade do atendimento dos serviços públicos. O corpus inicial foi constituído de documentos oficiais relativos a essas políticas (textos constitucionais, projetos de lei, normas regulamentadoras, etc.), material didático destinado aos usuários do sistema de saúde e entrevistas com esses usuários coletadas em pesquisas de campo. As preocupações atuais que vêm impulsionando a pesquisa do GIPS são os diferentes processos de significação inscritos em documentos e legislações relativos aos Ministérios da Saúde e do Trabalho que tratem da saúde pública em geral ou da saúde do trabalhador em particular. Neste Grupo, trabalha-se sob a filiação teórica pecheutiana da análise de discurso, com um arquivo heterogêneo e com diferentes objetos, dentre eles: a saúde do trabalhador, a política de assistência farmacêutica e a política de avaliação da saúde pública. Busca-se, numa concepção materialista de linguagem, que alia sujeito, língua e ideologia, as relações estabelecidas entre os documentos governamentais e documentos provenientes de instituições como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização das Nações Unidas, Organização do Tratado do Atlântico Norte e Organização Mundial da Saúde, uma vez que, do ponto de vista teórico em que se trabalha, estes organismos internacionais fazem parte das condições de produção da formulação das políticas públicas brasileiras. Busca-se ainda compreender os processos de significação inscritos na enunciação do Estado referida à saúde do trabalhador, à assistência farmacêutica e à avaliação da saúde pública.
Colaboradores
IV SEMINÁRIO DISCURSO, CULTURA E MÍDIA (SEDISC)
Finalizado
O Seminário DISCURSO, CULTURA E MÍDIA, que está em sua 4ª. edição, acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2018. Organizado pelo segundo ano consecutivo por uma equipe interinstitucional UNISUL/UNICAMP, o evento congrega grupos de pesquisa em Análise do Discurso (AD) em atuação no país, construindo espaço de discussão para os trabalhos realizados nesses grupos e em redes de colaboração de pesquisa nacional e internacional. As pesquisas apresentadas para a discussão durante o evento podem estar concluídas ou em andamento. O objetivo do evento é integrar grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, assim como fomentar a constituição de redes de pesquisa em AD a partir de perspectivas comuns.Sua estrutura é configurada por seis eixos temáticos que organizam as Mesas, Simpósios e Apresentações de Pôsteres/Painéis. Os eixos temáticos são: Discurso, Arquivo, Tecnologia; Discurso, Corpo, Equívoco; Discurso, Interpretação, Materialidade; Discurso, Mídia, Memória; Discurso, Escola, Leituras; Discurso, Cultura, Política.As Mesas são compostas por convidados que desenvolvem pesquisas no eixo temático e têm a presença de pelo menos um especialista em Análise de Discurso que estabelecerá as relações inter e intra disciplinares com os especialistas de outras áreas teóricas. Os Simpósios são coordenados por convidados especialistas em análise de discurso e que desenvolvem pesquisa no eixo temático; estes coordenadores são responsáveis pela seleção dos trabalhos submetidos por doutorandos e pesquisadores doutores inseridos em Grupos de Pesquisa ou em Redes de Colaboração. As sessões de Pôsteres/Painéis são coordenadas por convidados especialistas em análise de discurso e que desenvolvem pesquisa no eixo temático; estes coordenadores são responsáveis pela seleção dos trabalhos submetidos por mestrandos, alunos de iniciação científica ou ainda por doutorandos e pesquisadores doutores inseridos em Grupos de Pesquisa ou em Redes de Colaboração. (AU)
Colaboradores
O MANUAL E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA QUESTÃO DE POLÍTICA LINGÜÍSTICA.
Finalizado
O projeto reflete sobre a institucionalização da língua portuguesa como língua nacional e oficial do Brasil no espaço de institucionalização da escola que encontra nos manuais didáticos um dos principais instrumentos de gramatização dessa língua. O espaço desses manuais conforma, de modos diversos, sentidos para o que seja bem-dizer uma língua, mais precisamente, configura as possibilidades de identificação entre o sujeito e uma ""sua"" língua nacional. Esses manuais constituem, assim, um dos lugares de constituição do que venho chamando de dizer escolarizado. Esse dizer escolarizado estrutura-se a partir de uma relação litigiosa entre o saber pedagógico e o saber científico, no interior de uma história das idéias lingüísticas no Brasil. Os manuais podem ser pensados de um lado como lugares de institucionalização e, ao mesmo tempo, como lugar de tensões e contradições entre aquilo que se configura como científico e aquilo que se configura como pedagógico. .Participantes Claudia Regina Castellanos Pfeffer
Colaboradores
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE - UM OLHAR DISCURSIVO
Em andamento
Pesquisa inserida no Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Políticas de Saúde – GIPS (Diretório do CNPq) que tem como meta compreender diferentes processos de significação inscritos em documentos e legislações relativos aos Ministérios da Saúde e do Trabalho que tratem da saúde pública em geral ou da saúde do trabalhador em particular. Trabalha-se sob a filiação teórica pecheutiana da análise de discurso, com um arquivo heterogêneo e com diferentes objetos, dentre eles: a saúde do trabalhador, a política de assistência farmacêutica e a política de avaliação da saúde pública. Busca-se, numa concepção materialista de linguagem, que alia sujeito, língua e ideologia, as relações estabelecidas entre os documentos governamentais e documentos provenientes de instituições como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização das Nações Unidas, Organização do Tratado do Atlântico Norte e Organização Mundial da Saúde, uma vez que, do ponto de vista teórico em que trabalhamos, estes organismos internacionais fazem parte das condições de produção da formulação das políticas públicas brasileiras. Busca-se ainda compreender os processos de significação inscritos na enunciação do Estado referida à saúde do trabalhador, à assistência farmacêutica e à avaliação da saúde pública.
Colaboradores
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