Projetos
25 Projetos de Pesquisa (NEPA) Fonte: Avaliação Institucional 2009-2013
ELABORAÇÃO DE TABELA E CATÁLOGO FOTOGRÁFICO DE MEDIDAS CASEIRAS DOS ALIMENTOS CONTIDOS NA TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS TACO

Coordenador Principal: Prof. Dr. Jaime Amaya Farfan

Início: 12/2003

Término: 6/2010


Resumo:

Resumo do projeto : Proposta do presente trabalho é elaborar uma tabela de pesos das medidas caseiras dos alimentos contidas na TACO, além de um catálogo fotográfico destas medidas. Serão realizadas pesagens e fotos de medidas caseiras de todos os alimentos e preparações contidas na TACO. A compra dos alimentos in natura será realizada considerando a qualidade sensorial, o estado de maturação e o tamanho (pequeno, médio, grande). Após a seleção dos alimentos, será realizado o registro fotográfico in natura, seguindo, do pré-preparo (descascar, cortar, picar e ralar) e do registro fotográfico das medidas caseiras. As pesagens serão realizadas em triplicata e as fotos executadas por alimento/preparação, para cada medida caseira. Para os que necessitem de cocção e preparação serão acrescentadas estas etapas, seguindo-se a mesma metodologia de preparo da TACO. Será também realizados o cálculo do indicador de partes comestíveis e o índice de conversão dos alimentos desta tabela TACO no cálculo da composição nutricional e, conseqüentemente, melhor informação dietética e nutricional da população, auxiliando também a prática de profissionais da área de nutrição e segurança alimentar, assim como os docentes e estudantes destas áreas e nos estudos de consumo alimentar.

Ocultar
A POLÍTICA SOCIAL BRASILEIRA NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI E A DINAMIZAÇÃO ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE DAS REGIÕES E TERRITÓRIOS

Coordenador Principal: Prof. Dr. Walter Belik

Início: 12/2010

Término: 2/2012


Resumo:

Resumo do projeto : Este estudo se propôs a traçar um panorama da evolução dos indicadores de desenvolvimento social e de SAN PARA OS Estados e regiões do Brasil, analisando as políticas sociais brasileiras na última década, dastacando-se as diferenças entre as áreas rurais e urbanas e entre as regiões.Propôe-se ainda a analisar os fatores de dinamização (econômico, social e política) das regiões, com enfoque no rural/urbano, medindo a contribuição de cada um dos elementos encontrados. O objetivo foi o de discutir os resultados das políticas sociais, em especial a política de segurança alimentar, nas desiqgualdades regionais e na comparação rural-urbano. As fontes de dados utilizadas foram as disponíveis em nível nacional(IBGE, PNADs, POFs,Censos Demográficos, Censos Demográficos...)além de fontes complementares. Para o processamento das informações foi desenvolvido um Modelo de Análise dos Componentes Principais que foi capaz de aferir os impactos isolados de cada uma das açoes governamentais e também das questões conjunturais ( preços agrícolas, incentivos regionais, etc.) incidentes sobre as regiões e as áreas rurais.Os dados secundários foram complementados pela pesquisa bibliográfica e com entrevistas com técnicos do governo e organismos internacionais.

Ocultar
ANÁLISE DE OVOS BRANCOS E VERMELHOS AMOSTRADOS NACIONALMENTE

Coordenador Principal: Walter Belik

Início: 3/2012

Término: 7/2012


Resumo:

Resumo do projeto : O projeto teve como objetivo identificar as quantidades de proteínas, carboidratos, gorduras e colesterol, além de detalhar os valores e tipos de aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais presentes no alimento. Também foi possível verificar se existem de fato diferenças nutricionais entre ovos brancos e vermelhos, em virtude de serem provenientes de raças de galinhas poedeiras diferentes.

Ocultar
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DOS DESPERDÍCIOS NOS ENTREPOSTOS ATACADISTAS (ETSP E CEASA CAMPINAS)

Coordenador Principal: Prof. Dr. Walter Belik

Início: 2/2011

Término: 12/2011


Resumo:

Resumo do projeto :O objetivo desta proposta foi o de avaliar in loco das práticas e dos procedimentos operacionais internos de comercialização de alimentos com o objetivo de se avaliar quantitativa e qualitativamente o desperdício de alimentos.Esta proposta de trabalho apresentada pelo NEPA/UNICAMP consistiu em três fases:Fase I – avaliação in loco das rotinas e procedimentos operacionais e elaboração dos indicadores de avaliação do desperdício;Fase II – aplicação dos indicadores;Fase III – apresentação de relatório técnico com o diagnóstico/posicionamento da Equipe Técnica do NEPA sobre o desperdício e sugestão de estratégias e ações que poderiam ser trabalhadas através da Consultoria do NEPA a médio e longo prazo na minimização do desperdício através do ajuste e adequação das ações já em operação e projetos futuros de ação expandida e Fase IV – Identificar e promover estratégias e ações conjuntas e integradas entre Banco de alimentos e unidades gestoras no que se refere ao Combate ao Desperdício com Alimentos para a Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional caminham juntos.

Ocultar
ÁREA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DA ÁREA INTERDISCIPLINAR DE PEQUENA MONTA/NEPA/ANÁLISE SÓCIO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA

Coordenador Principal: Prof. Dr. Marcelo Cristianini

Início: 8/2095


Resumo:

Resumo do projeto Seviços a serem prestados relativos a : - Análise Sócio Econômica e Desenvolvimento de Tecnologia; - Assessoria no planejamento de abastecimento municipal de produtos agrícolas; - Assessoria no planejamento de programas institucionais de alimentação com ênfase no programa de merenda escolar; Assessoria na implementação de tecnologias de pré-processamento e processamento de produtos horti-fruti com rpojetos de instalação de plantas industriais de pequeno porte; - inquérito de consumo alimentar; avaliação de políticas científicas e tecnológicas a nível regional e nacional; - Assessoria no desenvolvimento de ecnologias de baixo custo para alimentação enteral; Análise de 107 elementos químicos da tabela períódica; - Análise enzimática visando a melhoria no processo de industrialização e de produtos in natura; - Eletroforese de proteínas.

Ocultar
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS COMBINADOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO LOCAL: RESULTADOS ALCANÇADOS E DESAFIOS

Coordenador Principal: Emma Cademartori Siliprandi

Início: 12/2009

Término: 6/2011


Resumo:

Resumo do projeto: O presente teve como objeto o levantamento dos impactos locais observados pelas compras governamentais de gêneros junto à agricultura familiar para a alimentação escolar. O estudo foi realizado de forma concentrada durante o ano de 2010, sendo completado no primeiro semestre do presente em dois municípios do estado de S. Paulo. A pesquisa analisou especificamente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, lançado em 2003 e que tem entre seus objetivos a proposta de compra de alimentos com pagamento à vista junto aos agricultores mais fragilizados para posterior doação aos municípios.

Ocultar
CÁTEDRA FAO/FODEPAL UNICAMP SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Coordenador Principal: Prof. Dr. Water Belik

Início: 11/2008

Término: 8/2010


Resumo:

Resumo do projeto : A UNICAMP foi vencedora da Cátedra FAO para o período de 2008/09 na área de segurança alimentar e nutricional, com um projeto que enfatiza a interdisciplinaridade como o tema exigia. Esta Cátedra, coordenada peloProf. Dr. Walter Belik, se definiu como um espaço de pesquisa e docência e não como uma cadeira específica na estrutura da universidade. Foram selecionados cinco projetos de iniciação científica dos cursos de graduação da Unicamp para receberem um auxílio para o desenvolvimento dos projetos relacionados à segurança alimentar e nutricional. O projeto do aluno do 4º ano da graduação do curso de medicina, Diego Funahashi Alves, sob orientação da Dra. Ana Maria Segall do depto. de Medicina Preventiva e Social da FCM foi um dos contemplados. Esse projeto tem o objetivo de validar e adaptar a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) para ser aplicada as crianças e assim avaliar de forma mais objetiva o estado de segurança alimentar de jovens do município de Campinas.

Ocultar
COMUNICAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO ALIMENTAR DE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS IN NATURA E PROCESSADOS - ALÉM DO RÓTULO

Coordenador Principal: Prof. Dr. Fénelon do Nascimento Neto

Início: 8/2010

Término: 12/2010


Resumo:

Resumo do projeto O projeto utilizará de parcerias como estratégia de construção do conteúdo de informação a partir dos conhecimentos existentes nas organizações governamentais, não governamentais, de cunho privado, com destaque para o setor acadêmico e científico. Os objetivos do projeto são:(a) Oferecer aos consumidores condições de acesso a informações facilitadoras da decisão de compra, envolvendo a qualidade, inocuidade e contexto de produção dos alimentos in natura e processados.(b) Criar uma rede de especialistas aptos a responder dúvidas dos consumidores nas áreas de alimentação, saúde e contexto de produção; (c) Implantar uma infra-estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação para a mediação das dúvidas dos consumidores com especialistas e interação dos especialistas com os consumidores de alimentos nos estados da federação; (d) Disponibilizar, junto aos consumidores de alimentos, em linguagem adaptada para leigos, informações com qualidade científica, validadas por especialistas, sobre alimentos in natura e processados; (e) Alimentar a base de informações de significados alimentares com a participação dos consumidores a partir das suas dúvidas; (f) Levantar e contabilizar sistemática e continuamente as dúvidas dos consumidores sobre alimentos in natura e processados e do contexto de produção.

Ocultar
COMUNIDADES PESQUEIRAS DA COSTA DO BRASIL: BIOLOGIA E ETNOBIOLOGIA DE ESPÉCIES ALVO

Coordenador Principal: Alpina Begossi

Início: 03/2015

Término: 02/2016


Resumo:

Comunidades pesqueiras da costa do Brasil possuem importância em atividades de subsistência. A Pesca proporciona uma porção significativa de calorias e de recursos monetários para dar suporte as comunidades pobres. Mesmo através do uso de métodos tradicionais de pesca essas comunidades podem afetar espécies vulneráveis. Para alguns países tropicais como o Brasil, em especial as comunidades artesanais são responsáveis por mais de 50% da produção pesqueira do país. Dessa forma para a conservação de espécies vulneráveis devem ser desenvolvidas estratégias especiais de conservação que levem em conta os interesses das comunidades costeiras. Uma ótima solução para esses desafios envolve estudar a biologia e a etnobiologia de espécies vulneráveis, associadas aos costumes locais, assim como avaliando os impactos de medidas de conservação pré-existentes. Esse projeto tem a intenção de analisar dados coletados sobre a biologia (reprodução, em particular) e da etnobiologia (conhecimento dos pescadores, nomenclatura e pontos de pesca) da garoupa (Epinephelus marginatus) na costa do Brasil. Temos a intenção de sugerir medidas de conservação no sentido de encorajar pescadores para conservar essa espécie. Em particular, períodos de defeso e mecanismos compensatórios serão analisados. O segundo objetivo desse projeto é analisar a influência das atividades humanas na reprodução da garoupa, dentre outras espécies. Há já um grande volume de dados coletados em campo a ser analisado, sendo que uma parte está depositada no Fisheries and Food Institute (FIFO), localizado na ECOMAR/UNISANTA, Universidade Santa Cecília. Esse estudo será realizado em colaboração com CAPESCA/NEPA/UNICAMP. Além disso, cursos e seminários serão ministrados na Ecomar/UNISANTA. (AU)

Ocultar
CONGELAMENTO/DESCONGELAMENTO DE LEITE DE OVELHA: ALTERAÇÕES INDUZIDAS NO LEITE, ALTERNATIVAS PARA MINIMIZAR ESSAS MODIFICAÇÕES E IMPACTO NA PRODUÇÃO DE IOGURTE

Coordenador Principal: Alline Artigiani Lima Tribst

Início: 09/2017

Término: 02/2020


Resumo:

A produção de derivados de leite de ovelha, especialmente de iogurte, é uma opção interessante para a agropecuária familiar brasileira, com crescente agregação de valor aos produtos. Entretanto, a baixa produtividade leiteira por animal obriga o pequeno produtor a congelar o leite de vários dias até obter um volume compatível com o processamento. Apesar de justificável, o congelamento do leite pode reduzir a estabilidade de proteínas, romper os glóbulos de gordura e modificar o equilíbrio salino. Essas alterações podem afetar a qualidade do leite e impactar negativamente os produtos obtidos a partir dele. O uso de tecnologias de mistura e homogeneização podem minimizar os efeitos negativos induzidos pelo congelamento do leite, melhorando a dispersão de proteínas e promovendo emulsificação da gordura coalescida. Assim, o presente trabalho se propõe a avaliar: (i) as alterações induzidas no leite integral e desnatado por condições de congelamento/ descongelamento comumente utilizadas, (ii) como técnicas de mistura e homogeneização podem solucionar os impactos negativos causados pelo congelamento, (iii) como estes processos afetam as características de iogurte. Estes resultados poderão ser utilizados para criação de legislação específica para leite de ovelha no Brasil, ajudarão pequenos produtores a conhecer e minimizar os impactos do processo de congelamento de leite e, adicionalmente, ajudarão a comunidade científica a entender as alterações biofísicas envolvidos no congelamento/ descongelamento do leite e se/como é possível reestabelecer o equilibro dessa emulsão através de técnicas de mistura e homogeneização. (AU)

Ocultar
DESITRATAÇÃO POR LIOFILIZAÇÃO E ATOMIZAÇÃO DE FORMULAÇÕES ENTERAIS COM ALIMENTOS CONVENCIONAIS PARA USO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Coordenador Principal: Profa. Dra. Hilary Castle de Menezes

Início: 10/2008

Término: 6/2010


Resumo:

Resumo do projeto: Formulações enterais com alimentos convencionais são usados para pacientes em tratamento domiciliar para fornecer macronutrientes, obter dietas individualizadas, com menos custo. Contudo, novas tecnologias e avaliação do valor nutritivo são importantes para melhorar a qualidade das formulações. Assim o presente projeto de pesquisa propôs dar continuidade às pesquisas com formulações enterais com alimentos convencionais e com características funcionais e estudar dois processos de secagem para formulações, desenvolvidas e analisadas em projetos anteriores, denominadas F1 e F2, (carne bovina, soymilk, ovo, chicória, cenoura, fubá, nidex, óleo de soja, sal) e mais duas formulações. FIB e FIM, nas quais a cenoura e a chicória foram substituídas em uma por berinjela e outra por maçã, procurando assim, viabilizar a produção das 4 formulações para processamento industrial, visando a distribuição do produto para a população de baixa renda. As formulações enterais foram desitratadas em atomizador e liofilizador. Foram determindados: composição centesimal, aminoácidos, vitaminas e minerais. Também foram testados a diluição, o gotejamento e o rendimento após a desidratação.

Ocultar
DIAGNÓSTICO E REPOSICIONAMENTO DO SISTEMA DE ARMAZENAMENTO DA CEAGESP

Coordenador Principal: Prof. Dr. Walter Belik

Início: 1/2000

Término: 1/2000


Resumo:

Resumo do projeto: O objetivo deste projeto em um primeiro momento escolher duas unidades de armazenagem, que foram usadas como piloto para que a equipe pudesse preparar a proposta de trabalho. As unidades escolhidas foram a de Rubião Junior (Botucatu) e a de Tatuí. Estas duas unidades foram escolhidas não só pela proximidade com Campinas, mas por serem consideradas como unidades de grande porte na armazenagem convencional e granel .A unidade de Tatuí, com capacidade estática armazenamento para 100.000 toneladas a granel e unidade de Rubião Junior com capacidade para 54.000 toneladas convencional poderá ser usada como um modelo em que maiores ajustes poderiam ser propostos e assim atenderíamos às duas realidades das unidades de armazenagem da CEAGESP.Nesta conjuntura,foi feito um plano para a comercialização de produtos hortigranjeiros e agropecuários adequados para a produção agrícola. Acredita-se que o processo de recuperação da CEAGESP se fundamenta no planejamento de médio e longo prazo com objetivo de revitalizar e modernizar os equipamentos e serviços da rede e dar nova dinâmica para conquista de novos mercados e melhorar a competitividade e a sustentabilidade sócio-econômica e ambiental.

Ocultar
ECOLOGIA DA PESCA ARTESANAL EM PARATY: FORRAGEIO ÓTIMO E ETNOECOLOGIA

Coordenador Principal: Alpina Begossi

Início: 02/2010

Término: 01/2014


Resumo:

A falta de informação detalhada sobre a pesca artesanal contribui para as dificuldades em manejá-la, dentro do contexto das populações locais que dependem, economicamente, dessa atividade na costa da Mata Atlântica. Nesse estudo, focalizaremos as populações de pescadores artesanais da região de Paraty, Rio de Janeiro. É importante considerar, na ecologia de pescadores artesanais, pelo menos quatro aspectos: 1) o uso dos recursos pesqueiros e dos outros recursos naturais usados pelos indivíduos da comunidade, 2) o uso do espaço aquático, 3) o comportamento decisório dos pescadores e 4) o conhecimento local dos pescadores. Esse projeto visa, através de dois subprojetos, analisar o comportamento decisório dos pescadores, através dos modelos de forrageio ótimo (subprojeto 1) e o conhecimento local dos pescadores, através de estudos etnoecológicos, em um estudo de caso, sobre a garoupa, Epinephelus marginatus (subprojeto 2). Espera-se analisar e compreender as variáveis que orientam a escolha do pescado, as áreas de pesca, o tempo gasto na atividade de pesca, bem como os aspectos envolvidos em nos processos de decisão dos pescadores relacionados às atividades da pesca artesanal em Paraty; espera-se ainda caracterizar a pesca artesanal da garoupa, Epinephelus marginatus em Paraty, com relação as áreas de pesca, tempo de pesca e aparelhos utilizados, bem como com relação a informações etnoecológicas. (AU)

Ocultar
EFEITOS DOS PROCESSOS DE ALTA PRESSÃO ISOSTÁTICA E HOMOGENEIZAÇÃO A ALTA PRESSÃO SOBRE A ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS DE LISOZIMA DE CLARA DE OVO

Coordenador Principal: Marcelo Cristianini

Início: 07/2014

Término: 04/2015


Resumo:

A alta pressão isostática (API) e a homogeneização a alta pressão (HAP) são duas tecnologias emergentes utilizados no processamento de alimentos cujos princípios de ação envolvem o aumento de pressão do sistema. Na API, é a manutenção a altas pressões que provoca as alterações no produto processado, enquanto que, no processo de HAP é a queda repentina de pressão, com alto cisalhamento e fricção, que resulta nas alterações do produto. Ambos os processos foram recentemente destacados como capazes de aumentara atividade de enzimas desejáveis, quando aplicados de forma branda. Entretanto, a falta dedados obtidos com a mesma enzima e em condições similares de processamento torna impossível a comparação dos processos e a elucidação do nível de pressão requerida utilizando-se API e HAP para alcançar diferentes modificações nas estruturas das enzimas. Com os dados atualmente disponíveis, também não é possível estabelecer a sequência dealterações que ocorrem na estrutura da enzima com o aumento de energia fornecida à molécula por cada um dos processos. A lisozima é uma enzima que tem habilidade de inativação de microrganismos e que teve sua ação antimicrobiana aumentada após oprocessamento a API e HAP, ainda que após os processos houvesse uma redução da atividade enzimática da mesma. Isto torna a lisozima uma potencial enzima para o estudo diferencial dos processos de API e HAP. Assim, o presente trabalho se propõe a avaliar o efeito da API e HAP na atividade, estabilidade e estrutura tridimensional da lisozima, de forma a estabelecer uma correlação entre os níveis de pressão aplicados em cada processo e as alterações estruturais e funcionais da enzima.

Ocultar
ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA MUNICIPAL DE GESTÃO DE INFORMAÇÃO INTEGRADA NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO-SP À LUZ DAS DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (2011-2012).

Coordenador Principal: Emma C. Siliprandi

Início: 12/2010

Término: 11/2011


Resumo:

Resumo do projeto : O projeto teve como objeto a elaboração de um Sistema Municipal de Gestão de Informação Integrada em município de médio porte que permita monitorar os serviços sócioassistenciais, benefícios, transferência de renda e ações de segurança alimentar e nutricional de forma integrada e subsidiar a gestão local das políticas de desenvolvimento social e combate à fome.O estudo revelou desafios políticos, administrativos e técnicos para a implantação de um Sistema Municipal de Gestão de Informação Integrada de SAN. Os desafios políticos remetem à necessidade de dar mais prioridade ao tema de SAN. A ausência de um conselho municipal e de uma instância governamental responsável por uma política municipal de SAN evidenciou a imprescindibilidade dessas instâncias para
promover uma compreensão intersetorial de SAN e coordenar um plano integrado,configurando-se como requisitos para o monitoramento de uma política ntegrada de SAN.

Ocultar
GENERATION OF ALCOHOL PRODUCTION SCENARIOS AS SUPPORT FOR THE FORMULATION OF PUBLIC POLICIES APPLIED TO THE ADAPTATION OF THE NATIONAL SUGAR AND ALCOHOL INDUSTRY TO THE CLIMATE CHANGES (ALCSCENS). SUBPROJETO: SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (

Coordenador Principal: Jurandir Zullo Jr.

Início: 12/2010

Término: 11/2014


Resumo:

Resumo do projeto: O Brasil é o maior produtor mundial de etanol de cana-de açúcar sendo que o Estado de São paulo responde por 60% da produção nacional e 25% da mundial. As perspectivas para a expansão da área cultivada com cana-de-açúcar são muito favoráveis nos próximos anos e deve ser devidamente planejada, considerando as condições ambientais, energéticas, econômicas, sociais, políticas, culturais e demográficas diretamente associadas a ela. Uma expansão desordenada e mal planejada poderá ser desastrosa sob vários aspectos, e fazer, até mesmo, que os impactos negativos superem os positivos decorrentes do aumento da utilização de etanol no brasil e no mundo.O grande desafio deste planejamento é que ele deve considerar simultaneamente vários fatores relacionados à cultura da cana-de-açúcar e seus produtos para que ele seja útil na definição de políticas públicas que façam desta expansão uma solução efetiva para a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa e da adaptação da agricultura nacional aos impactos das mudanças climáticas, caso elas ocorram realmente, e não produza impactos negativos superiores aos positivos. O problema científico a ser tratado pelo projeto consiste, portanto, em estimar a contribuição efetiva do etanos da cana-de-açúcar para a mitigação das emissões dos gases do efeito estufa e a adaptação da agricultura nacional.

Ocultar
INQUÉRITO DE BASE POPULACIONAL SOBRE (IN) SEGURANÇA ALIMENTAR

Coordenador Principal: Profª. Drª. Ana Maria Segall

Início: 5/2008

Término: 5/2010


Resumo:

Resumo do projeto: O projeto teve por objetivo a realização de inquérito populacional em nove municípios da Baixada Santista sobre a situação de segurança e insegurança alimentar de suas populações. Os resultados deste projeto propiciarão aos gestores das políticas municipais o conhecimento da distribuição da insegurança alimentar no seu território, bem como os fatores que explicam as diferenças encontradas. A realização deste diagnóstico permitirá o monitoramento do impacto de políticas públicas municipais voltadas à melhoria do acesso de suas populações aos alimentos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

Ocultar
LA IGUALDAD DE GÉNERO EN LA CULTURA DE LA SOSTENIBILIDAD: VALORES Y BUENAS PRÁCTICAS PARA EL DESARROLLO SOLIDARIO

Coordenador Principal: Alícia Puleo

Início: 1/2010

Término: 1/2013


Resumo:

