Projetos
1 Projetos de Pesquisa (Não iniciado) Fonte: Avaliação Institucional 2009-2013
A EDUCAÇÃO MUSICAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Coordenador Principal: Jose Fornari


Resumo:

Sabe-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tornaram-se ferramentas ubíquas em todas as áreas da atuação humana. No campo da acessibilidade, Pessoas com Deficiências Sensoriais (PDS), como os cegos e os surdos, também podem e devem se beneficiar com tais ferramentas, que tem a capacidade de facilitar enormemente sua inclusão em campos das ciências e das artes. No caso da música, as TIC tem beneficiado tanto a produção quanto a educação musical. Este projeto trata de ações educacionais inclusivas em música para a PDS.
Existem diversas ações mundiais com avanços em TIC para fomentar a inclusão da PDS na sociedade atual. Pode-se, por exemplo, citar os trabalhos divulgados no evento internacional intitulado “Computers Helping People with Special Needs” cuja última edição foi o 15th International Conference, ICCHP 2016, em Linz, na Austria. Este evento traz as últimas inovações tecnológicas que podem ser utilizadas para o propósito de inclusão da PDS.
Como a imensa quantidade de informação provida pelas TIC é gráfica, pode-se inferir que das PCDS, as que mais carecem de meios adequados de acesso computacional são os cegos.
Embora existam diversas TIC desenvolvidas com o propósito de serem usadas no campo específico dessa deficiência sensorial (tais como os leitores de tela, teclados em braile, lupas, scanners e o hardware linha braile) tais ferramentas são onerosas e ainda apresentam um escasso e limitado acesso à ampla gama de informação visual provida pelas TIC, mesmo na esfera da educação musical, onde apesar da natureza sonora desta arte, as ferramentas específicas para tal acesso também são predominantemente gráficas (ex: editores de notação musical, editores de áudio, etc.).
No caso específico de surdos, a música pode ser percebida (e apreciada) de modo tátil, através da vibração que as ondas sonoras provocam no corpo do indivíduo, bem como por meio de estratégias de mapeamento da informação sonora em sinais visuais, como são feitos, entre outros, pelo grupo Deaf Professional Arts Network.
No âmbito da educação musical, as TIC integram o conjunto de metodologias adotadas no ensino de música, como indicam Gohn (2010 e 2012), Watson (2011); Bauer (2013); Freddman (2013); e Santos (2015). Este projeto pretende utilizar TIC específicas, menos dependentes da informação gráfica, que fomentem o mapeamento sinestésico de informações sonoras para outros meios, como o háptico e o gestual, de modo a garantir que o processo de educação musical possa ocorrer adequada e eficientemente para as PDS.

Ocultar
Voltar
COCEN Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisplinares de Pesquisa Rua Saturnino de Brito, nº 323, 2º andar Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo, Campinas - SP CEP: 13.083-889 cocen@reitoria.unicamp.br +55 (19) 3521-4912 Equipe
Links
Voltar ao início Unicamp Escreva sua matéria
Acesse pelo celular