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Foto: Cristiane Pereira Costa Dias
Cristiane Pereira Costa Dias
Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Nudecri/Unicamp e professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC - LABJOR/IEL) e da Especialização em Jornalismo Científico (LABJOR/IEL). É Membro Associado do Laboratório Pléiade - Paris 13 e coordenadora da Rede Franco-Brasileira de Análise do Discurso Digital. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. É autora do livro "Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos)" (Hucitec Editora). Desenvolve pesquisa sobre linguagem no espaço digital, espaço urbano, refletindo sobre a questão do sujeito e da produção de identidade no mundo contemporâneo. (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

A MÁQUINA DO DISSENSO: A WIKIPEDIA COMO ESPAÇO DE CONHECIMENTO NA CIBERCULTURA
Finalizado
Nas primeiras décadas do século XXI, a Wikipédia aparenta desenhar-se como a mais popular e lida enciclopédia do mundo. Descentralizada, construída colaborativamente, e utilizando-se de expedientes técnicos e editoriais abertos, a Wikipédia é considerada um dos mais emblemáticos e bem sucedidos produtos do universo de práticas e ideologias conformado sob o projeto ao qual é dado o nome Cibercultura. A pesquisa proposta na dissertação em questão relaciona, a partir do levantamento histórico e crítico dos movimentos históricos a marcarem a Cibercultura, o funcionamento do projeto personificado na Wikipédia e seu papel na consolidação do ideal cibercultural no universo da cultura e da produção do conhecimento. Equipe: Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e Olivia Ferreira do Couto (bolsista)
Colaboradores
A NOÇÃO DE CLIVAGENS SUBTERRÂNEAS E AS REDES DE RELACIONAMENTO: UMA EXPLORAÇÃO DE GESTOS DE LEITURA E MATERIALIDADES DISCURSIVAS
Finalizado
Esse projeto propõe uma pesquisa em Análise do Discurso que prevê a análise das redes sociais de relacionamento (Facebook e Twitter), como materialidades discursivas produtoras de um arquivo, através da estruturação conceitual da noção Pêcheuxtiana ainda pouco explorada de clivagens subterrâneas. A pesquisa busca, através da noção de clivagens subterrâneas, explorar os gestos interpretativos que marcam a produção das redes de relacionamento, e através deles, que posições implícitas deixam traços na produção desse novo arquivo.
Colaboradores
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO BARRACÃO = DISCURSO, INCLUSÃO E SUBJETIVAÇÃO
Finalizado
Este trabalho visa compreender o modo de funcionamento do discurso da Inclusão Digital no Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás, projeto de extensão na linha de Arte e Cultura, com vistas ao social, aprovado em edital pelo Ministério da Educação e executado pelo Laboratório de Estudos Urbanos da Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa parte da perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, tendo como base teórica fundamental os conceitos e reflexões de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Outros autores ainda colaboram com nosso quadro teórico, dentre os quais destaco Félix Guattari e suas reflexões sobre a subjetividade e Michel Foucault com suas reflexões acerca do saber, do poder e da política. A partir de uma análise das atividades do projeto, buscamos compreender o modo de funcionamento do discurso de Inclusão Digital no processo de subjetivação dos sujeitos e individualização dos mesmos pelo Estado. Desenvolveremos tal questão a partir das seguintes perguntas: como o discurso da Inclusão Digital produz sentido no Barracão? De que forma(s) esse processo funciona na subjetivação dos sujeitos e na individualização dos mesmos pelo Estado, tendo em vista sua natureza contraditória constitutiva? Embasados por conceitos da Análise de Discurso como o de equívoco, contradição e coisas-a-saber, damos foco aos enunciados/dizeres produzidos durante as oficinas, principalmente durante as oficinas de informática que ocorreram em novembro de 2011, além dos questionários que foram utilizados nas mesmas. Pretendemos, com este trabalho, sustentar a posição de que o discurso da inclusão é essencialmente contraditório, na medida em que ele próprio produz os sentidos da exclusão. Equipe: Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e Vinicius Wagner de Oliveira Santos (bolsista)
Colaboradores
A REPRESENTAÇÃO DO EXÓTICO: O JORNALISMO DE VIAGENS NA REVISTA NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL SOB ANÁLISE DO DISCURSO
Finalizado
Como os discursos sobre cidade circulam no jornalismo de viagens e funcionam pelos efeitos do exótico? A pesquisa analisa os sentidos sobre cidade em reportagens, imagens e propagandas da "Qual Viagem" (Editora Qual), "Viagem e Turismo" (Editora Abril) e "Viaje Mais" (Editora Europa), principais publicações da área no Brasil, além de recobrar condições de produção amplas e estritas que sustentam o corpus no sujeito-de-direito do modo de produção capitalista; identificar no discurso jornalístico regularidades que significam cidade pelo exotismo; e compreender o exótico em diversos autores. Método de investigação, a Análise do Discurso é a disciplina de interpretação que se tece na contradição teórico-prática para compreender a produção dos sentidos. A análise mostra que o falar periódico constrói desde a "cidadezinha" charmosa até a metrópole "ambiciosa" e "monumental". As versões sobre cidade nas revistas de viagem dependem da narratividade que o jornalismo produz e pela qual se constitui, uma memória que estrutura o que se diz e como se diz. O corpo da cidade, atado ao corpo do sujeito que dela/nela enuncia, significa pelos discursos diferentemente (variança) por causa das condições de produção a colocar camadas na urbe. A memória, no entanto, que se tem sobre as cidades da Suíça ("onde não pode deixar de visitar os Alpes") difere da que se tem sobre as do Myanmar ("o mais exótico da Ásia"), por exemplo. Nesse sentido, os discursos sobre cidade no jornalismo produzem efeitos do exótico, não apenas na relação necessária e linguageira do inter/intradiscurso, mas marcando o "outro" como diferente (o "mais", o "melhor" etc.). Ao formular pelo exótico, o jornalismo de viagens silencia outras versões sobre cidade que não eram as esperadas (antecipadamente) pelas publicações
Colaboradores
COMO COMUNICAM OS PALHAÇOS - UM NARIZ VERMELHO FEITO (DE)MÍDIA
Finalizado
Neste trabalho, concebo o nariz vermelho de palhaço como se fosse uma mídia (um dispositivo intermediador, uma tecnologia de linguagem), que é utilizada por certos artistas em seus espetáculos ou intervenções cênicas afetados pelo imaginário que regula a relação dos mesmos com seus repertórios diversificados e com seus espectadores. Com essa premissa e com base em recortes de depoimentos e apresentações dos artistas participantes desta pesquisa, busco compreender o funcionamento discursivo dessa pequena máscara e dos enunciados dos sujeitos que a vestem em três das distintas áreas da prática palhacesca: rua, hospital e circo-teatro. Fundamentado pelo dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso de origem francesa (AD), aqui, apresento gestos de leitura sobre os caminhos significantes, no interdiscurso da palhaçaria, que os palhaços Tico Bonito, Tubinho e os dos grupos Nariz de Cogumelo e Instituto HAHAHA percorrem com/frente aos seus públicos. Apoiado em entrevistas semiestruturadas realizadas com esses palhaços (e, em alguns casos, com seus coadjuvantes), exploro como eles interpretam a "relação palhaço-público", tal que se diversifica em seus variados territórios de atuação ¿ em condições de produção discursivas específicas ¿, e colocam o político em/para jogo de diferentes modos. Para as análises, além de trazer à baila a literatura consultada sobre a palhaçaria, debruço-me sobre os recortes das entrevistas e apresentações, refletindo a respeito do modo como os discursos sobre o palhaço e do palhaço fazem circular sentidos de palhaço que constituem uma sua ordem discursiva própria. Portanto, resultam desta pesquisa a compreensão sobre o imperativo do riso (e seus múltiplos efeitos) em operação nos discursos palhacescos, bem como o entendimento do duplo movimento de interpretação dos sujeitos na posição de palhaços cujos corpos e imaginários são conformados por uma máscara. Também é uma consequência deste trabalho perceber como as condições de produção (imediatas e conjunturais) de um espetáculo/intervenção de palhaços e a natureza de seus espectadores: 1) determinam o tipo de relação que os mesmos mantêm entre si; 2) estabelecem a relação com os sentidos de palhaço em circulação
Colaboradores
COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA NO BAIRRO ELDORADO DOS CARAJÁS: PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA E IDEOLÓGICA
Finalizado
Inserida no Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás, desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB/NUDECRI – UNICAMP), a pesquisa se propõe refletir o funcionamento dos processos de produção discursiva e ideológica nas mídias comunitárias. Para isso, desenvolveremos oficinas junto aos adolescentes do Eldorado dos Carajás, bairro da periferia de Campinas, a fim de que eles possam produzir um boletim de notícias impresso e um blog virtual. O objetivo é que os adolescentes produzam integralmente esses materiais, desde o conteúdo, como os textos, fotografias e vídeos até a parte visual, como a diagramação das páginas impressas e a online. Todo o processo de elaboração e desenvolvimento das oficinas, bem como os materiais produzidos nelas, constituirão nosso objeto de análise. Avaliaremos assim o discurso produzido, os efeitos sócio-histórico no local e a forma como o exercício do político ocorrerá na produção de mídias comunitárias no bairro. Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e Andrea Claczko (bolsista)
Colaboradores
DICIT - DISCURSO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Finalizado
O Dicit é um Grupo de Estudo que reúne alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) que desenvolvam pesquisas ou se interessem pela questão da ciência e da tecnologia, tratadas da perspectiva da Análise de Discurso. O grupo trabalha a partir da discussão de textos fundamentais de autores da Análise de Discurso, discutindo as bases epistemológicas da teoria, seus procedimentos de análise e seu quadro conceitual.
Colaboradores
DISCURSO, ARQUIVO E MEMÓRIA NA CONSTITUIÇÃO DO DIGITAL
Em andamento
A pesquisa sobre o digital, compreendida da perspectiva da ciência da linguagem e, mais especificamente, no âmbito da Análise de Discurso, tem contribuído muito para uma maior compreensão dos sentidos, seus efeitos e seus modos de circulação e formulação. No entanto, ainda temos um caminho a percorrer no que se refere à construção do dispositivo analítico, que demanda um trabalho de memória e autoria do próprio analista na relação com o objeto e com a operacionalização dos conceitos. Como identificar as marcas e propriedades do discurso que se textualiza pelo digital e se constitui por uma memória metálica que acumula mais do mesmo em sua circulação incessante? Como delimitar as especificidades dos processos de significação dos discursos sempre em looping? A partir dessas questões, esse projeto reúne uma equipe de pesquisadores de diferentes instituições com o objetivo de desenvolver uma ampla discussão, no âmbito de uma rede interinstitucional, em torno da constituição, formulação e circulação do/no digital. Também objetivamos, com a reunião dessa equipe buscar compreender o movimento da constituição do discurso [do] digital, tratar teoricamente a questão dos objetos de conhecimento, como se formulam e circulam afetados pela discursividade digital em sua constituição? Para tanto, o projeto propõe a construção de objetos digitais tais como um Museu Digital da Leitura (MDL), um Aplicativo de memórias do sujeito sobre a cidade e um Linkarium (ou dicionário de links). Cada um desses objetos deverá ter uma forma material sustentada nos pressupostos teóricos da Análise do discurso digital.
Colaboradores
E-URBANO
Finalizado
Neste livro digital, publicado pelo Laboratório de Estudos Urbanos – LABEURB, os leitores e navegadores do ciberespaço, vão encontrar uma série de capítulos reunidos em torno da reflexão sobre os sentidos do espaço urbano e do espaço digital, sentidos que fazem com que o urbano e o digital se re-signifiquem e re-signifiquem o modo como o sujeito experimenta, vive o espaço, nos dando pistas para compreendermos a sociedade contemporânea.
Colaboradores
E-URBANO: DA CONSTITUTIVIDADE DO ESPAÇO PELO DIGITAL
Em andamento
O E-urbano é um projeto que integra uma equipe de pesquisadores, alunos e docentes, em torno da discussão sobre o espaço digital e o espaço urbano. Sob coordenação da pesquisadora Cristiane Dias, o grupo desenvolve pesquisa sobre sobre como o espaço urbano está ligado ao espaço digital de maneira constitutiva. Para tanto, apontamos modos de constituição e circulação dos sentidos no espaço digital, a partir de questões do funcionamento do discurso urbano. Por outro lado, além de procurarmos observar como o espaço urbano se digitaliza, também é nosso objeto compreender como o digital se urbaniza. Nossas análises recaem sobre temáticas que envolvem mídia, globalização, programas e projetos governamentais, mobilidade urbana, aplictivos, movimentos e redes sociais, e tantas outras que nos dão pistas para compreender o modo como o digital e o urbano se constituem. Mais especificamente, interessa-nos a observação das duas vias, por assim dizer: como o espaço digital se estrutura e funciona na relação com o urbano e, ao contrário, como o espaço urbano se significa na estrutura e funcionamento do digital. Resta lembrar que faz ainda parte deste projeto as incursões teóricas que podemos estabelecer no digital a partir das propostas da análise de discurso (a própria noção de linguagem aí se inscreve).
Colaboradores
FEMINISMO DIGITAL EM BLOGUEIRAS FEMINISTAS (2010-2015)
Finalizado
Esta dissertação busca pensar práticas feministas na internet a partir daspublicações do weblog Blogueiras Feministas (2010-2015). A partir disso, buscaremos formular feminismo digital. Nesse percurso nos questionamos sobre como funciona o processo de individuação e identificação de sujeitos feministas no blog. Como o processo de escrita no blog constrói e circula saberes, possibilitando experenciar o feminismo digital. Também faz parte das problematizações dessa dissertação perguntar se é possível falar em escrita digital feminista, pensando os feminismos e o digital como parte das condições de produção, como materialidade da escrita no blog.
Colaboradores
HILDA HILST - RESPIROS: UMA EXPERIÊNCIA DE DIVULGAÇÃO
Finalizado
O trabalho a seguir trata da exposição HILDA HILST – RESPIROS, realizada em 2010, na Universidade Estadual de Campinas. A mostra foi composta de desenhos da escritora em diálogo com trechos de sua literatura. Teve o objetivo de produzir uma leitura poética da obra. Aqui apresentamos essa experiência de divulgação e refletimos sobre a produção literária de Hilda Hilst em relação à sua produção iconográfica. A poetisa desenhava quando o exercício da escrita se lhe tornava pesado, e assim, traçava no papel suas atribulações para "dar uma respirada". Como um convite à leitura, esta dissertação toca nos sentidos em torno de Hilda Hilst nas relações entre obra, autor e público. Apesar do reconhecimento de crítica, atingindo excelência nos três gêneros, sua obra ainda é pouco conhecida, o que poderia ser atribuído a muitos fatores, entre eles a reiteração do mito da artista excêntrica. Este trabalho traça uma geografia hilstiana e, no campo da divulgação, aposta na materialidade de seus desenhos como espaço de produção de sentidos outros em Hilda Hilst. Equipe: Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e Mariana Garcia de Castro Alves (bolsista)
Colaboradores
IMAGENS ENGRAÇADAS - MEMES E DIVULGAÇÃO CULTURAL EM REDES SOCIAIS
Finalizado