Resumo do projeto:La igualdad efectiva entre hombres y mujeres, así como la construcción de una cultura de la sostenibilidad y de un modelo de desarrollo realmente sostenible ocupan un lugar central entre los retos pendientes del siglo XXI. Así lo reconoce su inclusión entre los Objetivos del Milenio (objetivos 3, 7 y 8). Los instrumentos conceptuales desarrollados en los Estudios de las Mujeres y en la Etica ecológica pueden potenciarse mutuamente. A partir de esta hipótesis, resultante de proyectos y publicaciones anteriores de miembros del equipo, la propuesta presente se plantea como objetivos fundamentales: 1) Realizar un análisis crítico de los aspectos sexistas y androcéntricos del pensamiento y la cultura que sean negativos para las personas e incompatibles con una ética medioambiental a la altura de nuestro tiempo; 2) Contrastar los elementos analizados con producciones culturales alternativas y buenas prácticas orientadas a la sostenibilidad, en especial con las que provengan de creadoras y emprendedoras, buscando visibilizar a las mujeres como sujetos de cambio; 3) Integrar la dimensión intercultural en la búsqueda de soluciones a los retos ecológicos y sociales del presente y del futuro próximo, concediendo particular atención a las relaciones entre la sociedad española, inserta en el contexto europeo, y la iberoamericana, que comienza a reconocer la importancia de las culturas amerindias; 4) Proponer un marco teórico generador de prácticas orientadas a la igualdad real entre mujeres y hombres, el desarrollo humano, la educación en valores y la sostenibilidad ambiental.

Ocultar
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO UMA POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO LOCAL

Coordenador Principal: Prof. Dr. Walter Belik


Resumo:

Resumo do projeto: Esta pesquisa teve por objetivo fazer uma análise do Programa Nacional de Alimentação Escolar em 10 municípios de cinco diferentes regiões do Estado de São Paulo. A pesquisa focalizou, em particular, as mudanças nas compras dos produtos, promovidas pela Resolução no. 38 CD/FNDE e pela Lei 11.947/2009, que facilitará a compra de alimentos oriundos da Agricultura Familiar; e acompanhará a fase inicial de implantação dessas normas, avaliando os avanços obtidos e as dificuldades encontradas. O objetivo geral foi verificar de que forma o PNAE está contribuindo para o desenvolvimento local nesses municípios, ao mesmo tempo em que promove a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.
Aspectos que foram pesquisados:
- no que se referiu ao ambiente escolar: verificação das mudanças ocorridas nos cardápios e no grau de aceitação da alimentação pelos estudantes; conhecer a opinião dos demais membros da comunidade escolar (nutricionistas, professores, funcionários e pais de alunos) sobre as mudanças na alimentação escolar; verificação dos impactos na saúde dos estudantes e nos índices de aproveitamento escolar;
- no que se referiu à sistemática de compras: verificação do impacto das mudanças na operacionalização das aquisições de alimentos por parte das prefeituras; as dificuldades, resistências e soluções encontradas para a sua implantação;
- no que se referiu ao desenvolvimento local: verificação de como e em que medida essas novas regras dinamizam a economia local; se permitem a efetivação da participação de agricultores familiares como fornecedores do PNAE (com ênfase em grupos específicos, como mulheres, indígenas, quilombolas e assentados); se dinamizam o ambiente político local (favorecendo a formação de alianças pró ou contra as mudanças, modificando os níveis de participação da sociedade civil nas decisões, etc.).

Ocultar
OS MAPAS DA PESCA ARTESANAL: PESQUEIROS E PESCADORES NA COSTA DO BRASIL

Coordenador Principal: Alpina Begossi

Início: 03/2013

Término: 02/2014


Resumo:

Mapas da pesca artesanal inclui as areas de pesca de algumas comunidades de pescadores artesanais da costa brasileira de Santa Catarina (Pantano do Sul) a Mucuripe (Fortaleza, Ceará) (AU)

Ocultar
PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Coordenador Principal: Emma C. Siliprandi

Início: 1/2009

Término: 1/2010


Resumo:

Resumo do projeto:sta pesquisa avaliou a participação das mulheres rurais e suas organizações no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Seus objetivos são: fazer uma caracterização da presença das mulheres no programa, em todo o território nacional, com ênfase nos Territórios da Cidadania; identificação do nível de articulação das organizações de mulheres com os gestores locais do PAA e participação na sua execução; e avaliação da inserção dos produtos das mulheres nas diferentes modalidades do PAA. Seu objetivo mais amplo foi contribuir para a construção de ações que promovam a ampliação da participação das mulheres rurais nesta política.

Ocultar
PESCADORES&GAROUPAS(EPINEPHELUS MARGINATUS): ECOLOGIA, ETNOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR NA COSTA BRASILEIRA

Coordenador Principal: Alpina Begossi

Início: 12/2017

Término: 11/2018


Resumo:

Esse projeto visa dar continuidade e ampliar alguns objetivos de projetos anteriores [FAPESP 2009/11154-3 e FAPESP 2006/50435-0]. Há necessidade de um maior conhecimento sobre a reprodução da garoupa, Epinephelus marginatus, espécie em perigo de extinção pela lista vermelha da UICN (http://www.iucnredlist.org/ ) e de alta demanda comercial cuja pesca provem de comunidades pesqueiras artesanais na costa do Brasil. Usaremos métodos de ecologia e de etnoecologia (ecologia de pescadores) para obter os dados necessários a partir de: questionários semi-estruturados e entrevistas, bem como e analise macroscópica das gônadas, dentre outros. Ampliaremos as informações obtidas sobre a garoupa com estudos de genética, com a colaboracão da Dra. Priolli, de suas larvas, com a colaboração do Dr. Glamuzina e de seu manejo e baseline histórico, com a colaboração do Dr. Guidetti. Nossos colaboradores inter-institucionais e localizados em áreas de coleta de dados também serão de fundamental importancia para a obtenção de dados que subsidiem o manejo de E. marginatus na costa brasileira. Cabe ressaltar a importância do manejo da garoupa à segurança alimentar dos habitantes da costa da Mata Atlântica, dada a sua condição de espécie vulnerável. Essa importância associa-se as demandas econômico-gastronômicas que estão relacionadas à sustentabilidade da garoupa e à segurança alimentar das populações da costa. (AU)

Ocultar
PROJETO DE PROMOÇÃO DA INSERÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DE SÃO PAULO (2010-2012)

Coordenador Principal: Walter Belik

Início: 12/2010

Término: 3/2012


Resumo:

Resumo do projeto:ste projeto teve como objetivo geral promover a inserção de gêneros alimentícios da agricultura familiar na alimentação escolar, conforme a Lei 11.947/2009, mobilizando e organizando a produção da agricultura familiar para sua comercialização junto às prefeituras. Tem como abrangência direta sete municípios do estado de São Paulo – São Paulo, São Bernardo do Campo, Campinas, Sorocaba, Carapicuíba, São Vicente e Tambaú.

Ocultar
PROTAGONISTAS DA SOBERANIA ALIMENTAR: A PRODUÇÃO PARA MERENDA ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DAS MULHERES NA AGRICULTURA FAMILIAR

Coordenador Principal: Emma Cademartori Siliprandi

Início: 6/2011

Término: 12/2011


Resumo:

Resumo do projeto: A pesquisa proposta neste projeto partiu da problemática da desvalorização dos espaços femininos e a exclusão das mulheres da dinâmica familiar de produção agrícola. Tendo como unidade de análise a realidade agrícola do município de Nazaré Paulista/SP, pretendeu-se avaliar a potencialidade da produção para merenda escolar como instrumento de inclusão dos espaços femininos na dinâmica familiar de produção agrícola e da valorização do trabalho das mulheres rurais, respeitando-se as especificidades sócio-culturais locais e a identificação social do gênero feminino.

Ocultar
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DE JOVENS DE 16 A 29 ANOS, MORADORES DO PARQUE OZIEL, DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS – SP, BENEFICIÁRIOS DO PBF

Coordenador Principal: Prof. Dr. Jaime Amaya Farfan

Início: 2/2009

Término: 2/2010


Resumo:

Resumo do projeto : Possibilitar o acesso a emprego digno, de jovens de baixa renda moradores do Parque Oziel do município de Campinas – SP e beneficiários do Programa Bolsa Família, mediante curso teórico-prático de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, visando também a segurança alimentar e nutricional e a qualidade dos serviços oferecidos à população e ao turismo, assim como Sensibilizar a comunidade local para a importância de qualificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação, através de oficinas de divulgação dos cursos.

Ocultar
Voltar
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912 Equipe
Links
Voltar ao início Unicamp Serviços Escreva sua matéria
Acesse pelo celular