Anúncios

ILINX Encerrará suas publicações com número especial!

2018-04-19
Caros leitores e autores!A Revista ILINX encerrará suas publicações e o próximo número - ILINX 14 - será dedicado a convidados com textos que falem sobre a história e o trabalho do LUME. Aceitaremos também textos submetidos com essa temática. A idéia é que seja um numero comemorativo, mais informal. Portanto, também serão aceitos textos em formatos mais livres.Convidamos a todos a escrever suas experiências com o LUME! E sejam bem vindos a esse último número da Revista ILINX.Renato Ferracini  Saiba mais sobre ILINX Encerrará suas publicações com número especial!

Edição Atual

n. 13 (2018)
Ver Todas as Edições

A Revista ILINX pretende ser uma publicação que enfoca as pesquisas práticas e teóricas sobre o corpo em arte em seus dois números anuais. Os artigos podem ser publicados tanto em português como em espanhol.

ILINX, segundo a classificação de Roger Callois, é uma família de jogos que geram interrupções temporárias da percepção como vertigens, tonturas, desorientação ou mudanças repentinas de movimento. Achamos a definição eticamente aplicável para uma revista que tem como objetivo a discussão do corpo como potência criativa. Pensar o corpo-em-arte – corpo-subjétil – na contemporaneidade significa realizar deslocamentos ontológicos, epistemológicos, etimológicos, pedagógicos e metodológicos que levam o pensar-fazer para essa zona de fronteira que interrompe as doxas da percepção capturada e normatizada. A cada artigo ou documento publicado se busca um estado-ilinx: para além de gerar um conhecimento racional, organizado, classificado, compartimentalizado com o corpo-em-arte, garimpamos aqui os artigos-vertigens, artigos-tonturas, artigos-desorientação. Vislumbramos os conceitos que nascem no/com o corpo: todo um conceito corpóreo, pois na zonzeira dos textos-Ilinx as frases são escritas com o suor do treino, suor do ensaio, suor da sala de aula, suor da apresentação do espetáculo ou ação performática, suor da leitura, re-leitura e também com o suor da busca do conceito. Textos e documentos que, sem medo da experimentação, buscam a prática-da-teoria-na-teoria-da-prática.

A Revista Ilinx nasce para criar discussões, gerar desconfortos e desorientações e seguir Clarice Lispector em sua frase poética:

“Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.”

Bem vindos e bom apetite a todos!

Renato Ferracini

Editor-Chefe