Sexta-feira, 25 de agosto de 2023 - Por Rafael Brandão
Livro "Sentimento da Inteligência Artificial" promove reflexão sobre novas tecnologias e antigos conceitos
Obra foi escrita pelos pesquisadores Giovanni de Holanda e Claudia Pfeiffer, em linguagem compreensível para um público amplo
Imagem: Giovanni de Holanda, da FITec, e Claudia Pfeiffer, do Labeurb, assinam o livro, que contou com a colaboração de Simone Pallone, do Labjor
Como maximizar os benefícios e mitigar os riscos da utilização em larga escala das novas e iminentes tecnologias de inteligência artifical? Essa questão está no cerne de amplos debates contemporâneos, que acabam de ser enriquecidos pelo lançamento do livro Sentimento da Inteligência Artificial - novas tecnologias, antigos conceitos. Escrito pelos pesquisadores Cláudia Pfeiffer e Giovanni de Holanda, o livro promove uma reflexão interdisciplinar sobre o papel da Inteligência Artificial na sociedade. O lançamento, realizado na última quarta-feira (23 de agosto) na Livraria Pontes, em Campinas, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e outros interessados no tema para uma conversa com os autores. "O evento foi marcado por um público proveniente de muitas áreas diferentes, o que revelou o amplo interesse que esse objeto de pesquisa provoca. Tivemos a oportunidade de conversar com pessoas cujas trajetórias raramente eram marcadas por um único interesse disciplinar, o que permitiu diálogos muito enriquecedores", disse Claudia Pfeiffer, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp. Giovanni de Holanda, que é pesquisador da Fundação para Inovações Tecnológicas (FIT), também destacou a diversidade presente no lançamento, e observou que a obra foi escrita em linguagem compreensível para um público amplo, não restrito a acadêmicos ou profissionais da área. "Concebemos este livro pensando em todas as pessoas preocupadas com as inteligências artificiais, não só as que as estudam, mas também aquelas que, de modo geral, querem saber um pouco mais sobre essas tecnologias inteligentes, tão presentes em nossas vidas", disse o pesquisador. "Muitas pessoas nos procuraram perguntando o que queria dizer o 'sentimento da IA', o que esperar de seus desdobramentos atuais e futuros. Foi muito positivo ver esse interesse no tema". Os autores são vinculados ao Brazilian Institute of Data Science (BI0S), assim como a pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Simone Pallone, que colaborou com a construção da obra. "A ideia inicial do Giovanni era publicar um artigo sobre aspectos mais filosóficos da Inteligência Artificial, algo que promovesse um debate no âmbito do próprio BI0S, que é constituído de pesquisadores de muitas áreas distintas. O rascunho foi crescendo, até que se tornou um livro, lançado com ótima receptividade", explicou Simone Pallone.
Evento de lançamento foi realizado na última quarta-feira (23), na Livraria Pontes
O Labeurb e o Labjor integram o Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) da Unicamp, vinculado à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN). O prefácio do livro foi escrito pelo Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp, João Marcos Romano, que é diretor do BI0S. Sentimento da Inteligência Artificial - novas tecnologias, antigos conceitos está disponível para aquisição no site da Pontes Editores.