Português
FacebookInstagramYoutube
Foto: Ana Cristina Colla
Ana Cristina Colla
Nasceu Ana Cristina, filha de Ana, neta de Maria. Era pra ser Ana Maria, mas a avó disse que Maria sofria demais. Aí a nomearam Ana Cristina, de Cristo. Nasceu miúda. Míope se tornou quando começou a crescer. Ser atriz nunca foi sonho, foi sendo. Talvez pela vocação de ser casulo. Quando foi para o mundo, sonhando em ser gente grande, se tornou: Doutora em Artes pela Unicamp (2010), graduada em Artes Cênicas (1993) e mestre em Artes (2003), todos pela mesma universidade. Atriz-pesquisadora do LUME Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp, desde 1993. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - Unicamp. No LUME desenvolve pesquisas na codificação, sistematização e teatralização de técnicas corpóreas e vocais não-interpretativas do ator dentro de três linhas mestras de trabalho: o Clown e a Utilização Cômica do Corpo, a Mímesis Corpórea e a Dança Pessoal, além do desenvolvimento de uma metodologia de treinamento técnico-corpóreo-vocal cotidiano e a sua transmissão. Apresentou espetáculos e ministrou workshops, palestras, demonstrações técnicas e pesquisas de campo sobre o trabalho desenvolvido no Lume em diversas cidades do Brasil. No exterior realizou esses mesmos trabalhos nos seguintes países: Dinamarca, Noruega, Egito, Israel, Equador, Bolívia, México, EUA, Itália, França, Alemanha, Bélgica, Escócia, Portugal, Polônia, Coréia do Sul, Costa Rica e Argentina. Participa como atriz nos seguintes espetáculos do LUME: Parada de Rua (1995...), Café com Queijo (1999...), Um Dia... (2000...), Shi-zen, 7 Cuias (2003...), O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006...), Você (2009...), Os Bem Intencionados (2012) e SerEstando Mulheres (2013). É autora dos livros Da minha janela vejo... - Relato de uma trajetória pessoal de pesquisa no LUME (2006 HUCITEC - Fapesp) e Caminhante, não há caminho. Só rastros (2013 Ed. Perspectiva - Fapesp) e é colaboradora permanente da revista do Lume. Dirigiu os espetáculos Espiral - Brinquedo Meu com o ator-músico Helder Vasconcelos, Gaiola de Moscas e Tu sois de onde, com o grupo Peleja e Alphonsus, com a atriz do Lume Raquel Scotti Hirson. (Fonte: Currículo Lattes)
Voltar

Projetos

FORMAS DE CONTÁGIO: ESTUDO A PARTIR DA CONTAMINAÇÃO ENTRE MÍMESIS CORPÓREA E DANÇA CONTEMPORÂNEA
Finalizado
O presente projeto tem como objeto de estudo a relação conceitual e prática entre a metodologia da Mímesis Corpórea desenvolvida no Lume Teatro, Campinas/SP, e o processo de composição na dança contemporânea, tendo como eixo norteador o conceito de dramaturgia do corpo. A pesquisa se apoiará no pensamento de autores como Michael Focault, José Gil e de pressupostos estético-filosóficos discutidos e apresentados por artistas-pesquisadores das Artes da Cena no Brasil como Renato Ferracini e Christine Greiner, além do aprofundamento na linha teórico-prática desenvolvida pelo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp). . Paralelamente, serão desenvolvidos laboratórios práticos norteados pela metodologia da Mímesis Corpórea, os quais serão divididos em duas etapas principais. A primeira será constituída por uma revisão dos exercícios propostas pela metodologia da mímesis, com ênfase no uso de imagens e objetos. No segundo momento serão investigados os modos de redimensionamento dessa prática para a dança a partir da relação com o outro e com o espaço físico urbano. Todos os laboratórios serão realizados em colaboração com o Grupo Vão (coletivo de dança contemporânea), visando o desenvolvimento e a síntese em um estudo cênico solo. O uso de imagens e objetos, e posteriormente a relação com o outro e o espaço urbano serão as ferramentas principais para o estudo da prática da mimesis, tendo como objetivo criar estados corpóreos, impulsos e fluxos de movimento, direcionando-os para a construção de coreografias. Desse modo estaremos propondo um processo de contaminação entre um procedimento oriundo de práticas teatrais, que é a mímesis corpórea, e a sua diluição e aplicação para experimentar processos criativos em dança.
Colaboradores
PROCESSO, CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS, DEMONSTRAÇÕES DE TRABALHO E PROCESSOS FORMATIVOS
Finalizado
Criação, produção e apresentação de espetáculo, processos formatívos e demonstrações de trabalho resultantes de pesquisa baseada em práticas artísticas.
Colaboradores
SER-ESTANDO MULHERES
Finalizado
Esse projeto pretende refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a trajetória de formação do ator, focando na construção de um repertório pessoal de representação, partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Para tanto será analisado o processo de construção de uma demonstração prática de trabalho, tendo como base as ações físicas e vocais codificadas da atriz pesquisadora Ana Cristina Colla ao longo de sua trajetória de dezenove anos como integrante do Núcleo. Atualmente a atriz participa de sete espetáculos do Núcleo, sendo uma das principais difusoras das pesquisas desenvolvidas. Para a construção da demonstração será assessorada por uma equipe de pesquisadores que acompanham sua trajetória ao longo dos anos. (AU)
Colaboradores
SERESTANDO MULHERES
Finalizado
Esse projeto pretende refletir e analisar, em um plano prático-conceitual, a trajetória de formação do ator, focando na construção de um repertório pessoal de representação, partindo da metodologia da Mímese Corpórea e da Dança Pessoal, ambas desenvolvidas pelo Lume Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Para tanto será analisado o processo de construção de uma demonstração prática de trabalho, tendo como base as ações físicas e vocais codificadas da atriz pesquisadora Ana Cristina Colla ao longo de sua trajetória de dezenove anos como integrante do Núcleo. Atualmente a atriz participa de sete espetáculos do Núcleo, sendo uma das principais difusoras das pesquisas desenvolvidas. Para a construção da demonstração será assessorada por uma equipe de pesquisadores que acompanham sua trajetória ao longo dos anos.
Colaboradores
UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS VERTICAL E AÉREO NA COMPOSIÇÃO CÊNICA: UM ESTUDO DE CASO
Finalizado
O presente projeto de mestrado acadêmico tem como objetivo investigar e descrever as possibilidades de composição cênica a partir da utilização dos espaços vertical e aéreo. Para tanto, será feita revisão bibliográfica acerca dos conceitos de espaço e de composição cênica, treinamento específico a partir das técnicas desenvolvidas pelo LUME - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais vinculado à UNICAMP - e um estudo de caso da Cia Suspensa de Minas Gerais, que há mais de 10 anos desenvolve trabalhos relacionados à esta área. Serão verificados quais os métodos adotados pela Companhia em questão para compor, abordar e desenvolver conceitos relacionados à utilização do espaço como elemento textual da cena e como catalisador para a criação cênica. Desenvolver-se-á um estudo cênico a partir de treinamento específico desenvolvido pelo LUME e das vivências e informações obtidas na pesquisa. Desta forma, buscar-se-á contribuir para a criação cênica e para a ampliação de referencial teórico nacional na área.
Colaboradores
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: