Educação como poiesis: o trabalho sobre si por meio da dramatização

Autores

Palavras-chave:

Trabalho sobre si, Dramatização, Contos Filosóficos, Formação de Professores, Mestria.

Resumo

Esta comunicação tem como base minha experiência empírica como artista-educadora e pesquisadora na utilização da dramatização (Cabrera, 2015) de contos filosóficos (Carrière, 2004, 2008) como veículo e manifestação de um trabalho sobre si (Gurdjieff, 1993; Ouspensky, 1995) na formação inicial de educadores.Verifica-se que um trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos favorece a percepção dos educadores em formação inicial de que, enquanto estão diante de uma turma de aprendizes, muitos outros processos interiores acontecem simultaneamente ao simples ‘ensinar conteúdos’. Estes processos de tensões musculares desnecessárias, de fechamento do sentimento, de rigidez mental obstaculizam seu contato direto e genuíno consigo e, consequentemente, com os aprendizes. Por meio da dramatização de contos filosóficos onde aparecem mestres desconcertantes toma-se contato com outros modos possíveis de ser (Merleau-Ponty, 1992) educador, iniciando-se na mestria (Gusdorf, 2003).

Biografia do Autor

Theda Cabrera, Pós Doutoranda em Educação- Faculdade de Educação- Universidade de São Paulo.

Sou artista educadora, pós-doutoranda (2016-2017) e doutora em Educação (2011-2015) pela USP, mestre (2002-2004) e bacharel (1997-2000) em Artes Cênicas pela Unicamp.Sou docente em Teatro, com experiência em cursos universitários de Licenciatura em Teatro: Instituto de Artes da Unesp (2015) como professora substituta de Práticas de Ensino em Artes, Práticas de Ensino em Artes Cênicas e Estágio Supervisionado. Também fui docente titular no curso de Licenciatura em Teatro/ Arte-Educação da Universidade de Sorocaba (2005-2009) nos componentes curriculares de Interpretação, Improvisação, Jogos Teatrais, Expressão Corporal, Expressão Vocal.Trabalho desde 2005 com a formação de professores na ong CENPEC (2005-2010); na Secretaria Estadual de Educação (2006-2007) e no Laboratório de Arte Educação e Cultura da FE-USP (2012-2016).Também tenho experiência como professora em escolas técnicas de formação de ator no Conservatório Carlos Gomes/ Campinas (2004) e junto às crianças do Programa Piá/ Prefeitura de SP (2015) e aos adolescentes do Projeto Espetáculo- Fábricas de Cultura (2010), entre outros cursos de teatro para crianças, jovens e adultos.

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Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos