Foto: Edi Lúcia Sartorato
Edi Lúcia Sartorato
Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela New York University - Medical Center, Nova Iorque - EUA e Universidade Estadual de Campinas (1997) e Livre Docência em Genética Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Pesquisadora e Diretora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando no estudo molecular de doenças genéticas principalmente nos aspectos genéticos da perda auditiva. (Fonte: Currículo Lattes)

ANÁLISE MOLECULAR EM PACIENTES COM NEUROPATIA ÓPTICA E CONSUME ABUSIVE DE ÁLCOOL.
A neuropatia óptica hereditária de Leber vem sendo estudada há bastante tempo, desde sua descrição por Theodore Leber, em 1891, mas principalmente após a identificação da primeira mutação de ponto em mtDNA a ser relacionada a doença humana, em 1988. Desde então, houve uma explosão de estudos clínicos, genéticos e bioquímicos em torno da doença. Muitas questões permanecem sem respostas, como as causas para sua penetrância incompleta, a provável modulação da expressão da mutação por genes moduladores nucleares ligados ao cromossomo X, haplogrupos moduladores e a interferência de fatores epigenéticos na expressão da doença. Desde que existem muitas similaridades na apresentação clínica da perda visual por consumo abusivo do álcool e LHON, a sobreposição clínica pode levar ao subdiagnóstico de consumo abusivo de álcool em pacientes com LHON. O teste genético molecular para mutações associadas a LHON no mtDNA de pacientes álcoolatras torna-se importante para mostrar o papel de fatores epigenéticos na expressão clínica da LHON.
ASPECTOS GENÉTICOS DA DISLEXIA
Os genes candidatos à dislexia até o momento são o DYX1C1, KIA00319, DCDC2 e ROBO1. Foram ainda localizados no genoma 9 loci relacionados à dislexia: DYX1(15q21), DYX2 (6p21), DYX3 (2p16-p15), DYX4 (6p13-q16), , DYX5 (3p12-q12), DYX6 (18p11), DYX7 (11p15), DYX8 (1p34-p36) e DYX9 (Xp27). Pretende-se estudar em indivíduos brasileiros, por estudo de associação usando a abordagem de transmissão de desequilíbrio de ligação os 4 genes candidatos e havendo associação o rastreamento de alterações por DHPLC e em paralelo os 9 loci previamente mapeados na busca de genes candidados. O trabalho proposto trata-se de um estudo inédito da dislexia no Brasil, buscando sua etiologia e métodos diagnósticos mais precisos. Além disso, a metodologia inaugura novas técnicas a serem implantadas no Laboratório de Genética Molecular Humana.
AVALIAÇÃO DE PROTOCOLO DE CONDUTA DIAGNÓSTICA EM AMOSTRA DE INDIVÍDUOS BRASILEIROS COM SURDEZ: EXAMES GENÉTICO-CLÍNICOS E LABORATORIAIS
Frente a um indivíduo com perda auditiva sensorioneural, há a necessidade de uma história e exame físico minuciosos, porém o médico otorrinolaringologista, nem sempre será capaz de identificar a causa da perda auditiva, em especial, em nosso meio, pela diversidade epidemiológica e falta de informação da população. Assim, deve-se dispor de um grande arsenal para diagnóstico abrangendo desde exames laboratoriais, imagem e genético. O objetivo do presente estudo é determinar a eficácia dos testes diagnósticos laboratoriais, radiológicos e genéticos em uma amostra de indivíduos brasileiros com surdez sensorioneurais idiopática. É de extrema importância para políticas públicas determinar a eficácia dos testes laboratoriais, exames de imagem e principalmente avaliação genética na determinação da etiologia das perdas auditivas sensorioneurais estabelecendo um protocolo diagnóstico visando eficácia e redução de custos.
DIAGNÓSTICO GENÉTICO INTEGRAL DAS PERDAS AUDITIVAS HEREDITÁRIAS MEDIANTE NOVAS TECNOLOGIAS BASEADAS EM PAINÉIS DE CAPTURA DE GENES TARGET RESSENQUENCING E SEQUENCIAMENTO DE EXOMAS NA IDENTIFICAÇÃO DE
Este projeto tem como objetivo definir a etiologia genética numa série de famílias com perda auditiva hereditária sem mutação em genes conhecidos e identificar novos genes relacionados a surdez neurossensorial não-sindrômica, relações genótipo-fenótipo em famílias com etiologia da surdez não esclarecida.Serão utilizadas duas abordagens principais: 1) Aplicação de um painel de sequenciamento massivo de 67 genes associados a surdez em pessoas e famílias com surdez sindrômica e não-sindrômica. 2) Sequenciamento de exomas para a identificação de genes ainda não mapeados responsáveis pela surdez em famílias já estudadas por técnicas convencionais ou por target sequencing. Trata-se de uma proposta de pesquisa básica e clínica, nos quais os resultados devem ter aplicabilidade prática imediata e de utilidade (pesquisa translacional) no diagnóstico de surdez hereditária pré e pós-locutiva, no assessoramento genético e em futuras terapias a serem desenvolvidas nessa área de conhecimento. (AU)
DIAGNÓSTICO GENÉTICO INTEGRAL DAS PERDAS AUDITIVAS HEREDITÁRIAS MEDIANTE NOVAS TECNOLOGIAS BASEADAS EM PAINÉIS DE CAPTURA GENES ( NGS - NEXT GENERATION SEQUENCING /TARGET RESEQUENCING )"
O diagnóstico genético é a principal ferramenta para determinar a causa molecular de cada tipo de perda auditiva, informação essencial para saber se um paciente em particular pode ou não ser beneficiado pelos tratamentos que podem ser desenvolvidos (farmacológicos, terapia gênica ou terapia celular) o qual será específica para cada tipo de perda auditiva. Atualmente sabe-se de 67 genes responsáveis por distintos tipos de perda auditiva tanto em indivíduos adultos como em crianças. Devido a este grande número de genes (heterogeneidade genética), nenhum país tem um diagnóstico molecular completo de rotina de perda auditiva não-sindrômica. Neste sentido, as novas tecnologias de sequenciamento massivo do exoma (Next Generation Sequencing) permitem estudar todo o exoma ou um conjunto de genes ao mesmo tempo (Target Sequencing ou panéis de genes) abrindo um importante campo no diagnóstico deste tipo de doenças heterogêneas e na identificação de novos genes.
ESTUDO DA ETIOLOGIA DA PERDA AUDITIVA PARA AVALIAÇÃO DE PROTOCOLO DE CONDUTA DIAGNÓSTICA EM AMOSTRA DE INDIVÍDUOS BRASILEIROS.
ESTUDO DE GENES MODULADORES ASSOCIADOS A MUTAÇÕES EM GENES MITOCONDRIAIS EM INDIVÍDUOS COM SURDEZ NÃO SINDRÔMICA.
Atualmente acredita-se que o background genético do indivíduo e a associação ao uso de ototóxicos podem predispor indivíduos à surdez. De fato, o uso de medicamentos aminoglicosídeos somado a mutações em genes mitocondriais com eventual associação a genes moduladores nucleares estão intimamente relacionados à modulação da expressividade e penetrância da surdez. O presente projeto tem como objetivo o estudo das mutações em genes mitocondriais, genes moduladores nucleares e suas interações com o uso de antibióticos aminoglicosídeos e/ou drogas ototóxicas. As correlações fenótipo/genótipo poderão fornecer informações importantes a respeito dos mecanismos fisiopatológicos da perda auditiva relacionada a mutações em genes mitocondriais, bem como poderá trazer benefícios ao indivíduo ouvinte submetido ao tratamento com drogas ototóxicas, aos indivíduos já afetados e seus familiares.
ESTUDO DE MICROSSATÉLITES NA REGIÃO DFNB1 EM INDIVÍDUOS COM SURDEZ NEUROSSENSORIAL NÃO-SINDRÔMICA HETEROZIGOTOS PARA MUTAÇÕES NO GENE GJB2
O projeto objetiva o estudo molecular em indivíduos com surdez neurossensoral não-sindrômica heterozigotos para mutações no gene GJB2, por meio do estudo de microssatélites envolvendo a região DFNB1. As deleções envolvendo o gene GJB6 já descritas serão previamente rastreadas, assim como outras alterações no sítio de splicing do gene GJB2. Os resultados poderão ter importantes implicações no diagnóstico e aconselhamento genéticos desses indivíduos e seus familiares.
ESTUDO GENÉTICO ABRANGENTE DA PERDA AUDITIVA NÃO-SINDRÔMICA MEDIANTE A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE NOVA GERAÇÃO (NGS - NEXT GENERATION SEQUENCING)
Este projeto tem como objetivos definir a etiologia genética numa série de famílias com perda auditiva hereditária sem mutações em genes conhecidos, identificar novos genes relacionados à surdez neurosensorial não-sindrômica e determinar relações genótipo-fenótipo em famílias bem selecionadas.
ESTUDO MOLECULAR E FUNCIONAL DA SÍNDROME DE USHER UTILIZANDO SEQUENCIAMENTO MASSIVO, ZEBRAFISH E SISTEMA CRISPR/CAS9
Síndrome de Usher é uma doença hereditária autossômica recessiva caracterizada por deficiência auditiva e perda progressiva da visão. A perda da visão se dá devido à retinose pigmentar, uma doença degenerativa da retina que geralmente aparece na adolescência ou início da idade adulta. Um protocolo global de diagnóstico molecular para a síndrome de Usher tem sido dificultado pela heterogeneidade genética, pelo grande número de éxons de cada gene a analisar e pelos altos custos associados com a aplicação de técnicas convencionais. Tecnologias de alto desempenho desenvolvidas recentemente são, portanto, necessárias para facilitar a detecção do gene e mutações envolvidos, fornecer uma estimativa de sua prevalência na população, lançando assim uma base para a sua constituição como um complemento para o diagnóstico clínico e prognóstico em programas de triagem auditiva neonatal. É importante destacar que não há, até o momento, dados na literatura envolvendo um amplo estudo dos genes associados à síndrome de Usher em pacientes brasileiros. Dessa forma, neste estudo pretende-se fazer a identificação de alterações envolvidas na Síndrome de Usher e as consequências funcionais dessas alterações por meio das seguintes estratégias: 1 - Inicialmente utilização de técnica high-througput (whole exome) para identificação das alterações; 2 - Validação do fenótipo utilizando estudo in vivo em zebrafish (peixe paulistinha) por meio de knock-in com o sistema CRISPR/cas9 para observação das consequências das alterações no fenótipo desses animais. As alterações encontradas também serão analisadas com objetivo de compreender origem e distribuição destas mutações na população brasileira. Assim, pretende-se analisar ancestralidade dos indivíduos definindo os componentes étnicos nos genomas dos indivíduos portadores destas mutações; avaliar índices de identidade por descendência entre as pares dos indivíduos e localizar os segmentos genômicos de homozigose estendida; eventualmente estimar a idade de mutações, o tempo em gerações do ancestral comum mais recente de uma determinada mutação, evidentemente este último ítem ficará condicionado aos achados do projeto. Os resultados contribuirão para a elucidação dos casos de etiologia desconhecida, identificação precoce das famílias de risco e otimização de testes de diagnóstico molecular para a triagem da perda auditiva em indivíduos brasileiros surdos com suspeita de Usher para melhor prognóstico, tratamento e aconselhamento genético, além de poder entender as bases genéticas dessa condição. (AU)
ESTUDO MOLECULAR EM INDIVÍDUOS COM SURDEZ NEUROSSENSORIAL E AQUEDUTO VESTIBULAR ALARGADO
ESTUDO? DE ?MICRORNAS ?RELACIONADOS ?COM? SURDEZ ?NEUROSSENSORIAL ?NÃO-SINDRÔMICA
Aproximadamente 98% do RNA transcrito em mamíferos não codificam proteínas, grande parte desses são os introns presentes no pré-mRNA. Entretanto recentemente, observou- se que esses RNAs têm na verdade grande importância na regulação da expressão gênica e estão associados a muitas doenças humanas. Dentre os ncRNAs, os microRNAs (miRNAs), representam a classe mais importante. São moléculas que possuem tamanho de 17-24 nucleotídeos derivados de estruturas hairpins precursoras de 60-124 nucleotídeos (pri-miRNAs), transcritos por genes miRNAs. Genes nucleares estão associados à perda auditiva hereditária, assim como genes mitocondriais que codificam tRNAs ou rRNAs. A perda auditiva congênita ou pré-lingual geralmente envolve defeitos no desenvolvimento de estruturas da orelha interna. Genes necessários para a transdução mecano- elétrica e desenvolvimento da orelha interna estão intimamente associados a uma cascata regulatória de fatores de transcrição, os quais uma mínima parte é conhecida até o momento. Diversos desses genes estão diretamente envolvidos na surdez, mas evidentemente, níveis de regulação adicionais podem ser devido a RNAs não codificantes, ou mais especificamente, a microRNAs. O objetivo do presente projeto é identificar miRNAs que possam estar associados e envolvidos na perda auditiva, assim como os seus devidos mRNAs alvo, por meio do estudo em indivíduos monozigóticos DFNB1 e indivíduos com surdez neurossensorial não-sindrômica com padrão dominante de herança.
OPTIMIZATION OF SIMULTANEOUS SCREENING OF THE MAIN MUTATIONS INVOLVED IN NON-SYNDROMIC DEAFNESS USING THE TAQMAN® OPENARRAY"® GENOTYPING PLATFORM
IntroduçãoA perda auditiva é o déficit sensorial mais comum em seres humanos, afetando cerca de 10% da população mundial. Nos países desenvolvidos, um em cada 500 indivíduos sofre de perda auditiva neurossensorial bilateral severa a profunda. Para aqueles com até cinco anos de idade, a proporção é maior, sendo de 2,7 em 1000 indivíduos e para os adolescentes a média é de 3,5 em 1000. Entre as causas da perda auditiva, mais de 50% estão relacionadas a fatores genéticos. Até o momento, cerca de 150 loci e 64 genes foram associados com perda auditiva, sendo as mutações no gene GJB2, que codifica a conexina 26, as que constituem a principal causa genética. Até agora, mais de 300 alterações foram descritas neste gene. Como resposta à heterogeneidade clínica e genética da surdez e da importância do diagnóstico molecular correto de indivíduos com perda auditiva hereditária, este trabalho objetivou a otimização de um protocolo de diagnóstico empregando uma tecnologia de genotipagem de alto rendimento (high-throughput).MétodosPara este trabalho, foi utilizado a plataforma de genotipagem TaqMan® OpenArray"(BioTrove Inc. , Woburn , MA, EUA). Esta é uma plataforma de alto desempenho e rendimento baseada em PCR em tempo-real que permite a avaliação de até 3.072 SNP (Single Nucleotide Polymorphisms), mutações pontuais, pequenas deleções e inserções , utilizando uma única placa de genotipagem. Para o estudo, foi selecionado o layout que permite analisar 32 alterações em 96 indivíduos simultaneamente. No final, os resultados gerados foram validados por meio de técnicas convencionais, como sequenciamento direto, PCR Multiplex e RFLP-PCR.ResultadosUm total de 376 indivíduos foram analisados, dos quais 94 eram controles ouvintes , totalizando 4 placas em duplicata. Todas as 31 alterações analisadas estavam presentes nos genes nucleares GJB2 , GJB6 , CRYL1 , TMC1 , SLC26A4 , miR-96 e OTOF; e nos genes mitocondriais MT-RNR1 e MT-TS1. As reações foram posteriormente validados por técnicas previamente estabelecidas (sequenciamento direto, PCR multiplex e RFLP-PCR ), empregadas na triagem molecular de perda auditiva no Laboratório de Genética Molecular Humana do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No total, 11.656 reações de genotipagem foram realizados. Destas, apenas 351 reações falharam, o que representa cerca de 3,01 % do total. Assim, a taxa de acurácia média de genotipagem utilizando as placas OpenArray" foi de 96,99%.ConclusõesOs resultados demonstraram a acurácia, o baixo custo e a fácil reprodutibilidade da técnica, indicando que a plataforma de genotipagem TaqMan® OpenArray " é, além de inovadora, uma ferramenta útil e confiável para aplicação em testes de diagnóstico molecular de perda auditiva. (AU)
OTIMIZAÇÃO DE RASTREAMENTO SIMULTÂNEO DAS PRINCIPAIS MUTAÇÕES ENVOLVIDAS NA SURDEZ NÃO-SINDRÔMICA USANDO ESPECTROMETRIA DE MASSA
O presente projeto, tem como principal objetivo o desenvolvimento de chip de DNA para testes moleculares simultâneos, visando principalmente o diagnóstico etiológico nos casos de surdez genética, utilizando a plataforma Sequenom e a técnica MALDI-TOF. Pretende-se desenvolver um método rápido e eficaz para detecção das principais alterações em genes nucleares e mitocondriais envolvidas na surdez neurossensorial não-sindrômica, e posteriormente realizar uma avaliação de custo-benefício do método desenvolvido para aplicação em diagnósticos em grande número de indivíduos, com implicações imediatas nas políticas públicas de surdez no país.
PARCELA DA RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA - EXERCÍCIO 2014