Foto: Marcos Nopper Alves
Marcos Nopper Alves
Dr. Marcos Nopper Alves, possui graduação em Ciências Biologicas pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é pesquisador III da Universidade Estadual de Campinas e coordenador da Divisão de Agrotecnologia do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas da UNICAMP, o CPQBA. Responsável pelo laboratório de cultura de tecidos vegetais (LCTV) da Divisão de Agrotecnologia vem desenvolvendo trabalhos na área de multiplicação e clonagem de plantas medicinais e aromáticas através da utilização das ferramentas de cultivo "in vitro". Atualmente atua coordenando e participando de vários projetos na área de produtos naturais, destacando-se entre eles o cultivo de plantas medicinais do cerrado do estado de São Paulo e trabalhos conjuntos com a Petrobrás no sentido de se detectar vazementos em polidutos através de indicadores vegetais. (Fonte: Currículo Lattes)

DESENVOLVIMENTO DE GENÓTIPOS SUPERIORES DE PINHÃO-MANSO (JATROPHA CURCAS L.): PRODUÇÃO DE ÓLEO, ATIVIDADE FARMACOLÓGICA, ANTIMICROBIANA E PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS COM POTENCIAL COMBUSTÍVEL
A Jatropha curcas L. , pertencente a família Euphorbiaceae, popularmente conhecida como pinhão manso, é uma planta arbustiva que pode atingir até 5 m de altura, com distribuição em todas as regiões tropicais do globo. No Brasil é cultivada muitas vezes como cerca viva, mas seu maior emprego está na utilização do óleo retirado de suas sementes como lubrificante em motores a diesel, na fabricação de sabão e tinta bem como na medicina popular onde é freqüentemente usada como purgativo, no tratamento de afecções da pele, hidropisia, gota, paralisia e reumatismo. Esta planta oleaginosa vem sendo considerada uma opção agrícola para o Brasil, pois além de suas qualidades que permitem que seu óleo seja transformado em óleo diesel viável para a obtenção do biodiesel, ela é uma espécie nativa e resistente à seca e provavelmente possui princípios ativos que justificam a sua utilização popular tão dissiminada. Por outro lado, a carência de informações científicas a respeito da espécie e a inexistência de cultivos em larga escala devido ao fato desta planta ser selvagem, levam a necessidade de estudos que visem a sua domesticação, de forma que se estabeleçam os parâmetros necessárisos para o seu cultivo racional. Espera-se que os planos de estudo, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia os quais este projeto se propõe, permitam num futuro próximo, a utilização do pinhão manso não só para a produção de biodiesel como também no que tange o seu emprego como planta medicinal. Desta forma, inserem-se aqui, estudos de fitoquímica, farmacologia, microbiologia e toxicologia que embasarão as perspectivas da sua utilização como fitoterápico.
O CPQBA junto com a Petrobras vem realizando ensaios utilizando a cana de açucar como marcador de possíveis vazamentos de óleo nos oleodutos da Petrobrás. Para isto, o CPQBA esta oferecendo o campo experimental para instalação de um ensaio onde irão ser montados sistemas artificiais de inundação da terra com óleo.
O USO DA COBERTURA VEGETAL COMO BIOINDICADOR DE IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR VAZAMENTOS DE HIDROCARBONETOS EM DUTOS E SUA DETECÇÃO ATRAVÉS DE SENSORIAMENTO REMOTO FASE II
O CPQBA junto com a Petrobras vem realizando ensaios utilizando a cana de açucar como marcador de possíveis vazamentos de óleo nos oleodutos da Petrobrás. Para isto, o CPQBA esta oferecendo o campo experimental para instalação de um ensaio onde irão ser montados sistemas artificiais d e inundação da terra com óleo.
PRODUÇÃO ESCALONADA DE MUDAS MICROPROPAGADAS DE ESPÉCIES BIOATIVAS