Quinta-feira, 26 de outubro de 2023 - Por Rafael Brandão
Ana Carolina Maciel participa de reunião do AmazonFACE, projeto liderado por David Lapola (Cepagri)
Experimento é pioneiro no mundo ao empregar a tecnologia FACE numa floresta tropical com grande biodiversidade
Visita de campo ao laboratório a céu aberto do AmazonFACE durante reunião anual do comitê científico do projeto
A coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, participou da reunião anual do comitê científico do projeto AmazonFACE, na região amazônica, entre os dias 16 e 20 de outubro.
A pesquisa é liderada pelo pesquisador do Cepagri/COCEN, David Lapola, e seu eixo central consiste em expor uma área da floresta madura da Amazônia a uma concentração de CO2 um pouco maior do que a atual, utilizando a tecnologia "Free-Air CO2 Enrichment". A pesquisadora do NEPAM/COCEN, Simone Vieira, que atua no projeto, também participou da reunião do comitê.
Com abordagem interdisciplinar, o AmazonFACE busca resolver uma das maiores fontes de incerteza em relação ao futuro da Amazônia: "Como o aumento de CO2 atmosférico afeta a floresta, a biodiversidade que ela abriga e os serviços ecossistêmicos que fornece à humanidade?". O experimento é pioneiro no mundo ao empregar a tecnologia FACE numa floresta tropical com grande biodiversidade.
Ana Carolina Maciel relatou que, mesmo já tendo visitado inúmeras vezes anteriormente a floresta amazônica, ficou impactada pela grandiosidade do laboratório a céu aberto do AmazonFACE depois de conhecer in loco as torres gigantescas, em forma de anéis, que circundam uma área que será submetida ao experimento.
"Sabemos que a degradação ambiental já vem impactando irreversivelmente o planeta. Esse tipo de pesquisa cumpre magistralmente o papel da universidade de refletir sobre grandes temas da sociedade e apresentar soluções", destacou a coordenadora da COCEN.
Vídeo:
Em campo, David Lapola fala sobre o AmazonFACE
Leia mais:
Comitê científico do AmazonFACE se reúne para delinear os próximos passos
Voltar