Foto: Derlene Attili de Angelis
Derlene Attili de Angelis
Concluiu pós-doutoramento em Microbiologia Aplicada financiado pela Universidade Petrobrás, junto ao Centro de Estudos de Insetos Sociais, UNESP Rio Claro. Atualmente é pesquisadora da Divisão de Recursos Microbianos do CPQBA / Unicamp, curadora da Coleção Brasileira de Micro-organismos de Ambiente e Indústria / CBMAI e integrante do comitê PATGEN/UNICAMP. Também é docente permanente do curso de pós-graduação do Instituto de Biociências da UNESP/Rio Claro, área Microbiologia Aplicada. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em micologia, principalmente taxonomia de fungos, biorremediação, ecologia e biologia molecular de fungos melanizados, e gerenciamento de coleções de culturas. Mantém projetos em parceria com: Universidade Federal do Paraná, UFPR; Instituto Adolfo Lutz, RC, SP; Centro Internacional de Biodiversidade de Fungos- Centraalbureau voor Schimmelcultures, CBS, Utrecht, Holanda e o Centro de Gestão de Resíduos Orgânicos -GIRO Technological Center, Barcelona, Espanha. (Fonte: Currículo Lattes)

AVALIAÇÃO DA BIODEGRADAÇÃO DE TOLUENO POR FUNGOS ISOLADOS DE AMBIENTES ASSOCIADOS AO PETRÓLEO.
Tolueno apresenta propriedades tóxicas, alta mobilidade no ambiente e elevada solubilidade em água. Grandes quantidades de tolueno são introduzidas no ambiente
CARACTERIZAÇÃO DE ESPÉCIES DO GÊNERO TRICHODERMA ISOLADAS DE ÁGUAS DA REGIÃO PETROQUÍMICA DE PAULÍNIA, SP.
O trabalho tem como objetivo caracterizar e preservar estirpes de Trichoderma obtidas a partir do isolamento das águas dos rios Atibaia e Jaguari no trecho sob influência da Refinaria do Planalto Paulista (REPLAN) localizada no município de Paulínia, visando futuras aplicações no campo de biotecnologia ambiental.
CONSCIENTIZAÇÃO CIDADÃ PARA A PRESERVAÇÃO E USO DA BIODIVERSIDADE: APORTE DAS COLEÇÕES BIOLÓGICAS DO CPQBA-UNICAMP PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
O projeto objetivou principalmente apresentar as coleções biológicas do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas – CPQBA, aos professores do Ensino Fundamental do Município de Paulínia e Campinas, além de: 1. motivar e orientar os professores a utilizar os bancos de dados e informações associadas das referidas coleções biológicas; 2. capacitar os professores a multiplicar esse conhecimento para seus alunos.
CONSOLIDAÇÃO DA REDE CRB-BR
O objetivo do projeto é consolidar a estrutura de governança da rede de Centros de Recursos Biológicos do Brasil. A mesma agrupa e inter-relaciona instituições com competência reconhecida de forma a permitir ao país oferecer materiais biológicos, bem como informações sobre esses materiais, confiáveis e de qualidade para atender às demandas dos complexos industriais da saúde, ambiente/indústria e agronegócios.
