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Foto: Iara Aparecida Beleli
Iara Aparecida Beleli
Possui graduação em historia pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005), pós-doutorado no ISCTE-Lisboa (2008), pós-doutorado na Universitat Rovira i Virgili, Tarragona-Espanha (2012). Atualmente é pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU/Unicamp. Suas reflexões estão voltadas para variadas mídias, especialmente Internet, atravessada por gênero em intersecção com outras diferenças (raça/etnia, sexualidade, nacionalidade) em diálogo com Teorias Feministas e de Gênero. (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

A EXPOSIÇÃO DA INTIMIDADE: CONSENTIMENTO E VULNERABILIDADE NA ERA DAS REDES SOCIAIS.
Finalizado
Em continuidade à pesquisa desenvolvida no último ano pelo programa PIBIC e com base nos resultados atingidos nesta primeira etapa, este projeto dá continuidade às investigações sobre as relações de poder presentes na pornografia de vingança, fenômeno da publicização da intimidade sem o consentimento de seus protagonistas, pensada aqui como violência. A partir de relatos de vítimas da prática, o foco da pesquisa será ampliar as reflexões sobre as percepções e experiências das mulheres expostas, perguntando sobre os julgamentos morais e sociais que recaem sobre estes corpos femininos nas redes sociais. PALAVRAS-CHAVE: Gênero; Internet; Pornografia de Vingança.
Colaboradores
A EXPOSIÇÃO DA INTIMIDADE: CONSENTIMENTO E VULNERABILIDADE NA ERA DAS REDES SOCIAIS.
Finalizado
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a "pornografia de vingança", fenômeno da publicização da intimidade sem o consentimento de suas protagonistas, perguntando como as convenções de gênero, articuladas a outras diferenças, operam na veiculação e recepção de imagens íntimas, motivando julgamentos morais sobre as mulheres expostas. Para isso, foram analisadas a produção, a circulação e o consumo dessas imagens, incluindo comentários sobre elas. Esse material aponta para percepções, de um lado, sobre a pornografia de vingança como prática violenta e, de outro, para os lugares dos corpos femininos na Internet, pensados como passíveis de julgamentos morais quando associados ao exercício da sexualidade.
Colaboradores
ACOMPANHAMENTO DE EDITAIS DA ÁREA DE GÊNERO
Finalizado
Colaboradores
AS ESTREITAS RELAÇÕES ENTRE INTOLERÂNCIA, DIFERENÇAS E VIOLÊNCIA
Finalizado
Este projeto toma como referência uma reflexão sobre os significados dos discursos de ódio e sua relação com a velocidade com que se propaga neste momento, certamente propiciada pela popularização do uso de novas tecnologias, cada vez mais utilizada por pessoas comuns e representantes dos poderes públicos para veicular suas ideias. O recorte desta proposta se centrará nos sites, blogs e páginas do facebook que veiculam conteúdos anti-feministas, racistas e homofóbicos. Os principais objetivos são: a) analisar como articulação de diferenças (gênero, raça/etnia, classe, geração, localização, nacionalidade, entre outras) opera na produção dos discursos de ódio; b) explorar a capilaridade desses discursos que coloca em cena aberta propostas extremamente conservadoras; c) considerar os efeitos desses discursos dentro e fora do país. As fases da metodologia integram: 1) mapeamento e análise de material veiculado em sites da web no que remete à produção do material veiculado e, especialmente, aos comentários à essa produção; 2) entrevistas em profundidade com os responsáveis pelos sites, blogs e páginas do facebook; 3) mapeamento e análise dos discursos de ódio proferidos por agentes de estado.
Colaboradores
AUXÍLIO EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DA REVISTA CADERNOS PAGU
Finalizado
Colaboradores
CADERNOS PAGU
Finalizado
Apoio do CNPq e Capes à publicação da revista cadernos pagu
Colaboradores
CADERNOS PAGU
Finalizado
Apoio da Caixa Economica Federal para a publicação da revista cadernos pagu
Colaboradores
CADERNOS PAGU
Finalizado
Apoio do CNPq e Capes à publicação da revista cadernos pagu
Colaboradores
CADERNOS PAGU
Finalizado
Apoio do CNPq e Capes à publicação da revista cadernos pagu
Colaboradores
CIRCULAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS NA ESPANHA
Finalizado
Pós doutorado - Projeto de cooperação científica internacional entre o Programa de Doutorado em Ciências Sociais/ Núcleo de Estudos de Gênero, PAGU/UNICAMP e o Departamento de Antropología, Filosofía y Trabajo Social de la Facultad de Letras, Universitat Rovira i Virgili/ Espanha, apresentado ao Programa CAPES/DGU, Edital nº 041/2010. Este projeto propõe uma reflexão sobre a circulação de produtos brasileiros na Espanha, de forma a perceber, de um lado, como brasileiras/os que vivem, trabalham e/ou circulam no exterior produzem noções de brasilidade através dos produtos que vendem; de outro, como os espanhóis (re)inventam produtos locais através da associação com marcas, matériasprimas, percebidas como particulares do Brasil. Explorar essas construções permite refletir sobre as noções de brasilidade produzidas no âmbito do mercado e, ao mesmo tempo, modos de significar o Brasil pelos espanhóis. Essa circulação de produtos requer um olhar escritunador para a intersecção de marcadores de diferença (gênero, raça/cor, sexualidade) que, muitas vezes, contrapõe idéias, noções, conceitualizações, produzidas no Brasil às produzidas sobre o Brasil na Espanha, mas em outras, os integra. O corpus desta pesquisa se constitui na observação de lugares conhecidos como revendedores de produtos "étnicos" – vestimenta, instrumentos musicais, comida –; entrevistas em profundidade com comerciantes e usuários brasileiros e espanhóis; aproximação etnográfica em lojas de grandes magazines em diferentes cidades.
Colaboradores
COMUNICAÇÃO DO NÚCLEO - MÍDIAS SOCIAIS
COMUNICAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO - PAGU
Finalizado
Colaboradores
CONVENÇÕES DE GÊNERO E QUESTÕES DE CAPITAL NO CLUBE DE MULHERES
Finalizado
Esta pesquisa de Iniciação Científica deu continuidade à pesquisa iniciada em agosto de 2011 e propôs analisar as convenções de gênero e sexualidade no Clube das Mulheres, perguntando em que medida a inversão do olhar, agora das mulheres para os homens, modifica ou reitera os lugares pensados para as mulheres na sociedade. Essas convenções permitem perceber se, e como, a circulação de mulheres em lugares percebidos como pouco usuais aludem à mudanças na sexualidade e em que medida essa circulação está associada às diferenças de inserção social e econômica. Esse corpus estabelece um estreito diálogo com um projeto mais amplo, em andamento e coordenado pela Dra. Iara Beleli, que investiga as relações afetivas/ amorosas/sexuais no site de relacionamento Par Perfeito.
Colaboradores
CONVENÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA PRODUÇÃO E NO CONSUMO DE FANFICTIONS YAOI NO BRASIL
Finalizado
Este projeto analisa as convenções de gênero e sexualidade nas fanfictions YAOI brasileiras, histórias escritas por fãs, a maioria mulheres, sobre diversos produtos midiáticos – filmes, livros, seriados e quadrinhos - centradas no relacionamento afetivo/sexual entre homens. Em diálogo com a bibliografia nacional e internacional sobre o tema, o acompanhamento do campo foi realizado na internet, através de sites destinados à postagem de histórias e à discussão entre os/as fãs produtores/as e consumidores/as deste gênero de fanfiction. Foram selecionados para o acompanhamento dois sites que apresentavam maior número de membros e discussão mais movimentada e, dentro destes, foram analisadas as fanfictions mais populares entre os membros – com maior número de comentários – e o debate gerado por elas. A pergunta central girou em torno de como as onvenções presentes nesse material se aproximam ou não das questões levantadas pelos movimentos feministas e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros), nos últimos anos, especialmente a homofobia. Algumas considerações preliminares sobre o material apontam para uma maior heterogeneidade do público produtor e consumidor de YAOI do que a apresentada pela literatura, que descreve a preponderância de mulheres heterossexuais. Além disso, foi possível acompanhar discussões sobre homofobia e movimento LGBT, o que aconteceu com menos intensidade em relação ao feminismo
Colaboradores
CRIMES ESPETACULARES: GÊNERO E OUTROS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA NA PRODUÇÃO DA NOTÍCIA
Finalizado
Bolsa de Iniciação Científica – Pibic-Unicamp/CNPq. A partir da produção de notícias sobre crimes cometidos por mulheres que ganharam repercussão nacional em variadas mídias, a pergunta central deste projeto é se, e como, o julgamento dessas mulheres, porque são mulheres, ultrapassa os limites da lei que prevê a punição para o crime cometido, buscando perceber como os marcadores sociais de diferença – raça, classe, gênero, sexualidade – operam na descrição midiática do crime e da criminosa. A pesquisa se centra na análise da notícia, e dos comentários de "pessoas comuns" também veiculados pelas mídias on line, de três casos: Suzane Von Richthofen – acusada de ter planejado o assassinato de seus pais em novembro de 2002; Elize Araújo Kitano Matsunaga, que confessou ter matado e esquartejado seu marido, Marcos Kitano Matsunaga em 2012; e Suzana do Carmo de Oliveira Figueiredo, que, em 2013, confessou ter sequestrado e matado João Felipe Eiras Santana Bichara, filho de uma de suas clientes, cujo pai era seu suposto amante. Apesar dos casos serem bastante distintos entre si, a polêmica gerada guarda semelhança no tocante às relações de parentesco e/ou afetividade entre vítima e agressora.
Colaboradores
DE AMORES E AFETOS: SOCIABILIDADES E DESEJOS EM SITES DE RELACIONAMENTO
Finalizado
Iniciação Científica processo: 2013/01130-5. O objetivo principal desta pesquisa é perceber em que medida a segmentação do mercado nos sites de relacionamento abre novas possibilidades para a escolha de parcerias amorosas/afetivas/sexuais, refletindo sobre como os marcadores de diferença - gênero, raça/etnia, geração, classe, sexualidade, religião - operam tanto na construção de si, como na construção do outro desejado. A pesquisa será desenvolvida nos sites G Encontros e Divino Amor, através de levantamento de perfis, entrevistas com usuários/as, entre 18 e 39 anos, de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas. As interações on line e off-line serão analisadas em interlocução com as teorias de gênero, sexualidade, juventude e religião.
Colaboradores
DE AMORES E AFETOS: SOCIABILIDADES E DESEJOS EM SITES DE RELACIONAMENTO
Finalizado
O objetivo principal desta pesquisa é perceber em que medida a segmentação do mercado nos sites de relacionamento abre novas possibilidades para a escolha de parcerias amorosas/afetivas/sexuais, refletindo sobre como os marcadores de diferença - gênero, raça/etnia, geração, classe, sexualidade, religião - operam tanto na construção de si, como na construção do outro desejado. A pesquisa será desenvolvida nos sites G Encontros e Divino Amor, através de levantamento de perfis, entrevistas com usuários/as, entre 18 e 39 anos, de São Paulo e da Região Metropolitana de Campinas. As interações on line e off-line serão analisadas em interlocução com as teorias de gênero, sexualidade, juventude e religião.
Colaboradores
DISCURSOS ALTERNATIVOS E FEMINISMOS NA SOCIEDADE-REDE: CRÍTICA RADICAL E PRÁTICAS RADIOFÔNICAS.
Finalizado
Colaboradores
EM BUSCA DO “PRÍNCIPE”: DISCURSOS AFETIVO-SEXUAIS E REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO CULTO DAS PRINCESAS.
Finalizado
O Culto das Princesas é uma campanha evangélica criada em dois mil e onze, pela pastora Sarah Sheeva, que transmite conselhos cristãos sobre amor, sexo e relacionamento a mulheres solteiras, ensinando-as a tornarem-se “princesas”, dignas de encontrar um “príncipe" Esta pesquisa propõe uma análise das convenções e representações de gênero produzidas nesse discurso, e como elas se articulam à concepções de amor e romantismo.
Colaboradores
EM BUSCA DO PAR PERFEITO: GÊNERO E OUTRAS MARCAS DE DIFERENÇA NAS RELAÇÕES AMOROSAS NA INTERNET
Finalizado
Este projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o crescimento, ou pelo menos a maior visibilidade, da busca de parcerias afetivas/amorosas/sexuais na Internet, analisando as tensões suscitadas no debate a partir de três questões: se, e como, esse ?lugar?, pensado como um novo espaço de sociabilidade, redefine as relações entre as pessoas; como as mulheres ocupam esses espaços e em que medida ele possibilita um reposicionamento desses sujeitos; como gênero e outros marcadores de diferença operam na (des)valorização dos sujeitos no mercado amoroso. Como aponta Scott (2005:6) ?a tensão que envolve a análise dos processos de formação de identidade... e sua condensação em enredos recorrentes... parecem negar a diferença?. Alguns aspectos dessas questões remetem a problemáticas inteiramente novas, outros atualizam velhos debates. Se já não há consenso entre as estudiosas de gênero que as posições dos sujeitos são determinadas por características ?naturais?, a essencialização ainda pauta o conteúdo das variadas mídias, marcando as ?diferenças? que colocam em lugares distintos (inferiorizados) aquelas/es que resistem às convenções. A partir da pesquisa exploratória, surgiram algumas perguntas iniciais: quem são esses sujeitos e o que os leva aos sites de relacionamentos? Esse ?lugar? seria um novo lócus em disputa com outras formas de encontrar parceiros: festas, bares, agências de casamento...? As interações, a princípio ?virtuais?, permitiriam que os sujeitos criassem um interesse a partir de características que, aparentemente, são compatíveis com seu perfil? E aqui nos interessa, particularmente, refletir sobre as características que positivam os sujeitos, de modo a perceber como gênero e outros marcadores de diferença operam na construção de noções de amor e de relacionamento amoroso/afetivo/sexual. Se essas noções parecem mais fluidas do que no ?namoro à antiga? ? pautado por uma espécie de manual que informava os códigos de aproximação e comunicação (Azevedo, 1986) ? elas não deixam de ser também pautadas por modelos e códigos
Colaboradores
EM BUSCA DO PAR PERFEITO: GÊNERO E OUTRAS MARCAS DE DIFERENÇA NAS RELAÇÕES AMOROSAS NA INTERNET
Finalizado
Este projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o crescimento, ou pelo menos a maior visibilidade, da busca de parcerias afetivas/amorosas/sexuais na Internet, analisando as tensões suscitadas no debate a partir de três questões: se, e como, esse ?lugar?, pensado como um novo espaço de sociabilidade, redefine as relações entre as pessoas; como as mulheres ocupam esses espaços e em que medida ele possibilita um reposicionamento desses sujeitos; como gênero e outros marcadores de diferença operam na (des)valorização dos sujeitos no mercado amoroso. Como aponta Scott (2005:6) ?a tensão que envolve a análise dos processos de formação de identidade... e sua condensação em enredos recorrentes... parecem negar a diferença?. Alguns aspectos dessas questões remetem a problemáticas inteiramente novas, outros atualizam velhos debates. Se já não há consenso entre as estudiosas de gênero que as posições dos sujeitos são determinadas por características ?naturais?, a essencialização ainda pauta o conteúdo das variadas mídias, marcando as ?diferenças? que colocam em lugares distintos (inferiorizados) aquelas/es que resistem às convenções. A partir da pesquisa exploratória, surgiram algumas perguntas iniciais: quem são esses sujeitos e o que os leva aos sites de relacionamentos? Esse ?lugar? seria um novo lócus em disputa com outras formas de encontrar parceiros: festas, bares, agências de casamento...? As interações, a princípio ?virtuais?, permitiriam que os sujeitos criassem um interesse a partir de características que, aparentemente, são compatíveis com seu perfil? E aqui nos interessa, particularmente, refletir sobre as características que positivam os sujeitos, de modo a perceber como gênero e outros marcadores de diferença operam na construção de noções de amor e de relacionamento amoroso/afetivo/sexual. Se essas noções parecem mais fluidas do que no ?namoro à antiga? ? pautado por uma espécie de manual que informava os códigos de aproximação e comunicação (Azevedo, 1986) ? elas não deixam de ser também pautadas por modelos e códigos
Colaboradores
EM BUSCA DO PAR PERFEITO: GÊNERO E OUTRAS MARCAS DE DIFERENÇA NAS RELAÇÕES AMOROSAS NA INTERNET
Finalizado
Integrante do projeto CNPq (proc. 402331/2010-9).Este projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o crescimento, ou pelo menos a maior visibilidade, da busca de parcerias afetivas/amorosas/sexuais na Internet, analisando as tensões suscitadas no debate a partir de três questões: se, e como, esse ?lugar?, pensado como um novo espaço de sociabilidade, redefine as relações entre as pessoas; como as mulheres ocupam esses espaços e em que medida ele possibilita um reposicionamento desses sujeitos; como gênero e outros marcadores de diferença operam na (des)valorização dos sujeitos no mercado amoroso. Como aponta Scott (2005:6) ?a tensão que envolve a análise dos processos de formação de identidade... e sua condensação em enredos recorrentes... parecem negar a diferença?. Alguns aspectos dessas questões remetem a problemáticas inteiramente novas, outros atualizam velhos debates. Se já não há consenso entre as estudiosas de gênero que as posições dos sujeitos são determinadas por características ?naturais?, a essencialização ainda pauta o conteúdo das variadas mídias, marcando as ?diferenças? que colocam em lugares distintos (inferiorizados) aquelas/es que resistem às convenções. A partir da pesquisa exploratória, surgiram algumas perguntas iniciais: quem são esses sujeitos e o que os leva aos sites de relacionamentos? Esse ?lugar? seria um novo lócus em disputa com outras formas de encontrar parceiros: festas, bares, agências de casamento...? As interações, a princípio ?virtuais?, permitiriam que os sujeitos criassem um interesse a partir de características que, aparentemente, são compatíveis com seu perfil? E aqui nos interessa, particularmente, refletir sobre as características que positivam os sujeitos, de modo a perceber como gênero e outros marcadores de diferença operam na construção de noções de amor e de relacionamento amoroso/afetivo/sexual. Se essas noções parecem mais fluidas do que no ?namoro à antiga? ? pautado por uma espécie de manual que informava os códigos de aproximação e comunicação (Azevedo, 1986) ? elas não deixam de ser também pautadas por modelos e códigos
Colaboradores
EM BUSCA DO PAR PERFEITO: GÊNERO E OUTRAS MARCAS DE DIFERENÇA NAS RELAÇÕES AMOROSAS NA INTERNET.
