Português
FacebookInstagramYoutube
Foto: Rosana Almada Bassani
Rosana Almada Bassani
possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1983) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (1988). Desenvolveu estudos como pesquisadora visitante na University of California, Riverside (1990-1992) e no Department of Physiology, Loyola University Chicago (1992-1994, 1996, 2001, 2002). Atualmente é pesquisadora do Centro de Engenharia Biomédica da Universidade Estadual de Campinas. Tem atuado nas áreas de Fisiologia Cardiovascular, Biofísica Celular, Farmacologia Autonômica e Bioengenharia. Sua principal linha de pesquisa é acoplamento excitação-contração e regulação da homeostasia de cálcio no miocárdio.
Voltar

Projetos

AVALIAÇÃO DE VARIAÇÕES DO CONTEÚDO DE NUCLEOTÍDEOS DE ADENINA REDUZIDOS EM MIÓCITOS CARDÍACOS POR MEDIÇÃO DE FLUORESCÊNCIA. (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
Finalizado
Aluno: Bruna Lourena Lázaro Diçordi
Colaboradores
DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA PARA ANÁLISE DE VARIÂNCIA TRIFATORIAL: APLICAÇÕA AO ESTUDO COMPORTAMENTAL EM INSETOS. (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
Finalizado
Aluno: George Nicolas Kontogiorgos
Colaboradores
EFEITOS AGUDOS SOBRE MIÓCITOS CARDÍACOS ISOLADOS DE UM ANÁLOGO DA DOXORRUBICINA COM MAIOR ATIVIDADE ANTI-TUMORAL
Em andamento
A doxorrubicina é um dos agentes antineoplásicos mais eficientes e utilizados para tratamento de diversos tipos de câncer. No entanto, um sério efeito colateral é a indução de cardiomiopatia aguda e crônica, o que motiva a busca por análogos do composto que sejam menos agressivos ao coração. O objetivo deste trabalho é caracterizar a atividade elétrica, transporte de Ca2+ e atividade contrátil de cardiomiócitos durante a exposição aguda a doxorrubicina e a um análogo cujos testes iniciais indicaram maior atividade antineoplásica. Propõe-se também investigar alguns mecanismos que possam estar envolvidos na cardiotoxicidade das antraciclinas.
Colaboradores
ESTUDO DO TRANSPORTE CELULAR E SUBCELULAR DE CÁLCIO NO MIOCÁRDIO DURANTE O ENVELHECIMENTO
Em andamento
Neste projeto, pretende-se estimar os fluxos de Ca2+ por diferentes vias de transporte e compartimentos (e.g., retículo sarcoplasmático, mitocôndrias, meio extracelular) em miócitos isolados do coração de ratos idosos, bem como investigar a função de mitocôndrias isoladas desses corações sob diversos aspectos. Pretende-se também avaliar quantitativamente (in vivo) o desenvolvimento de fragilidade anatômica e funcional em cada animal ao longo do envelhecimento desde o estágio de adulto jovem. Busca-se aqui, por meio do estudo das modificações fisiológicas durante o envelhecimento de indivíduos saudáveis, identificar alterações cardíacas que os predisponham ao aparecimento de doenças, e possíveis relações com processo de fragilização que ocorre durante o envelhecimento, porém com considerável variabilidade interindividual.
Colaboradores
PROJETO, CONSTRUÇÃO E TESTES DE UM DESFIBRILADOR MULTIDIRECIONAL
Finalizado
A fibrilação ventricular (FV) é um tipo de arritmia cardíaca com alto potencial letal, cujo único tratamento eficaz conhecido é a desfibrilação elétrica, ou seja, aplicação de choques de alta intensidade. Este procedimento, no entanto, pode causar sério comprometimento da função cardíaca por afetar deleteriamente as células miocárdicas, o que pode resultar em insucesso da ressuscitação. Neste trabalho foi desenvolvida e testada uma instrumentação específica para o estudo de uma nova abordagem de desfibrilação elétrica cardíaca (estimulação multidirecional), que permitiu o chaveamento de choques sequenciais temporalmente defasados durante o mesmo ciclo estimulatório cardíaco, os quais foram aplicados a três pares de eletrodos em diferentes direções. A instrumentação foi testada in vivo, na desfibrilação direta do coração de suínos. A desfibrilação multidirecional permitiu uma redução em 20% da intensidade requerida dos choques, quando comparada à convencional (monodirecional) em uma ampla faixa de probabilidade de sucesso desfibrilatório. Mesmo para uma probabilidade de sucesso de 90%, os níveis de energia requeridos para a reversão da FV foram significativamente menores com a estimulação multidirecional (4,25 ± 0,63 J) do que com a estimulação monodirecional (5,09 ± 0,43 J, respectivamente; P< 0,05). Deste modo, a estimulação multidirecional demonstra ser uma importante inovação para permitir um tratamento desfibrilatório mais eficiente e seguro
Colaboradores
REGULAÇÃO ADRENÉRGICA DO CRONOTROPISMO ATRIAL DURANTE O DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL DO RATO (MESTRADO)
Finalizado
Aluno: Elizangela Souto de Oliveira . A ação de mediadores adrenérgicos sobre o coração, particularmente estimulando o cronotropismo, é o principal mecanismo neuro-humoral de aumento do débito cardíaco em resposta a demandas circulatórias. Porém, o estabelecimento da inervação simpática cardíaca só se completa após o nascimento. Este fator, além do possível desenvolvimento da via de transdução ?-adrenérgica, poderia modular a resposta cardíaca a mediadores simpáticos durante o amadurecimento pós-natal. O presente projeto tem por objetivo analisar a reatividade cronotrópica a agonistas da via ?-adrenérgica em átrios direitos de ratos em desenvolvimento. Curvas concentração-efeito a catecolaminas serão determinadas a 36 oC em átrios direitos isolados de ratos Wistar com idade entre zero e 21 dias, e de ratos Wistar machos (3-6 meses). Será investigada a influência dos sistemas de captação neuronal e extraneuronal de catecolaminas, e de antagonistas seletivos para subtipos de adrenoceptores ? sobre a sensibilidade atrial a agonistas destes receptores, bem como a reatividade cronotrópica a agentes que atuam em mecanismos pós-receptor. A reatividade aos agonistas será avaliada pela resposta cronotrópica máxima e pelo pD2 (logaritmo negativo da concentração molar do agonista que produz uma resposta igual à metade da máxima). Dependendo do design experimental, os dados serão analisados por teste t de Student para amostras pareadas ou não pareadas, ou por análise de variância seguida de comparação post-hoc das médias. Espera-se, com este trabalho, poder contribuir para um melhor entendimento de como o coração em desenvolvimento reage à influência estimulatória do cronotropismo exercida por mediadores da eferência simpática.
Colaboradores
RESPOSTA CONTRÁTIL E LUSITRÓPICA A VARIAÇÕES DA FREQUÊNCIA ESTIMULATÓRIA EM MIÓCITOS VENTRICULARES ISOLADOS DE RATOS. (INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
Finalizado
Aluno: Rafaela Benatti de Oliveira
Colaboradores
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: