Projetos
3 Projetos de Pesquisa (LABJOR) Fonte: Avaliação Institucional 2009-2013
PORTAL DE BLOGS CIENTÍFICOS DA UNICAMP

Coordenador Principal: Vera Regina Toledo Camargo


Resumo:

Portal de Blogs de Ciência da Unicamp Projeto de pesquisa iniciado em novembro de 2015, coloca pesquisadores, docentes e alunos da Universidade para falarem diretamente com o público a respeito de seus trabalhos com uma linguagem adequada, tornando os temas científicos acessíveis ao entendimento. A proposta é comunicar ciência estabelecendo relações com o cotidiano e a vida das pessoas possibilitando o entendimento sobre as informações, contextualizando tais conteúdos como: conceitos específicos de área, processos filosóficos, sociais, históricos, construções metodológicas; sempre desafiando o leitor, dialogando e interagindo, enfim contando uma história. O projeto tem por objetivo a criação de uma plataforma ou ferramenta que possibilita agregar blogs diversos de autoria de pesquisadores e docentes da Unicamp. O Portal de Blogs oferece conteúdos nas mais diversas áreas e o nosso propósito foi desafiar tanto o leitor a encontrar suas respostas, descobrindo o mundo científico, quanto o cientista a descobrir a linguagem que facilitaria a compreensão de suas pesquisas. Com cinco edições do curso sobre o Blog, 180 cientistas da Unicamp atenderam o chamado e produziram materiais de divulgação. Conseguimos atingir o número de 35 blogs ativos hospedados no Portal de Blogs Científicos da Unicamp. Produzindo conteúdo diversificado, atingimos 63 mil visualizações (5 mil em média por mês). Somos o primeiro portal, vinculado à uma instituição de ensino e pesquisa, no Brasil e na América Latina, hospedando blogs de ciência.

Ocultar
SANGUE, HORMÔNIOS E TÉCNICAS DO CORPO

Coordenador Principal: Daniela Tonelli Manica

Início: 01/2015


Resumo:

Essa pesquisa tem como objetivo pensar diferentes agenciamentos de fluidos e substâncias corporais, como os hormônios sexuais e o sangue menstrual. Seu universo empírico engloba pesquisas socioantropológicas sobre: hormônios sintéticos e suas tecnologias, inclusive contraceptivas; técnicas corporais que envolvem o corpo e fluidos corporais (com enfoque privilegiado sobre seus aspectos reprodutivos, como parto/placenta, amamentação/leite, sêmen, embriões, mas sobretudo o sangue menstrual), a utilização de fluidos e substâncias corporais em pesquisas científicas, manifestações artísticas e práticas religiosas. O enfoque mais atual da pesquisa (2018) envolve o uso de sangue menstrual em pesquisas científicas para o desenvolvimento de células-tronco (estromais mesenquimais), terapia celular e medicina regenerativa.

Ocultar
ARQUEOLOGIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DIÁLOGOS E SABERES

Coordenador Principal: Pedro Paulo Funari e Vera Regina Toledo Camargo


Resumo:

Comunicar o conteúdo da ciência arqueológica é divulgar as bases teóricas, os objetivos e as técnicas metodológicas, em uma linguagem acessível, compreensível. Através do diálogo entre a Arqueologia e a Divulgação Científica, uma série de ações foi realizada no Projeto “Arqueologia e Divulgação Científica: Diálogos e Saberes” desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. Com financiamento pela Petrobrás através do Edital SAB 2011, “Programa de Apoio à Difusão do Conhecimento Arqueológico”, no período de 2012-2018. O objetivo foi apresentar ao público amplo as diferentes vertentes e práticas da ciência arqueológica, de forma a estimular a reflexão, interação e a compreensão desta ciência; bem como incentivar a disseminação de informações científicas geradas pelos arqueólogos, fornecendo também a eles subsídios que facilitem suas relações com os meios de comunicação de massa.

Ocultar
Voltar
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912 Equipe
Links
Voltar ao início Unicamp Escreva sua matéria
Acesse pelo celular