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Foto: Jose Eduardo Fornari Novo Junior
Jose Eduardo Fornari Novo Junior
Full-time Researcher at the Interdisciplinary Nucleus for Sound Communication – NICS, at the University of Campinas – UNICAMP. (since September of 2008). * PosDoc (2008) Music Cognition Group, Finnish Centre of Excelence, Braintuning project, University of Jyväskylä, Finland. * PosDoc (2007) NICS / Unicamp, sponsored by Fapesp (www.fapesp.br), process: 04/00499-6. * Ph.D. EE (2003) Title: Síntese Evolutiva de Segmentos Sonoros, FEEC / Unicamp. * Visiting Scholar Researcher (1996) sponsored by CNPq (www.cnpq.br), at the Center for Computer Research in Music and Acoustics – CCRMA, at Stanford University. * Master degree EE (1994), Title: Transformações Sonoras Através de Operações Timbrais, FEEC / Unicamp. * Bachelor degree (1994) in Popular Music – Piano. Institute of Arts – IA / Unicamp. * Bachelor degrees (1990) Electrical Engineering, at FEEC / Unicamp. * Fields of research: Art and Technology, Computer Art Installations, Sound Synthesis, Psychoacoustic, Audio processing, Evolutionary Computation, Interactive Music, Music Information Retrieval, Music Cognition and Emotion. (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

A EDUCAÇÃO MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Não iniciado
Sabe-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se ferramentas ubíquas em todas as áreas da atuação humana. No campo da acessibilidade, Pessoas com Deficiências Sensoriais (PDS), como os cegos e os surdos, também podem e devem se beneficiar com tais ferramentas, que tem a capacidade de facilitar enormemente sua inclusão em campos das ciências e das artes. No caso da música, as TIC tem beneficiado tanto a produção quanto a educação musical. Este projeto trata de ações educacionais inclusivas em música para a PDS. Existem diversas ações mundiais com avanços em TIC para fomentar a inclusão da PDS na sociedade atual. Pode-se, por exemplo, citar os trabalhos divulgados no evento internacional intitulado “Computers Helping People with Special Needs” cuja última edição foi o 15th International Conference, ICCHP 2016, em Linz, na Austria. Este evento traz as últimas inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para o propósito de inclusão da PDS. Como a imensa quantidade de informação provida pelas TIC é gráfica, pode-se inferir que das PCDS, as que mais carecem de meios adequados de acesso computacional são os cegos. Embora existam diversas TIC desenvolvidas com o propósito de serem usadas no campo específico dessa deficiência sensorial (tais como os leitores de tela, teclados em braile, lupas, scanners e o hardware linha braile) tais ferramentas são onerosas e ainda apresentam um escasso e limitado acesso à ampla gama de informação visual provida pelas TIC, mesmo na esfera da educação musical, onde apesar da natureza sonora desta arte, as ferramentas específicas para tal acesso também são predominantemente gráficas (ex: editores de notação musical, editores de áudio, etc.). No caso específico de surdos, a música pode ser percebida (e apreciada) de modo tátil, através da vibração que as ondas sonoras provocam no corpo do indivíduo, bem como por meio de estratégias de mapeamento da informação sonora em sinais visuais, como são feitos, entre outros, pelo grupo Deaf Professional Arts Network. No âmbito da educação musical, as TIC integram o conjunto de metodologias adotadas no ensino de música, como indicam Gohn (2010 e 2012), Watson (2011); Bauer (2013); Freddman (2013); e Santos (2015). Este projeto pretende utilizar TIC específicas, menos dependentes da informação gráfica, que fomentem o mapeamento sinestésico de informações sonoras para outros meios, como o háptico e o gestual, de modo a garantir que o processo de educação musical possa ocorrer adequada e eficientemente para as PDS.
Colaboradores
A MÚSICA, O TIMBRE E O TEMPO: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA ORDENAÇÃO E ESCALA TEMPORAL NOS PROCESSOS DA PSICOACÚSTICA, COGNIÇÃO E AFETO MUSICAL
Finalizado
A influe?ncia do domi?nio do tempo na musica e? incontesta?vel. Percebemos os eventos musicais de forma inexoravelmente sequencial, ao longo do tempo. A ordem e a durac?a?o de tais eventos influenciam a maneira como sentimos e identificamos os aspectos sonoros que compo?em a mu?sica. Podemos dividir os processos da escuta em tre?s etapas: Percepc?a?o (psicoacu?stica), Cognic?a?o (identificac?a?o e entendimento) e Afeto Musical (evocac?a?o de emoc?o?es por meio da escuta de mu?sica). Cada qual ocorre atrave?s de distintos mecanismos e escalas de tempo. Sendo tais processos influenciados por fatores subjetivos, naturalmente deparamos com grandes discrepa?ncias contextuais, que variam de indivi?duo para indivi?duo. Mesmo assim, e? possi?vel estudar padro?es ata?vicos da percepc?a?o temporal dos processos musicais. Para estudar tais padro?es, e? necessa?rio usar tre?s ordens de grandeza de tempo, cada qual relacionada a uma etapa do processo de escuta. Dentre estes, o processo do Afeto Musical e? o mais intrigante, e menos estudado, dos tre?s. O objetivo deste projeto e? estudar as fronteiras das durac?o?es de tempo onde que separam os tre?s processos de escuta. A metodologia usada na primeira fase deste trabalho foi a pesquisa bibliogra?fica, que aponta para a possi?vel conclusa?o de que, em teoria, quanto mais complexo for um evento musical, maior sera? a variac?a?o das fronteiras das durac?o?es temporais. A seguir, pretendemos desenvolver experimentos afim de verificar empiricamente a pesquisa teo?rica ate? o momento realizada.
Colaboradores
ANÁLISE MUSICAL E COMPUTACIONAL DA SONORIDADE ARMORIAL
Finalizado
A música armorial refere-se à vertente musical do Movimento Armorial, termo cunhado por Ariano Suassuna que se refere ao fenômeno de origens e dimensões multiculturais, surgido na região Nordeste do Brasil e que promoveu a criação de um gênero musical singular, através da recriação de elementos da música popular e erudita, contidos nas músicas tradicionais ibéricas, dos cantos religiosos introduzidos por jesuítas, da influência africana e indígena. O Movimento apresentou uma sonoridade única que pode ser percebida tanto pelo ouvinte perito quanto pelo ouvinte leigo. Pretendeu-se, com este trabalho, por meio da análise musical e computacional, considerando a evolução histórica que culminou com o evento, identificar os aspectos que são característicos à música armorial mediados pelos princípios da Gestalt. A metodologia utilizada foi a análise musical de peças armoriais e a análise computacional de aspectos acústicos dessa sonoridade amparadas por princípios gestalticos. Os resultados obtidos permitem concluir que a utilização de tais princípios gestalticos correlacionando a análise musical com a computacional aponta para a possibilidade de novas investigações sobre aspectos musicais característicos onde a utilização de descritores musicais apresentam resultados interessantes que abriram perspectivas para novos meios de análise da sonoridade característica de gêneros musicais peculiares, como o caso da música armorial
Colaboradores
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE DESCRITORES SIMBÓLICOS E ACÚSTICOS PARA A ANÁLISE, COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE MUSICAL
Finalizado
MIR (Music Information Retrieval); uma ciência interdisciplinar, iniciada no final da década de 1990, se dedicada a estudar e coletar aspectos musicais tais como são percebidos pela audição e identificados pela mente humana. A literatura de MIR define "descritor musical" como um modelo computacional capaz de predizer - com uma dada precisão - aspectos musicais emulando a capacidade perceptual e cognitiva humana. Um aspecto musical é uma característica única da informação musical que é facilmente distinguida pela mente. Estes podem ser qualitativos (ex: gênero musical), ou quantitativos (ex: pulsação rítmica, complexidade harmônica). Descritores simbólicos predizem aspectos musicais pela coleta de dados paramétricos musicais, como os da notação musical (partituras) e de arquivos MIDI (Musical Interface Digital Instrument). Descritores acústicos coletam dados de arquivos de áudio. A música, como expressão artística, apresenta três áreas de atuação: Análise musical (o estudo da lógica de estruturação de uma peça musical), Composição (o processo de estruturação de uma criação musical) e Performance (a manifestação sônica da estrutura composicional). Apesar dos diversos estudos no desenvolvimento de modelos computacionais para a aquisição de aspectos musicais, os resultados ainda são parciais, muitas vezes redundantes e desconexos; provavelmente devido ao caráter interdisciplinar da área de MIR, onde muitos destes estudos são conduzidos por cientistas de diferentes áreas do conhecimento. Este projeto pretende dar prosseguimento à pesquisa do autor em seu PosDoc no projeto Europeu: Braintuning (www.braintuning.fi) onde desenvolveu algoritmos de aquisição de aspectos musicais que apresentaram grande eficiência [26,27,28,29]. O projeto aqui proposta objetiva estudar, classificar e possivelmente desenvolver novos descritores musicais, afim de aplicá-los em processos de análise, performance e composição musical. (AU)
Colaboradores
FERRAMENTAS DE SOFTWARE E HARDWARE LIVRE PARA A ACESSIBILIDADE MUSICAL DO DEFICIENTE VISUAL
Finalizado
Este projeto visa o auxílio na utilização, desenvolvimento e apoio à utilização de ferramentas de software para músicos deficientes visuais, em processos de análise, composição e performance musical. Este projeto está ligada ao programa de pós-doutorado do Prof. Dr. Vilson Zattera, que pertence à grande área de conhecimento que envolve música, tecnologia e acessibilidade para o deficiente visual. Pretende-se aqui viabilizar o auxílio ao desenvolvimento do estudo e da implementação de métodos computacionais, bem como analisar as implicações socioculturais, estéticas e performáticas da utilização de modelos computacionais de síntese e processamento de dados (simbólicos e acústicos) no que tange a disponibilização do acesso à música para os deficientes visuais. Este projeto se estenderá desde a questão da utilização e implementação de ferramentas computacionais de auxílio ao acesso à música, para compositores e instrumentistas com deficiência visual, até a exploração da interatividade musical, dada pela excelência aural dos músicos deficientes auditivos, no que tange a sua destacada capacidade de localização espacial sonora, e que pode assim constituir uma vantagem da percepção sonora do deficiente visual, podendo esta ser utilizada na análise, criação e performance musical contemporânea.
Colaboradores
INFRAESTRUTURA: IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO, SEGURANÇA E ÁREA DE VIVÊNCIA DO NICS
Finalizado
O NICS foi agraciado com um projeto de infraestrutura em 2011, o que viabilizou a readequação das instalações básicas do núcleo, no sentido de aumentar o espaço físico disponível para a administração de aulas que o NICS oferece à turmas de alunos da CPG-IA, bem como espaço físico adequado para as atividades de pesquisa e produção artística. No entanto, não foi previsto nesse projeto, a adequação do sistema de climatização, segurança e a instalação de uma nova copa, que envolve a reestruturação da parte hidráulica, elétrica, piso, alvenaria e pintura. Esse projeto visa à implementação desses intens na infraestrutura do NICS.
Colaboradores
INTERATIVIDADE MUSICAL REMOTA ATRAVÉS DE PROCESSAMENTO GESTUAL DISTRIBUÍDO
Finalizado
Este projeto pretende criar um ambiente virtual, através do cyberspace da internet, para propiciar a interatividade musical remota, entre artistas localizados em diferentes localidades geográficas, mas que possam criar música juntos, em tempo-real, através do processamento de modelos computacionais que emulem instrumentos musicais virtuais através de métodos de síntese sonora que sejam controlados dinamicamente por dados gestuais dos participantes remotamente distribuídos. Com isso será também possível explorar, dinâmica e intuitivamente, técnicas musicais contemporâneas de modelamento ecológico e música acusmática.
Colaboradores
INTERFACE GESTUAL DE PERCUSSÃO
Finalizado
Este projeto foi motivado pela escassez de ferramentas musicais de execuc?a?o computadorizada que auxiliassem mu?sicos a transmitir sua visa?o te?cnica e expressiva de uma obra musical. Pretendeu-se investigar a criac?a?o de uma ferramenta computacional que permitisse com que o usua?rio explorasse simultaneamente, e em tempo-real, a te?cnica e a expressividade musical. O objetivo foi criar uma interface computadorizada que pudesse capturar dados dos gestos do usua?rio para controlar a si?ntese sonora de um instrumento virtual de percussa?o. Para isso, utilizou-se um conjunto de estrate?gias, tais como: protocolo MIDI, protocolo Bluetooth, controle Wiimote e um campo de luz infravermelha. A interface gestual de percussa?o mostrou-se eficiente para capturar os gestos do usua?rio e controlar a gerac?a?o do som de um instrumento virtual de percussa?o. Ale?m disso, esta pode se comunicar com outros softwares de mu?sica, tais como: Max MSP, Pure Data e Pro Tools. Constatou-se a viabilidade da criac?a?o desta ferramenta computacional, que pode auxiliar mu?sicos a desenvolverem suas concepc?o?es te?cnicas e expressivas em performances musicais computadorizadas.
Colaboradores
ORGANIZAÇÃO DE REUNIÃO CIENTÍFICA OU TECNOLÓGICA. SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS - SIMCAM10
Finalizado
O Simpósio de Cognição e Artes Musicais (SIMCAM) é um evento anual promovido pela Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais (ABCM) e realizado em parceria com universidades brasileiras. Em 2014, a 10ª edição do SIMCAM será realizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na cidade de Campinas, de 26 a 29 de maio. Será um fórum multidisciplinar dedicado à discussão científica de questões relevantes aos processos cognitivos em Música, em suas várias dimensões. Os idiomas oficiais do Simpósio serão o português, o inglês e o espanhol. Constarão da programação conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de projetos de pesquisa, pesquisas em andamento e resultados de pesquisa, grupos de estudos e apresentações artísticas.
