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Foto: Laeticia Rodrigues de Souza
Laeticia Rodrigues de Souza
Atualmente, trabalha como pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou no Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), vinculado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), desenvolvendo pesquisa na área de Proteção Social no âmbito das iniciativas da Cooperação Sul-Sul (2012-2016). Pós-doutorado na Universidade de Wisconsin em Madison/EUA (2010-2012), com ênfase nas áreas de Demografia da Família, Longevidade e Causas de Morte. Bolsista de pós-doutorado (2010) e doutora em Demografia (2009) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional/FACE/UFMG. Avaliou o impacto do Ciclo Inicial de Alfabetização (CIA) sobre o desempenho dos alunos do Ensino Médio em escolas públicas de Minas Gerais (2010). Foi pesquisadora no projeto Avaliação de Impacto do Programa Bolsa Família junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (2007). Graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Experiência e/ou interesse nas Áreas de Demografia Econômica, da saúde, da Educação e da Família, Proteção Social e Avaliação de Políticas Sociais. (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

EFEITOS DE PARES NA UNIVERSIDADE: COMO O DESEMPENHO DOS COLEGAS PODE INFLUENCIAR OS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ESTUDANTES
Finalizado
Há uma extensa e crescente literatura sobre os efeitos dos pares. Diversas pesquisas investigam o papel das interações sociais para explicar uma série de comportamentos individuais. As escolas são ambientes importantes para o estudo destes efeitos. Uma parcela considerável da acumulação de capital humano ocorre nas escolas e isso tem consequências sobre a produtividade individual e os salários, por exemplo. Este projeto propõe-se a investigar a existência de efeitos de pares em indicadores acadêmicos (como o rendimento semestral global (RSG), as notas em cursos obrigatórios, os créditos concluídos, as taxas de abandono e de retenção) em um país em desenvolvimento. Nós exploramos as especificidades do processo de admissão de alunos em uma universidade federal brasileira, o que funciona como um experimento natural. Indivíduos que são comparáveis em termos de seu desempenho acadêmico anterior - de acordo com sua pontuação no Vestibular - acabam tendo colegas com melhor ou pior desempenho na faculdade devido à regra de atribuição de alunos para turmas no primeiro ou no segundo semestre. Assim, nossa estratégia de identificação para estimar os efeitos dos pares sobre os resultados acadêmicos elimina a auto-seleção endógena para determinados grupos, o que de outra forma minaria a inferência causal dos efeitos de pares. Este projeto é um passo necessário para que investiguemos o impacto da qualidade dos pares nos salários usando o mesmo experimento natural. Esta agenda futura nos permitirá aprofundar nossa compreensão de como os efeitos de pares também podem ter impactos no longo prazo.
Colaboradores
EFEITOS DE PARES NA UNIVERSIDADE: COMO O DESEMPENHO DOS COLEGAS PODE INFLUENCIAR OS RESULTADOS ACADÊMICOS DOS ESTUDANTES
Em andamento
Há uma extensa e crescente literatura sobre os efeitos dos pares. Diversas pesquisas investigam o papel das interações sociais para explicar uma série de comportamentos individuais. As escolas são ambientes importantes para o estudo destes efeitos. Uma parcela considerável da acumulação de capital humano ocorre nas escolas e isso tem consequências sobre a produtividade individual e os salários, por exemplo. Este projeto propõe-se a investigar a existência de efeitos de pares em indicadores acadêmicos (como o rendimento semestral global (RSG), as notas em cursos obrigatórios, os créditos concluídos, as taxas de abandono e de retenção) em um país em desenvolvimento. Nós exploramos as especificidades do processo de admissão de alunos em uma universidade federal brasileira, o que funciona como um experimento natural. Indivíduos que são comparáveis em termos de seu desempenho acadêmico anterior - de acordo com sua pontuação no Vestibular - acabam tendo colegas com melhor ou pior desempenho na faculdade devido à regra de atribuição de alunos para turmas no primeiro ou no segundo semestre. Assim, nossa estratégia de identificação para estimar os efeitos dos pares sobre os resultados acadêmicos elimina a auto-seleção endógena para determinados grupos, o que de outra forma minaria a inferência causal dos efeitos de pares. Este projeto é um passo necessário para que investiguemos o impacto da qualidade dos pares nos salários usando o mesmo experimento natural. Esta agenda futura nos permitirá aprofundar nossa compreensão de como os efeitos de pares também podem ter impactos no longo prazo. (AU)
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