.). PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EM CENA: O CONVITE, OS ENCONTROS, A JORNADA

Autores

  • Caio Franzolin Instituto de Artes da Unesp (SP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.
  • Carminda Mendes André Instituto de Artes da Unesp (SP), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação.

Palavras-chave:

Procedimentos Teatrais, Patrimônio Imaterial, Memória, Comunidade, Teatro-educação.

Resumo

Trata-se de pesquisa práxica desenvolvida dentro do projeto Intervenção Urbana como Tática Arte Educativa - Encontros com Foliões que fundamenta-se na multiculturalidade e que envolve pesquisadores arte-educadores com experiências diversificadas. A pesquisa intitulada Processos de Construção da Memória em Cena tem por objetivo a criação de um espetáculo que possui como disparador a memória de pessoas que vivem em duas comunidades: Canela(Palmas/TO), Patrimônio(Uberlândia/MG), estas que se encontram em risco de apagamento e estão sendo acompanhadas em campo. O olhar sobre as três comunidades em estágios diversos possibilitou enxergar na relação com seus habitantes, suas memórias e resistências disparadores para construção da poética de criação cênica da pesquisa. A partir destas experiências em campo associadas a análises teóricas e práticas de procedimentos do teatro contemporâneo sobre a narratividade está ocorrendo a criação do referido espetáculo, Territórios da Memória. Desta forma, a estrutura da processo apresenta o registro das narrativas dos moradores das comunidades em associação à outros dois eixos norteadores: análise bibliográfica e preparação artística, sendo que os mesmos têm sua aplicação de forma simultânea e interrelacionada ao longo dos estudos e ações desenvolvidas no decorrer da pesquisa principal e da presente pesquisa. No caso desta pesquisa o foco da metodologia artística se encontra no LUME-Teatro da Unicamp - principalmente no que diz respeito a Mimesis Corpórea e o campo do Teatro-Documentário. Desta forma, o resultado cênico tem por base os procedimentos de construção cênica dos grupos teatrais pesquisados aplicados aos relatos e vivências coletadas em campo com as pessoas encontradas, que servem como material para a criação dramatúrgica, corporal e cênica utilizada como procedimento de investigação na sala de ensaio.

Downloads

Publicado

2018-04-18

Edição

Seção

Artigos