Português
FacebookInstagramYoutube
Foto: Natália Ferreira Oshiyama
Natália Ferreira Oshiyama
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é pesquisadora do Centro de Engenharia Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia biomédica, modelos matemáticos, regulação de Na+ e transporte de Ca2+ em cardiomiócitos, técnicas de eletrofisiologia celular, fluorescência e isolamento de cardiomiócitos, engenharia clínica, gerenciamento de equipamentos médico-hospitalares e lógica paraconsistente anotada. (Fonte: Currículo Lattes)
Voltar

Projetos

MODELO MATEMÁTICO DE POTENCIAL DE AÇÃO VENTRICULAR INTEGRADO A UM MODELO DE DINÂMICA DE CA2+ MITOCONDRIAL
Em andamento
Modelos matemáticos de potencial de ação (PA) têm sido comumente utilizados para compreender a eletrofisiologia de miócitos cardíacos e prever como alterações (e.g. na cinética de abertura e fechamento de canais iônicos) podem modificar a atividade elétrica do coração. Se integrados a modelos que descrevem a dinâmica de Ca2+, esses modelos permitem a descrição do fenômeno de acoplamento excitação-contração, uma vez que o Ca2+ é o elemento responsável pelo acoplamento entre a atividade elétrica (excitação) e mecânica (contração) das células. Miócitos cardíacos de mamíferos imaturos diferem funcionalmente de células adultas, tanto no aspecto eletrofisiológico, quanto na dinâmica de Ca2+. Apesar da ampla utilização de cardiomiócitos de ratos neonatos, há poucos modelos descrevendo a função destas células, além de geralmente não ser levada em consideração a participação da mitocôndria na geração do transiente de Ca2+ intracelular. Sabe-se que o transiente de Ca2+ intracelular leva ao aumento da concentração de Ca2+ na mitocôndria e ao consequente aumento da atividade do ciclo de Krebs, o que regula o metabolismo energético em cardiomiócitos. Neste trabalho, será desenvolvido um modelo matemático completo de PA e transporte de Ca2+ no ventrículo de rato neonato, integrado à formulação da concentração de Ca2+ na mitocôndria, a partir de modelos já existentes e de dados obtidos em nosso laboratório e na literatura. Além disso, serão realizados experimentos para medir a corrente do trocador Na+/Ca2+ em células recém-isoladas de ventrículo de ratos neonatos, dado ainda controverso na literatura, e as componentes rápida, lenta e ultra-rápida da corrente retificadora tardia de K+, o que permitirá uma análise mais aprofundada da fase de repolarização da membrana e da restituição da duração do PA.
Colaboradores
USO DE SOFTWARE DE APOIO A DIAGNÓSTICO DE OBSTRUÇÃO URETRAL BASEADO EM LÓGICA PARACONSISTENTE ANOTADA
Em andamento
Estudos urodinâmicos de pressão e fluxo são geralmente realizados para diagnosticar obstrução infravesical em homens, e os dados urodinâmicos são comumente analisados pelo nomograma de Abrams-Griffiths para propósito de diagnóstico. O nomograma define três zonas de diagnóstico: obstruído, dúvida e normal. Pacientes que apresentam dados na região de dúvida necessitam que o médico analise outras informações e exames para que um diagnóstico final seja dado. Neste trabalho, será testada uma ferramenta de suporte ao diagnóstico de obstrução infravesical baseada em lógica paraconsistente anotada, que permite o estudo de sistemas que contêm indeterminações e/ou inconsistências, que é o caso de dados clínicos que se encontram na região de dúvida do nomograma. O objetivo do trabalho será avaliar se o programa desenvolvido em ExcelTM é robusto para classificação de dados de avaliação urodinâmica medidos por diferentes equipes, em diferentes condições. Caso o teste seja positivo, o programa poderá se tornar uma ferramenta importante de apoio ao diagnóstico de obstrução uretral, já que pode indicar ao médico a necessidade de análise mais aprofundada nos casos em que os estados lógicos dos diagnósticos apresentam algum tipo de inconsistência.
Colaboradores
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: