As máscaras caíram! ...sobre encontros, relações e estados vulneráveis (caminhos que se cruzam).

Autores

Palavras-chave:

Máscara, Formação, Vulnerabilidade

Resumo

Essa brincadeira envolve dois amigos/colegas/parceiros de faculdade/grupo/vida que se reencontram na Universidade Estadual de Campinas, cada qual em sua pesquisa de pós-graduação, cada qual em seu instituto, cada qual com seu nariz vermelho. Dessa trombada sísmica surge o desejo de refletir sobre possíveis procedimentos de formação e utilização de Máscara, entendendo que tal conceito possui extrema amplitude e se conforma por lugares plurais e dicotômicos. Com esta perspectiva podemos pontuar procedimentos consonantes às distintas áreas de saber, dentre elas: práticas anteriores ao uso da máscara, encontro com a máscara e o jogo. Decidimos discorrer nesse encontro, especificamente sobre o primeiro ponto citado, compreendendo-o como processo de sensibilização do indivíduo, sua relacionalidade no coletivo, e a percepção do contexto em jogo. Esses três elementos nos ajudam a compreender um espaço comum do uso de máscaras que nomearemos de situação de vulnerabilidade. Um ditado conhecido entre os artistas mascarados, diferente do senso comum, afirma que a máscara não oculta a imagem/personalidade do indivíduo, e sim, revela sua verdade nua e crua, tanto psicológica quanto física. Aceitar a exposição assim como o fracasso enquanto potência, viabiliza as experiências formadoras, garantindo confiança do indivíduo no enfrentamento de travas sociais, afetando o desenvolvimento do jogo. Esta reflexão se ancora nas perspectivas investigativas que se desenvolvem a partir das pesquisas dos autores. Este é um convite para retirarmos as máscaras e adentrarmos em uma brincadeira ¨muito séria¨ de dar risadas de nós mesmos.

Biografia do Autor

Felipe Braccialli, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de concetração de Educação Física e Sociedade, orientado pelo Prof. Dr. Marco Bortoleto. Pesquisa relacionada com a pedagogia do palhaço. Bolsista CAPES.

Renata Mendonça Sanchez, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, orientada pela Profª Drª Gina María Monge Aguilar. Bolsista Capes.

Referências

ARENDT, Hannah. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Trad. de Cesar Augusto R. de Almeida, Antônio Abranches e Helena Franco Martins. 7ª ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética; trad. Rogério Bettoni. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

COBURN, Veronica; MORRISON, Sue. Clown Through Mask: the pioneering work of Richard Pochinko as practised by Sue Morrison. Chicago: Intellect, 2013.

DA COSTA, Felisberto Sabino. A máscara e a formação do ator. Móin-Móin, n. 1. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2005.

DUBATTI, Jorge. Introducción a los estudios teatrales. Diez puntos de partida. México: Libros de Godot, 2011.

VIANNA, Tiche. Para além da commedia dell'arte - a máscara e sua pedagogia. (tese): Pós-graduação em Artes da Cena – UNICAMP. Campinas-SP ,2017.

Downloads

Publicado

30-05-2020

Edição

Seção

Textos Completos