Colaboradores
PARAMETRIZAÇÃO GESTUAL DE PROCESSOS NÃO-LINEARES DE SÍNTESE SONORA
Finalizado
Métodos não-lineares de síntese sonora, tais como FM (frequency modulation), WS (wave-shaping), GS (granular synthesis) e PM (physical modelling), são conhecidos pela capacidade de gerar sons ricos e complexos com pouco recurso computacional, em termos de processamento e memória. No entanto, tais métodos não são intuitivos no que tange sua parametrização visando um específico resultado sonoro. O gesto artístico, considerado aqui como sendo o "movimento com intenção artística", vem sendo estudado como forma intuitiva de controle de processos complexos através de equipamentos capazes de coletar dados gestuais em tempo real - as interfaces gestuais. Este projeto pretende estudar o controle gestual (intuitivo e em tempo-real) de quatro processos de síntese sonora não-linear (FM, WS, GS e PM) através dos gestos coletados por interfaces gestuais comerciais. O resultado esperado é o desenvolvimento de um processo intuitivo de controle gestual de sínteses sonoras não-lineares, a fim de possibilitar a obtenção de novos timbres sonoros de uma forma dinâmica e simples. O gesto está presente em qualquer forma de criação artística. No caso da música, o gesto é principalmente atuante ao longo de uma performance, no processo de recriação da estrutura musical em linguagem sonora. Uma particularidade do gesto é ser capaz de coordenar movimentos extremamente complexos e precisos de forma intuitiva, pelo artista - aquele que domina a técnica do processo de criação. Uma interface gestual trata de um equipamento de aquisição de dados em tempo-real. Esses dados estão relacionados ao gesto artístico, que se refere a um movimento com uma intenção, ou seja, ligados a uma ação específica que, mesmo involuntária, é orientada por um propósito inicial pré-estabelecido, o qual associa diretamente a ação à sua intenção geradora. Neste projeto iremos utilizar interfaces gestuais comerciais para coletar dados que serão utilizados no controle dos parâmetros de métodos de síntese não-linear, de modo a tornar o controle destes métodos artisticamente intuitivo. Objetiva-se o desenvolvimento de um sistema de controle intuitivo, dinâmico e em tempo-real de parametrização gestual de quatro métodos de síntese sonora não-linear. Para tanto, será utilizado o ambiente de programação do PD (PureData) para o desenvolvimento dos métodos das sínteses sonoras e uma interface gestual comercial, para o controle dinâmico dos métodos de síntese, a fim de possibilitar a obtenção de novos timbres sonoros através desses métodos, de forma fácil e intuitiva.
Colaboradores
PIBIC-EM 2017 "FERRAMENTAS DE SOFTWARE E HARDWARE LIVRE PARA A ACESSIBILIDADE MUSICAL DO DEFICIENTE VISUAL
Finalizado
Este projeto foi desenvolvido no Laboratório de Acessibilidade (LAB) da Diretoria de Difusão da Informação da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL)- UNICAMP. Seu objetivo foi produzir materiais didáticos e iniciativas que auxiliassem os usuários com deficiência visual ao acesso à informação musical e assim garantir sua participação plena na vida acadêmica e musical. Este projeto visou conscientizar os alunos do ensino médio dos problemas enfrentados por músicos com deficiência visual, assim utilizando e desenvolvendo programas de apoio aos músicos deficientes visuais (MDV) nos processos de criação, análise e desenvolvimento musical.
Colaboradores
PROJETO SOM – PROJETO PESQUISA REALIZADO EM PARCERIA NICS/CIDDIC
Finalizado
Trata-se do projeto SOM (Self-Organized Music), que foi iniciado em cooperação entre o NICS e o CIDDIC. Este projeto foi aprovado pela FAEPEX, Linha extensão: Auxílio às atividades artísticas, científicas e culturais (Convênio: 519.292 Correntista: 722/10). Originalmente SOM propunha criar uma apresentação musical com a orquestra sinfônica da Unicamp, explorando o original conceito de música auto-organizada, chamada pelo autor deste projeto, pelo acronismo: SOM (Self-Organized Music). Através da utilização de modelos computacionais dinamicamente controlados por interfaces gestuais (equipamentos portáteis e sem-fio, de aquisição dinâmica de coleta de dados do gesto artístico), seriam desenvolvidos para este projeto, algoritmos computacionais de criação musical dinâmica, de maneira que o gesto artístico passe a controlar a geração em tempo-real de notação musical, que será continuamente executada pela orquestra durante a performance artística. Em SOM, a performance musical da orquestra é realimentado pela contínua interação acústico- cognitivo- gestual (os músicos executam a partitura que está sendo dinamicamente criada pelo gesto). O resultado, após a performance, pretende ser uma partitura orquestral original, que foi criada enquanto era executada, pela primeira vez, durante a performance musical.
Colaboradores
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