Português
FacebookInstagramYoutube
Foto: Manuel Silveira Falleiros
Manuel Silveira Falleiros
Doutor em Música pela Universidade de São Paulo - USP (2012), Mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2006) - Unicamp, Graduado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Desenvolve pesquisa em Livre Improvisação, e outras formas de música improvisada. É pesquisador dos grupos CogNICS, CyberSOM e "Música Experimental: práticas contemporâneas". Desenvolve pesquisa em Livre Improvisação e educação musical, atua como performer e compositor.
Voltar

Projetos

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL (LABEM): COLETIVO IMPROVISADO
Finalizado
O coletivo improvisado é um grupo prático de Livre Improvisação da Unicamp formado em 2013. O C.I. dá suporte ao projeto do Laboratório de Educação Musical (LabEM) ligado ao Ciddic da Unicamp. É um grupo de performance e investigação que pretende realizar intercâmbio com outras universidades, produção acadêmica multidisciplinar e difusão artística dentro e fora da Unicamp. O objetivo do projeto é produzir conhecimentos científico acerca das pedagogias e práticas musicais contemporâneas. Além do desenvolvimento de um campo inédito na Unicamp para a pesquisa na àrea, pretendemos fornecer para comunidade um ensino musical inovador a partir dos conceitos de Livre Improvisação.
Colaboradores
PALAVRAS SEM DISCURSO: ESTRATÉGIAS CRIATIVAS NA LIVRE IMPROVISAÇÃO. DOUTORADO
Finalizado
O intuito deste trabalho foi o de, através da pesquisa sobre o processo criativo na Livre Improvisação, desenvolver estratégias de criação e explorar a palavra como agente potencializador nos processos de criação. Para compreender o fenômeno da criação na Livre Improvisação, buscamos alternativas metodológicas adaptando modelos de análise que permitissem uma aproximação coerente às artes performativas a partir do esclarecimento sobre os conceitos dos Processos de Criação e do Paradigma Indiciário. Da mesma forma, exploramos o significado da criatividade para a Livre Improvisação, demonstrando a importância de componentes de processo criativo como o imaginário, a criatividade, o risco e a invenção. Dessa forma, apresentamos como se deu o desenvolvimento de uma estratégia criativa a partir da palavra, vinculada às ações que envolvem os conceitos de ressonância emocional e endoconceitos como componentes do processo de criação relativo à Livre Improvisação. Para isso, contamos com um laboratório de experiências práticas, segundo os conceitos de processo criativo, o qual foi denominado ateliê. Apontamos a partir dos conceitos explorados e das experiências práticas, nosso caminho na formulação destas estratégias que apontam para diferentes perspectivas criativas para a Livre Improvisação.
Colaboradores
PROJETO SOM – PROJETO PESQUISA REALIZADO EM PARCERIA NICS/CIDDIC
Finalizado
Trata-se do projeto SOM (Self-Organized Music), que foi iniciado em cooperação entre o NICS e o CIDDIC. Este projeto foi aprovado pela FAEPEX, Linha extensão: Auxílio às atividades artísticas, científicas e culturais (Convênio: 519.292 Correntista: 722/10). Originalmente SOM propunha criar uma apresentação musical com a orquestra sinfônica da Unicamp, explorando o original conceito de música auto-organizada, chamada pelo autor deste projeto, pelo acronismo: SOM (Self-Organized Music). Através da utilização de modelos computacionais dinamicamente controlados por interfaces gestuais (equipamentos portáteis e sem-fio, de aquisição dinâmica de coleta de dados do gesto artístico), seriam desenvolvidos para este projeto, algoritmos computacionais de criação musical dinâmica, de maneira que o gesto artístico passe a controlar a geração em tempo-real de notação musical, que será continuamente executada pela orquestra durante a performance artística. Em SOM, a performance musical da orquestra é realimentado pela contínua interação acústico- cognitivo- gestual (os músicos executam a partitura que está sendo dinamicamente criada pelo gesto). O resultado, após a performance, pretende ser uma partitura orquestral original, que foi criada enquanto era executada, pela primeira vez, durante a performance musical.
Colaboradores
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: