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Foto: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos. (Fonte: Currículo Lattes)
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Projetos

ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE A DIÁSPORA BRASILEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - BRASIL-EUA ENTRE A UNIÃO/MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES - MRE/EMBAIXADA DO BRASIL E
Finalizado
Este projeto explora o caso dos brasileiros altamente qualificados, aqui incluídos profissionais com nível superior (graduação e pós-graduação), exercendo ocupações ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fixados e em mobilidade nos Estados Unidos a fim de propor meios pelos quais eles possam contribuir para o desenvolvimento da CT&I brasileira. O objetivo da pesquisa é fazer um diagnóstico e propor políticas para compreender como a CT&I no Brasil pode obter ganhos com a circulação e fixação de brasileiros de alta qualificação e com atuação na área de CT&I nos EUA.
Colaboradores
APOIO À AVALIAÇÃO CONTINUADA DO PROFIS NO TEMA DA COMPETÊNCIA DE APRENDER A APRENDER
Finalizado
O objetivo desse projeto de iniciação cientifica (IC) é aprofundar o entendimento sobre a relação entre a educação geral, resultado do Programa de Formação Interdisciplinar Superior da Unicamp, e o aprendizado ao longo da vida. Esse projeto está inserido em um projeto maior, Avaliação Continuada do ProFIS, visando apoiar o aprimoramento da metodologia de avaliação para obter os resultados e impactos do programa.
Colaboradores
APOIO À AVALIAÇÃO CONTINUADA DO PROFIS NO TEMA DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS
Finalizado
Este projeto procura aprofundar o entendimento sobre como o Programa de formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp poderá vir a influenciar a formação de atitudes e valores democráticos em seus alunos, incluindo temas como engajamento comunitário e cívico, compreensão racial, abertura para diversidade e apoio à igualdade de gênero, entre outros. Este projeto está associado a um projeto maior intitulado "Avaliação Continuada do ProFIS", realizado pelo Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP) também na Unicamp, desde 2011, que tem como objetivo geral avaliar o processo de implementação do Programa, seus resultados e impactos. O objetivo geral deste projeto de iniciação científica é apoiar a Avaliação Continuada do ProFIS, por meio do aprimoramento da metodologia de avaliação no que se refere à mensuração dos resultados e impactos do programa quanto à formação de cidadãos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas primeiramente com a finalidade de situar sobre: a metodologia do trabalho científico, avaliação de programas e a organização e composição do Ensino Superior do Brasil. Em seguida o projeto se voltou especificamente à revisão bibliográfica sobre como o ensino superior influencia a formação do cidadão e o exame dos instrumentos de coleta da avaliação em relação a este tema. Os resultados são a revisão dos questionários, no sentido de incluir ou aperfeiçoar questões específicas sobre o impacto do ProFIS na formação de atitudes e valores democráticos.
Colaboradores
AVALIAÇÃO CONTINUADA DE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR - METODOLOGIA E APLICAÇÃO
Finalizado
O objetivo deste projeto foi desenvolver uma metodologia de avaliação continuada de processo, resultados e impactos para programas de ação afirmativa no ensino superior. Para atingir este objetivo, a pesquisa foi realizada através da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A avaliação foi conduzida por uma equipe de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação. A escolha deste programa ocorreu devido às inovações que o programa introduz no cenário brasileiro em relação: à forma de ingresso no ensino superior, ao formato da ação afirmativa e a seu conteúdo de formação geral.
Colaboradores
AVALIAÇÃO CONTINUADA DE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR - METODOLOGIA E APLICAÇÃO
Finalizado
O objetivo deste projeto foi desenvolver uma metodologia de avaliação continuada de processo, resultados e impactos para programas de ação afirmativa no ensino superior. Para atingir este objetivo, a pesquisa foi realizada através da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A avaliação foi conduzida por uma equipe de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação. A escolha deste programa ocorreu devido às inovações que o programa introduz no cenário brasileiro em relação: à forma de ingresso no ensino superior, ao formato da ação afirmativa e a seu conteúdo de formação geral.
Colaboradores
AVALIAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR - PROFIS/UNICAMP.
Finalizado
O texto apresenta os resultados do Projeto de Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que foi uma iniciativa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas, iniciada em dezembro de 2010, concomitantemente ao início do programa. O projeto tem como objetivo principal desenvolver e implementar uma metodologia inovadora de avaliação da implementação de programas e de seus impactos nos beneficiários e nas comunidades em que eles estão inseridos. Desta forma, o projeto foi planejado como um estudo de longo prazo para acompanhar a implementação do ProFIS desde o seu início, assim como os seus resultados e impactos ao longo do tempo.O projeto também procura apoiar o processo de implementação do programa e gerar subsídios para a prestação de contas à sociedade. Nesta publicação foram reunidas análises produzidas desde 2013, referidas às três primeiras turmas de alunos participantes do programa. Essas análises foram apresentadas em congressos científicos, assim como, em várias instâncias da administração da Unicamp.
Colaboradores
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS/UNICAMP) NA DIMENSÃO DA INCLUSÃO SOCIAL
Finalizado
Iniciado em 2011 na Unicamp com a criação da sua primeira turma, o Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFis, proporciona aos seus alunos a oportunidade de uma formação geral. Por se tratar de um programa pioneiro faz-se muito importante uma avaliação institucional continuada do mesmo, que por sua vez começou junto com a implementação do programa e deseja analisá-lo em diversos âmbitos, inclusive na dimensão da inclusão social.
Colaboradores
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR (PROFIS/UNICAMP) NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Finalizado
O objetivo deste projeto de Iniciação Científica é analisar os instrumentos de coleta da avaliação quanto ao aspecto do impacto do ProFIS na trajetória profissional dos alunos. Espera-se assim apoiar a avaliação institucional do ProFIS na coleta e análise de dados. A avaliação do ProFIS é apoiada em uma metodologia de avaliação continuada, que acompanha (e acompanhará) os participantes do curso durante o ensino superior e durante a carreira profissional.
Colaboradores
ENGAJAMENTO ESTUDANTIL NA UNICAMP DE ACORDO COM O SURVEY SERU 2012: PERFIS DOS ESTUDANTES COM RESULTADOS DO APRENDIZADO
Finalizado
O objetivo desta pesquisa é analisar o engajamento do estudante em uma universidade de pesquisa, entendido como a quantidade de energia física e psicológica que o mesmo dedica à experiência acadêmica, e suas associações com a experiência global.
Colaboradores
ESCOLHA DE CURSOS DA GRADUAÇÃO ENTRE EGRESSOS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR - PROFIS
Finalizado
Seu objetivo foi analisar o processo de escolha de cursos por parte dos alunos que ingressaram no ProFIS, considerando as trajetórias observadas daqueles que continuam na Unicamp e dos que continuaram seus estudos de nível superior em outras universidades.
Colaboradores
EXPLORANDO O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE PESQUISA E OS EFEITOS NOS RESULTADOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Finalizado
Explorar o engajamento estudantil em uma universidade de pesquisa e a associação com a experiência geral dos alunos e os resultados do aprendizado, a partir da utilização de dados do questionário do projeto internacional Student Experience in the Research University aplicado na Unicamp em 2012, associados a registros acadêmicos.
Colaboradores
HEIP - LINK: PROMOVENDO A DIMENSÃO INTERNACIONAL DA PESQUISA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Finalizado
Trata-se de um projeto de pesquisa que visa fazer um levantamento internacional das práticas e estruturas relacionadas à cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior, focando nos aspectos de propriedade intelectual e transferência de Tecnologia, tendo como objetivo principal fortalecer a cooperação e sensibilização em pesquisa, por meio da ampliação do conhecimento em questões de cooperação em P&D, entre as Instituições de Ensino Superior - IES da Europa e suas congêneres estratégicas nos países: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul (BRICS) e demais países da America Latina e da Ásia.
Colaboradores
MAPEAMENTO DA COBERTURA JORNALÍSTICA SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Finalizado
A proposta deste projeto consiste em mapear a cobertura jornalística sobre ação ações afirmativas no Brasil em relação ao ensino superior, escolhendo como recorte o período que compreende janeiro de 2003 a dezembro de 2012. O objetivo é analisar, de acordo com enquadramento sociológico, as publicações da Folha de São Paulo a respeito desse assunto e partir disso verificar as diversas vertentes que se relacionam com ação afirmativa, na mídia. Especificamente busca-se mensurar e analisar o volume de registros ao longo do tempo, as justificativas apresentadas para a criação/manutenção da política de ação afirmativa, os atores que se apresentam nas reportagens, entre outros fatores
Colaboradores
NÚCLEOS DE PESQUISA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: EXPANSÃO DA VISIBILIDADE DA PRODUÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UNICAMP
Finalizado
Reconhecendo-se a importância social e jornalística das pesquisas científicas desenvolvidas por centros de pesquisa como o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (NEPP - UNICAMP), em especial devido ao interesse público, a qualidade da ciência ali desenvolvida e a importância do controle social das políticas públicas, esta pesquisa pretende desenvolver estratégias de comunicação (como elaboração de mailings de press releases e vídeos informativos, workshops com a comunidade de pesquisadores do Núcleo, reestruturação de website e redes sociais) que permitam ampliar a divulgação científica sobre o tema, em especial através da produção de conteúdo jornalístico referente à atividade científica do Núcleo em veículos como a revista brasileira de ciência ComCiência. (AU)
Colaboradores
TRAJETÓRIAS DISCENTES PPGA UNICAMP
Em andamento
O objetivo da pesquisa é desenvolver e aplicar metodologia para avaliar da experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unicamp como estudo de caso.
Colaboradores
USO DO ESTUDO LONGITUDINAL NA AVALIAÇÃO CONTINUADA DE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Finalizado
O objetivo deste projeto é desenvolver um estudo longitudinal em um processo de avaliação continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp. O programa avaliado representa uma inovação na política pública de educação superior. A avaliação do ProFIS foi iniciada juntamente com o programa, encontra-se em curso e é planejada para ser continuada. O estudo longitudinal a ser desenhado e implementado no período de execução deste projeto de pesquisa comporá a parte de avaliação de impactos especificamente desenhada na abordagem quase experimental. Desta forma há uma agenda de pesquisa em avaliação que poderá auxiliar a avaliação de outros programas de educação superior no país.
Colaboradores
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