Finalizado
Este projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o crescimento, ou pelo menos a maior visibilidade, da busca de parcerias afetivas/amorosas/sexuais na Internet, analisando as tensões suscitadas no debate a partir de três questões: se, e como, esse ?lugar?, pensado como um novo espaço de sociabilidade, redefine as relações entre as pessoas; como as mulheres ocupam esses espaços e em que medida ele possibilita um reposicionamento desses sujeitos; como gênero e outros marcadores de diferença operam na (des)valorização dos sujeitos no mercado amoroso. Como aponta Scott (2005:6) ?a tensão que envolve a análise dos processos de formação de identidade... e sua condensação em enredos recorrentes... parecem negar a diferença?. Alguns aspectos dessas questões remetem a problemáticas inteiramente novas, outros atualizam velhos debates. Se já não há consenso entre as estudiosas de gênero que as posições dos sujeitos são determinadas por características ?naturais?, a essencialização ainda pauta o conteúdo das variadas mídias, marcando as ?diferenças? que colocam em lugares distintos (inferiorizados) aquelas/es que resistem às convenções. A partir da pesquisa exploratória, surgiram algumas perguntas iniciais: quem são esses sujeitos e o que os leva aos sites de relacionamentos? Esse ?lugar? seria um novo lócus em disputa com outras formas de encontrar parceiros: festas, bares, agências de casamento...? As interações, a princípio ?virtuais?, permitiriam que os sujeitos criassem um interesse a partir de características que, aparentemente, são compatíveis com seu perfil? E aqui nos interessa, particularmente, refletir sobre as características que positivam os sujeitos, de modo a perceber como gênero e outros marcadores de diferença operam na construção de noções de amor e de relacionamento amoroso/afetivo/sexual. Se essas noções parecem mais fluidas do que no ?namoro à antiga? ? pautado por uma espécie de manual que informava os códigos de aproximação e comunicação (Azevedo, 1986) ? elas não deixam de ser também pautadas por modelos e códigos
Colaboradores
ENCONTROS À LUZ DE PIXELS: NARRATIVAS DE AMOR NA INTERNET
Finalizado
Este projeto de Iniciação Científica propõe uma reflexão sobre as histórias de encontros bem-sucedidos a partir da Internet, questionando se este novo espaço de sociabilidade promove uma re(invenção) das relações amorosas. Essa reflexão está perpassada pelas discussões de gênero e sexualidade em intersecção com outras categorias diferenciação (raça/cor, idade, religião, classe, nacionalidade), analisando as histórias em diálogo com as teorizações sobre o amor. A pesquisa será realizada no site Par Perfeito, como um recorte de um projeto mais amplo – já aprovado pelo CNPq (proc. 402331/2010-9) –, analisando as "histórias de sucesso" publicadas no site – relações que começaram on line e se prolongaram nas interações face a face.
Colaboradores
GÊNERO E SEXUALIDADE NO CLUBE DAS MULHERES: TRANSGRESSÃO OU CONTINUIDADE?
Finalizado
A pesquisa buscou identificar questões imbricadas em relações de gênero e sexualidade no espaço da festa Clube de Mulheres que acontece em Campinas, na casa noturna Orion. O evento é exclusivo para mulheres e tem como principal atração performances de gogo boys, rapazes musculosos que, ao som da música eletrônica e em cima de um palco, despem-se de forma gradativa, percebida como sensual pelas frequentadoras. As mulheres acompanham o show tanto da plateia quanto do palco, onde dançam e simulam relações sexuais com os dançarinos. As incursões a campo e o acompanhamento de trajetórias de sujeitos relacionados ao Clube, permitiram perceber a constituição de feminilidades que fogem a padrões singulares construídos pela mídia, os quais associam as mulheres ao amor e ao afeto.
Colaboradores
IMPLANTAÇÃO DA ÁREA DE PESQUISA DE DIVERSIDADE SEXUAL, PODER E DIFERENÇA NO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO - PAGU/UNICAMP
Finalizado
O objetivo geral deste projeto é a implantação da área de pesquisa Diversidade sexual, poder e diferença no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/Unicamp, visando contribuir para as demandas que se apresentam no cenário delineado na introdução e justificativa deste projeto. Esse objetivo se desdobra em quatro objetivos específicos, que perpassam os subprojetos: 1) produzir conhecimento sobre convenções e imagens sociais acerca da diversidade sexual e da violência; 2)aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica da violência com base na sexualidade entre LGBT; 3) estimular a formação de novos pesquisadores na área temática dessa linha de pesquisa; 4) mapear e promover a interlocução com pesquisadores (profissionais e estudantes) que trabalham a temática nos vários Institutos e Núcleos da UNICAMP ; 5) aproximar a universidade de atores sociais (governamentais e não-governamentais) ligados ao tema no âmbito local, com vistas a promover ocasiões de diálogo e trocas entre os mesmos
Colaboradores
JOVENS HOMENS EM BUSCA DE PARCERIAS AFETIVAS SEXUAIS
Finalizado
Parte de um projeto mais amplo – já aprovado pelo CNPq (proc. 402331/2010-9) "Em busca do Par Perfeito: gênero e outras marcas de diferença nas relações amorosas na internet". Este projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o crescimento, ou pelo menos a maior visibilidade, da busca de parcerias afetivas/amorosas/sexuais na Internet, analisando as tensões suscitadas no debate a partir de três questões: se, e como, esse "lugar", pensado como um novo espaço de sociabilidade, redefine as relações entre as pessoas; como as mulheres ocupam esses espaços e em que medida ele possibilita um reposicionamento desses sujeitos; como gênero e outros marcadores de diferença operam na (des)valorização dos sujeitos no mercado amoroso. A pesquisa está entre jovens entre 18 e 25 anos.
Colaboradores
LEVANTAMENTO DE SITES DE RELACIONAMENTO PARA O PROJETO –APROVADO PELO CNPQ (PROC. 402331/2010-9) - EM BUSCA DO PAR PERFEITO: GÊNERO E OUTRAS MARCAS DE DIFERENÇA NAS RELAÇÕES AMOROSAS NA INTERNET
Finalizado
Este projeto pretende contribuir com a produção de conhecimento sobre o crescimento, ou pelo menos a maior visibilidade, da busca de parcerias afetivas/amorosas/sexuais na Internet, analisando as tensões suscitadas no debate a partir de três questões: se, e como, esse "lugar", pensado como um novo espaço de sociabilidade, redefine as relações entre as pessoas; como as mulheres ocupam esses espaços e em que medida ele possibilita um reposicionamento desses sujeitos; como gênero e outros marcadores de diferença operam na (des)valorização dos sujeitos no mercado amoroso. Alguns aspectos dessas questões remetem a problemáticas inteiramente novas, outros atualizam velhos debates. Se já não há consenso entre as estudiosas de gênero que as posições dos sujeitos são determinadas por características "naturais", a essencialização ainda pauta o conteúdo das variadas mídias, marcando as "diferenças" que colocam em lugares distintos (inferiorizados) aquelas/es que resistem às convenções.
Colaboradores
PROJETO REPENSANDO GÊNEROS E FEMINISMOS
Finalizado
Repensando Gênero e Feminismos Seminário Internacional 20 anos do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu 9 a 11 de Setembro de 2014 - Auditório do IA - Instituto de Artes/Unicamp
Colaboradores
RESERVA TÉCNICA PARA CUSTOS DE INFRAESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA NO NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO - PAGU/UNICAMP
Finalizado
O projeto visa suprir as necessidades do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu/UNICAMP no sentido de contribuir para os bons resultados científicos e tecnológicos dos projetos desenvolvidos na instituição, assim como sua divulgação internacional. (AU)
Colaboradores
SITES DE RELACIONAMENTO NA MÍDIA BRASILEIRA.
Finalizado
Colaboradores
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COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

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