DIVERSIDADE E PRODUÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE MICRO-ORGANISMOS ENDOFÍTICOS ASSOCIADOS A PASSIFLORA INCARNATA
Endofíticos constituem micro-organismos que vivem no interior do tecido vegetal, ao menos uma parte de seu ciclo de vida, sem visivelmente desencadear nenhuma doença à planta hospedeira. Acredita-se que esta interação traga alguma vantagem ecológica importante, pois surpreendentemente todas as espécies vegetais investigadas, até o momento, apresentaram algum tipo de endofitismo. Passiflora é uma planta com vários constituintes químicos, principalmente flavonóides, aos quais um grande número de benefícios à saúde tem sido atribuído, como a prevenção de males cardíacos, de alterações no sistema nervoso e até mesmo o surgimento de rugas. Assim, a espécie, conhecida popularmente como maracujá, foi aprovada pela German Comission E para o tratamento do nervosismo, neuralgia e insônia, além de outras condições nervosas. Seus alcalóides carbolínicos, também presentes, atuam como sequestradores de radicais livres e vasorrelaxantes, além de serem descritos como liberadores de GABA, serotonina e epinefrina. Nesta década, o mercado mundial de fitoterápicos já movimentou bilhões de dólares. No Brasil, segundo a Asso¬ciação Brasileira de Empresas do Setor Fitoterápico - ABIFISA, as estimativas variaram entre US$ 350 e 550 milhões. Existe uma preocupação em tirar o Brasil do atraso que ameaça ampliar a distância em relação aos países desenvolvidos em inovação no setor. Considerando-se a existência de relatos científicos sobre a produção de flavonóides por micro-organismos endofíticos, o grande mercado a ser explorado e a carência de estudos na área, propõe-se a bioprospecção destes polifenóis mediante o isolamento, a purificação e a caracterização de fungos e bactérias endofíticas em P. incarnata. Outros objetivos incluem a investigação de relações filogenéticas dos isolados por uma abordagem polifásica; a quantificação de flavonóides nas partes aéreas das plantas e a avaliação do potencial antimicrobiano dos isolados frente aos fitopatógenos do maracujá. Linhagens consideradas de maior interesse serão depositadas na Coleção Brasileira de Ambiente e Indústria - CBMAI/UNICAMP, a fim de serem disponibilizadas para futuras pesquisas na área de bioprospecção de moléculas biológicas ativas. Estima-se que a modulação de metabólitos secundários em Plantas de Interesse Medicinal tenha um grande impacto econômico na indústria de medicamentos fitoterápicos (AU)
IDENTIFICAÇÃO E AUTENTICAÇÃO DE FUNGOS DEGRADADORES DE HIDROCARBONETOS DEPOSITADOS NO ACERVO DA CBMAI
Este projeto objetiva autenticar as linhagens de fungos depositadas na CBMAI e identificar ao nível específico as que ainda estão registradas apenas em gênero .
MICRO-ORGANISMOS ENDOFÍTICOS DE ESPÉCIES DE PASSIFLORA, PRODUTORES DE FLAVONÓIDES
O objetivo do projeto é identificar micro-organismos endofíticos de partes aéreas do maracujá para estudos taxonômicos e busca de espécies microbianas não descritas.
POTENCIAL ANTIMICROBIANO DOS FUNGOS ENDOFÍTICOS DEPASSIFLORA INCARNATA FRENTE AOS FITOPATÓGENOS DO MARACUJÁ
Endofíticos representam fungos e bactérias que colonizam os tecidos vegetais, ao menos uma parte de seu ciclo de vida, sem causar quaisquer danos à planta hospedeira. Acredita-se que esta interação traga alguma vantagem ecológica importante, pois até o momento, todas as espécies vegetais investigadas, apresentaram algum tipo de endofitismo. Tais micro-organismos têm sido estudados com o intuitodemelhorar a sustentabilidade na agricultura e controlar pragas que não possam ser combatidas por outros métodos, uma vez que, possuem capacidade de controlar ou inibir o crescimento de espécies fitopatógenas(ZHAO et al., 2011; STURZ et al., 1998).Neste contexto, opresente trabalho propõe isolar e caracterizar a população de micro-organismos endofíticos presente em partes aéreas de Passiflora incarnata, buscando linhagens que possam ser empregadas no biocontrole de fitopatógenos do maracujá. Linhagens consideradas de maior interesse serão identificadas e depositadas na Coleção Brasileira deMicro-organismos de Ambiente e Indústria - CBMAI/UNICAMP, a fim de serem disponibilizadas para futuraspesquisas na área de bioprospecção de moléculas biológicas ativas.
REVISÃO TAXONÔMICA DE FUNGOS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO DO ACERVO DA COLEÇÃO BRASILEIRA DE MICRO-ORGANISMOS DE AMBIENTE E INDÚSTRIA (CBMAI).
O projeto objetivou: Levantamento das linhagens dos gêneros Aspergillus, Penicillium, Trichoderma e Fusarium presentes na Coleção Brasileira de Micro-organismos