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Foto: Raquel Scotti Hirson
Raquel Scotti Hirson
Nascida em Brasília, é atriz-pesquisadora do LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) desde 1994 e membro do Conselho Artístico e de Pesquisa do Núcleo. Faz parte da equipe que organiza a Jornada Internacional Atuação e Presença e é colaboradora permanente da Revista do LUME. Tem enquadramento funcional de Pesquisador (Pq). É doutora e mestre pelo Instituto de Artes da UNICAMP, com a tese Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo e a dissertação Tal Qual Apanhei do Pé, ambas as pesquisas orientadas pela Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber. É professora colaboradora e orientadora de alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Da Cena do IA, UNICAMP desde 2015 com o projeto de pesquisa Mímesis Corpórea ? Mímesis da Palavra: construção de presença a partir da observação. É autora do livro Tal qual apanhei do pé: uma atriz do Lume em pesquisa (HUCITEC e FAPESP, 2006). Tem capítulos publicados em livros, Corpos em Fuga, Corpos em Arte (HUCITEC e FAPESP, 2006), LUME Teatro 25 anos (UNICAMP, 2011) e Ensaios de Atuação (Perspectiva e FAPESP, 2013); artigos publicados na Revista do Lume, Lume e Anzu: um intercâmbio, Mímesis Corpórea, o primeiro passo, e Um Dia... um passo adiante; nos Anais da ABRACE, Corpoetizar: reflexões sobre mimese poética da palavra (2008), Mímesis e Subtexto (2014), Quando os subtextos são textos (2016) e nos Anais do Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em Artes da Cena do IA UNICAMP, Mímesis Corpórea: Cruzamentos e Atualizações (2016). Atua nos espetáculos em repertório Café com Queijo (1999), direção coletiva; O que seria de nós sem as coisas que não existem (2006), dirigido por Norberto Presta; no solo Alphonsus (2013), dirigido por Ana Cristina Colla e no espetáculo demonstração Quando os subtextos são textos (2015). Atuou em diversos espetáculos do Lume, fora de repertório atualmente: Taucoauaa Panhé Mondo Pé (1993), Contadores de Estórias (1995 a 1997), Anoné (1995), Mixórdia em Marcha-Ré Menor (1996 e 1997), Afastem-se Vacas que a Vida é Curta (1997), Parada de Rua (1995-2015), Um Dia... (2000-2005), Shi-Zen, 7 Cuias (2004-2015) e Os Bem Intencionados (2012-2015). Dirigiu, em parceria com Jesser de Souza, o concerto musical Espelho (2006), do Grupo Anima de Campinas; o espetáculo Teus Passos, Teus Guia (2008), do Grupo EngasgaGato, de Ribeirão Preto; Molhados & Secos (2015) da Cia ParaladosanjoS de Campinas, em parceria com Fernando Villar, Monica Alla e Idit Herman; Violetas (2016), solo de Mayra Montenegro de Natal (RN) e Aventura PiraÇara (2016), da Cia ParaladosanjoS de Campinas, em parceria com Dorothy Max Prior. Realiza frequentemente intercâmbios com artistas e pesquisadores internacionais, dentre os principais a japonesa Natsu Nakajima (1995 e 1996) sobre a dança butô; a canadense Sue Morrison (1999), que realiza pesquisa de Clown Através da Máscara; o dinamarquês e ator do Odin Teatret Kai Bredholt (1995 e 2002), no projeto Música e Teatro de Rua: teatralização de espaços não convencionais; a japonesa Anzu Furukawa (1997), no projeto Mímesis Corpórea e a Poesia do Cotidiano; o japonês Tadashi Endo (2002-2010) sobre a dança butô; o ítalo-argentino Norberto Presta (2004-2006), sobre a organicidade do ator na construção da dramaturgia e Dorothy Max Prior sobre Site Specific (2016). (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

ESTRUTURA E ESPONTANEIDADE NA MÍMESIS CORPÓREA E NA MIMESIS DA PALAVRA COMO PREMISSAS PARA SE PENSAR PRESENÇA CÊNICA
Finalizado
Através deste projeto pretendo desenvolver uma pesquisa sobre conceitos de estrutura e espontaneidade partindo das metodologias de mímesis corpórea e mímesis da palavra que vem sendo desenvolvidas pelo LUME (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais - UNICAMP) e pela orientadora de minha pesquisa, Raquel Scotti Hirson. A coleta de material ocorrerá através da observação de travestis, em ruas e boates da cidade de Campinas, além de moradoras do bairro Jardim Itatinga, também em Campinas. Partindo da coleta destes materiais e utilizando procedimentos da mímesis corpórea e da mímesis da palavra, buscaremos experimentar maneiras de estruturar no corpo/voz do ator uma gama de ações físicas e vocais observadas, trabalhando na construção e manutenção de uma presença cênica. Utilizaremos essa experiência para refletir sobre o binômio estrutura e espontaneidade, sobretudo no que diz respeito à estruturação e codificação do material coletado a partir da observação. Os experimentos práticos em sala serão a base para discutirmos se presença e espontaneidade podem estar relacionadas e de que maneira isso ocorre em um trabalho de atuação. A pesquisa inclui, portanto, uma parte prática e uma reflexão teórica a respeito daquilo que esperamos encontrar em sala de trabalho como: ações físicas, codificação de materiais, mímesis corpórea, mímesis da palavra e presença cênica.
Colaboradores
EXPERIMENTAÇÕES NA METODOLOGIA MÍMESIS CORPÓREA PARA REFLETIR SOBRE ESTRUTURA, ESPONTANEIDADE E PRESENÇA CÊNICA
Finalizado
Este projeto visa a efetuar um estágio de pesquisa com a Profa Dra Josette Féral na Universidade de Sorbonne Nouvelle - Paris III para desenvolver e aprofundar discussões teóricas sobre presença do ator, estrutura e espontaneidade e suscitar reflexões sobre presença cênica. A investigação será feita através de entrevistas com Josette Féral, orientadora de minha pesquisa na França, e pelo estudo detalhado de conceitos como treinamento, ações físicas e vocais, impulso, energia, jogo e presença cênica, em suas pesquisas e publicações. Meu objetivo é vincular estes conceitos investigados, na pesquisa de Josette Féral, à metodologia da mímesis corpórea desenvolvida pelo Lume (Núcleo de Pesquisas Teatrais da UNICAMP) e por minha orientadora no Brasil, Raquel Scotti Hirson. Ao expor meu projeto e apresentar indagações, questionamentos sobre os temas mencionados acima à Profa. Josette Féral, uma das pesquisadoras mais importantes da contemporaneidade na área de teoria em artes cênicas, ela aceitou me orientar neste estágio de pesquisa que está previsto para iniciar em fevereiro de 2016, representando uma grande oportunidade de aprofundamento na investigação sobre presença cênica através da metodologia da mímesis corpórea.
Colaboradores
PROCESSO, CRIAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS, DEMONSTRAÇÕES DE TRABALHO E PROCESSOS FORMATIVOS
Finalizado
Criação, produção e apresentação de espetáculo, processos formatívos e demonstrações de trabalho resultantes de pesquisa baseada em práticas artísticas.
Colaboradores
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