O projeto visa abordar a utilização de imagens humorísticas da internet - conhecidos como ""memes de internet"" - como ferramentas de divulgação cultural, dentro e fora do espaço virtual. O objetivo é estudar o processo de criação, alteração e replicação dos chamados ""memes de internet"", e o funcionamento discursivo desse processo, assim como compreender sua relevância e efetividade como ferramenta de divulgação de elementos culturais próprios da internet. Esse trabalho se dará através da análise de comunidade do Orkut. Para tal, me debruçarei sobre duas comunidades do Orkut: a comunidade G.I.V.E. (abreviação de ""Gifs, Imagens e vídeos engraçados"".) e a comunidade DC VS Marvel VS Etc, as quais irão compor o corpus de análise discursiva de palavras, discursos, e a posição-sujeito dos membros da comunidade através de seus memes, criados ou importados, que são utilizados nos tópicos e suas permutações. (AU) Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e André Luís Portes Ferreira Coelho (bolsista)
Colaboradores
IMAGENS ENGRAÇADAS - MEMES E DIVULGAÇÃO CULTURAL EM REDES SOCIAIS
Finalizado
O projeto visa abordar a utilização de imagens humorísticas da internet - conhecidos como "memes de internet" - como ferramentas de divulgação cultural, dentro e fora do espaço virtual. O objetivo é estudar o processo de criação, alteração e replicação dos chamados "memes de internet", e o funcionamento discursivo desse processo, assim como compreender sua relevância e efetividade como ferramenta de divulgação de elementos culturais próprios da internet. Esse trabalho se dará através da análise de comunidade do Orkut. Para tal, me debruçarei sobre duas comunidades do Orkut: a comunidade G.I.V.E. (abreviação de "Gifs, Imagens e vídeos engraçados".) e a comunidade DC VS Marvel VS Etc, as quais irão compor o corpus de análise discursiva de palavras, discursos, e a posição-sujeito dos membros da comunidade através de seus memes, criados ou importados, que são utilizados nos tópicos e suas permutações.
Colaboradores
IX ENCONTRO INTERNACIONAL SABER URBANO E LINGUAGEM: ESCRITURAS DA CIDADE
Finalizado
O Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem, promovido pelo Laboratório de Estudos Urbanos, da Universidade Estadual de Campinas, desde o ano de 1999, tem por finalidade promover, na relação entre comunidade acadêmica e sociedade, um fórum de debate internacional em torno da problemática e dos desafios atuais da cidade. Nesta nona edição, desejamos produzir um evento científico voltado a pensar “as escrituras da cidade”. A cidade, estudada na perspectiva das Ciências da Linguagem, particularmente na Análise de Discurso, é uma produção material de um “saber fazer” com a letra, com o cálculo. Uma escritura é, portanto, o locus simbólico e político dos processos de significação. Ou seja, a cidade é da ordem de como um nome acontece, é formulado, se escreve e é escrito e de como circula ao se historicizar no mundo. Com o IX Encontro Internacional Saber Urbano e Linguagem: “escrituras da cidade”, propomos uma reunião internacional, com conferências, mesas-redondas, oficinas, simpósios temáticos e pôsteres voltados para a problemáticas e desafios atuais da escritura, para refletir um acontecimento de nosso tempo que é a cidade. A partir de três eixos temáticos, ou seja, o laço social, o capitalismo e o digital queremos pensar como a maquinaria de linguagem – com a letra e o traço, em discursos – fabrica a cidade e inscreve os sujeitos e os sentidos no mundo.
Colaboradores
O PASSADO RE-PASSADO: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE SABERES NA ESCOLA DE CAPOEIRA ANGOLA RESISTÊNCIA
Finalizado
Com papéis e posicionamentos importantes para a difusão da cultura afro-brasileira, a capoeira angola tem acompanhado as mudanças históricas, científicas e tecnológicas da sociedade, se estabelecendo como forma de resistência cultural frente às racionalidades hegemônicas. Assim, sua história e institucionalização nos conduz para uma questão de pesquisa: que efeitos as mudanças históricas e tecnológicas produzem na divulgação cultural desse saber popular específico, que é a capoeira angola, e na sua própria institucionalização e legitimação? Para isso, estudaremos como a Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR) utiliza os meios tradicionais (oralidade, roda de capoeira, musicalidade) e os contemporâneos (internet, livros, discos, vídeos) para produzir e divulgar os conhecimentos e as memórias da capoeira angola advindas dos velhos mestres. Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e Danilo de Abreu e Silva (bolsista)
Colaboradores
O QUE PODE O ESPECTADOR? POLÍTICAS DO DOCUMENTÁRIO AUTOBIOGRÁFICO
Finalizado
A hipótese do presente trabalho propõe pensar a posição do espectador, levando em consideração a experiência sensível do cinéfilo e a escrita com filmes documentários autobiográficos. O conceito de cinefilia suscita questões sobre o olhar do amador de cinema e revela uma postura de emancipação diante das imagens. O jogo entre aproximação e distanciamento entre arte e amador deixam à mostra a fragilidade das categorias e hierarquias que teimam em separar produtos artísticos por seu alcance e público. A relação do cinéfilo com o documentário autobiográfico vem evidenciar a dignidade de qualquer um ver, pensar e dizer as expressões do mundo contemporâneo. Para que essa hipótese fosse construída, foi preciso entender o movimento do cinema documentário desde as primeiras teorias até o fenômeno que resultou num cinema mais performático. Onde as coisas do mundo antes eram ditas de maneira assertiva e agora perpassam o corpo do próprio realizador. Nesse sentido, os documentários autobiográficos "As praias de Agnes" (2008), da fotógrafa Agnes Varda, e "Elena" (2013), da estreante Petra Costa, trabalhados no texto, propõem uma aproximação estética que rearticula maneiras do visível, do factível e pensável, dentro de uma lógica sensível que possibilita novas maneiras de perceber, pensar e dizer do mundo. São filmes que experimentam com a subjetividade, modos distintos de dar a ver as coisas e a vida comum, usam a ficcionalidade como elemento (re)criador de histórias, jogando com fatos, memórias e a linguagem documentária, numa relação entre arte e vida. Explorar a escrita com esses filmes possibilita entender como se constrói a invenção de um olhar sobre o mundo e torna mais potente a relação com o cinema, dando à própria arte material para se reinventar a partir dos seus conflitos
Colaboradores
OS EFEITOS DE SENTIDOS DOS DISCURSOS ANTIVACINAS E DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ESPAÇO DIGITAL
Finalizado
A internet, sobretudo as redes sociais, se configura como importante espaço de divulgação científica seja por cientistas (PETERS et al., 2014), ou não cientistas. As novas maneiras de relação com o conhecimento através de compartilhamentos, likes e comentários aproximam a sociedade de um dizer sobre a ciência e contribuem para difundir um dizer sobre esse conhecimento. Em contrapartida, as redes sociais se inscrevem como canais alternativos aos institucionais, para onde o sujeito - que não se sente mais representado pelas instituições tradicionais - migra e se organiza em busca de auto-representação, legitimidade e conquista de direitos, de forma que ao se identificar com outros, estabelece laços e insere-se em grupos específicos (CASTELLS, 2017). Essa forma contemporânea de mobilização dos sujeitos pelo digital (DIAS, 2016, 2018) possibilita que boatos e desinformações se espalhem rapidamente e reverberem para além do online, como é o caso do movimento antivacina. Grupos contrários ou que temem a imunização têm ganhado notoriedade no Facebook com o compartilhamento de notícias, dados e artigos ditos “científicos” que semeiam a dúvida quanto à segurança, necessidade e eficiência da vacina. Um cenário potencialmente de risco, com consequências reais para a saúde pública quando se observa o índice de cobertura vacinal regredir no Brasil (PNI, 2018) e no mundo (WHO, 2017). Nota-se, no processo de produção discursiva, a apropriação do discurso científico como instrumento para produzir efeitos de real e credibilidade às informações que circulam no grupo, ainda que elas se constituam por fatos alternativos com “efeito de ciência”. Nesse contexto, este trabalho adota a Análise de Discurso da Escola Francesa com o objetivo de compreender os efeitos de sentidos que os discursos antivacinas e os discursos da divulgação científica sobre o assunto produzem no sujeito no ambiente digital do Facebook. Propõe-se analisar notícias e comentários em uma página de divulgação científica e outra com característica e funcionamento antivacina. Os comentários se configuram como complemento essencial dessa análise, pois são pensados como gestos de interpretação, formulações nas quais o sujeito se inscreve na produção e constituição dos sentidos produzindo novos efeitos de sentidos nele e no outro com o qual interage. Possuem, portanto, um funcionamento semelhante ao das notas de rodapé (ORLANDI, 2004), um lugar onde pode se observar o real do discurso, o equívoco, a dispersão e a polissemia. A partir da compreensão proposta, pretende-se abrir caminho para reflexões sobre a abordagem da divulgação científica sobre vacinação na internet.
Colaboradores
PORTAL CRONOPIOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA NA INTERNET
Finalizado
O Portal Cronópios surgiu em 2005 e é o mais influente do seu segmento no Brasil (Literatura e artes em geral), atingindo mensalmente, segundo estatísticas fornecidas pelo conselho editorial do portal, 110 mil visitas e 2 milhões de páginas visitadas. Este projeto tem por objetivo estudar a divulgação de produção crítica realizada pelo portal para as produções atuais ainda não - ou pouco - contempladas pela Academia. Interessa-nos entender o modo como Cronópios mapeia, divulga, produz e incentiva a produção literária contemporânea no Brasil, por meio de textos críticos diversos. Pretendemos, a partir da observação e da análise do conteúdo do portal, compreender as relações da produção de crítica literária, tanto no plano estético como dos sistemas culturais nos quais elas se configuram a partir de um novo meio. Dra. Cristiane Pereira Dias (orientador) e Lucas Pereira Guedes (bolsista)
Colaboradores
PROJETO BARRACÃO: ELDORADO DOS CARAJÁS
Finalizado
O Projeto Barracão: Eldorado dos Carajás pretende realizar um trabalho de pesquisa, ensino e extensão, através de oficinas, focando suas atividades na linha temática arte e cultura. Essas oficinas terão como foco realizar atividades educativas que convirjam para a elaboração de materiais artísticos sobre o Núcleo, sobre a história dos sujeitos que vivem (n)aquele espaço. Como trabalhamos com linguagem para compreender o modo de producão dos sentidos na cidade, dizemos que o político é o fato de que o sentido sempre pode ser outro. Portanto, colocar o sujeito em confronto com sua realidade significa mostrar a ele que o sentido do espaço que ele habita pode sempre ser outro. Assim como o sentido do espaço do qual ele se sente excluído também pode ser outro. É nesse sentido movente que queremos trabalhar, interferindo, afetando a realidade social de uma comunidade específica: os moradores do Núcleo Residencial Eldorado dos Carajás. Participantes: Cristiane Pereira Dias (responsável), Carolina Maria Rodriguez Zucolillo, Claudia R. C. Pfeiffer, Débora Raquel Hettwer Massmann, Greciely Cristina da Costa, Vinicius Wagner Oliveira Santos, Marcos Aurélio Barbai, Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, Eduardo J. R. Guimarães.
Colaboradores
VIII ENCONTRO INTERNACIONAL SABER URBANO E LINGUAGEM: CIDADE CONECTADA
Finalizado
O programa do evento inclui pesquisadores envolvidos no Acordo de Cooperação entre o Labeurb (Unicamp) e o Laboratório Pléiade (Paris 13), que se propõe a refletir sobre a constituição do digital, da perspectiva da Análise de Discurso. Os participantes da programação do evento foram convidados de modo a representar para a comunidade acadêmica o conjunto dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos no âmbito do convênio e propor debates com outros pesquisadores, professores e alunos, em torno do conhecimento produzido por essa equipe. Desse modo, compõe a programação do evento: três membros do convênio da Paris 13, vinculados ao Laboratório Pléiade, dentre eles a executora do lado francês, profa. Marie-Anne Paveau, e três membros da Unicamp, vinculados ao Laboratório de Estudos Urbanos. Todos os participantes estão envolvidos na rede franco-brasileira de análise do discurso digital, criada no interior no convênio. O evento também contempla outros pesquisadores/professores parceiros, que trabalham a relação entre o digital e a cidade, da perspectiva discursiva, de modo a produzir um amplo debate, não apenas da equipe consigo mesma, mas com professores e pesquisadores de outras instituições. (AU)
Colaboradores
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