Quinta-feira, 16 de novembro de 2023 - Por Rafael Brandão
Ciências Atmosféricas indicam relação íntima entre ondas de calor e mudanças climáticas
Ciência da atribuição climática estuda o impacto da atividade humana na probabilidade de ocorrência de fenômenos específicos
Imagem: INMET emitiu alerta de onda de calor com grau de severidade descrito como
INMET emitiu alerta de onda de calor com grau de severidade descrito como "Grande Perigo" e potenciais riscos à saúde
Sucessivos recordes de altas temperaturas têm sido registrados na onda de calor que atinge diversas regiões do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) estendeu até sexta-feira (17) o alerta de "grande perigo" para 15 estados - incluindo São Paulo - e o Distrito Federal, destacando potenciais riscos para a saúde. O Ministério da Saúde disponibilizou uma página especial com recomendações e informou que os riscos podem impactar toda a população, mas especialmente idosos, crianças, diabéticos, gestantes, população em situação de rua e pessoas com problemas renais, cardíacos, respiratórios ou de circulação. Entre negacionismos e visões apocalípticas, o fenômeno tem gerado ampla repercussão midiática e debates nas redes sociais sobre as relações com as mudanças climáticas. Afinal, do ponto de vista científico, é possível estabelecer com razoabilidade esse vínculo? O meteorologista Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri/COCEN), explica que existe um ramo das ciências atmosféricas que busca responder justamente esse tipo de pergunta. É a chamada ciência da atribuição climática, que estuda o impacto da atividade humana na probabilidade de ocorrência de fenômenos específicos. Os pesquisadores utilizam recursos de simulação computacional para investigar se determinados eventos ocorreriam ou não - e, se ocorreriam, em que magnitude - sem a influência antropogênica no clima.
Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri
"Os estudos costumam apontar que as ondas de calor podem ter uma relação bastante íntima com as mudanças climáticas. Em geral, as pesquisas mais conclusivas quanto a essas atribuições são relativas às ondas de calor. Então, é uma das principais hipóteses que a gente tem para explicar esse calor extremo. Mas claro que temos outros fatores em jogo, como o El Niño", esclarece Bainy. O meteorologista explica ainda que o momento atual coincide com uma fase da chamada oscilação de Madden-Jullian. "É um mecanismo de variabilidade climática que dura algumas semanas. E há ciclos. Algumas fases tendem a deixar a parte leste do país mais seca, como é o caso agora. E outras fases tendem a promover chuvas mais volumosas, como é esperado a partir do final de semana". Previsões do Cepagri indicam que a onda de calor na Região Metropolitana de Campinas deve continuar até sábado (18). A partir de domingo (19), a expectativa é que as temperaturas comecem a cair. El Niño Ana Ávila, também meteorologista do Cepagri, diz que o El Niño - fenômeno sazonal que promove um aquecimento atípico nas águas na região do Oceano Pacífico equatorial - ainda atingirá seu pico deste ano em dezembro. "A temperatura das águas vai ficar cerca de dois graus e meio acima do esperado. E os modelos indicam que até junho do ano que vem a gente deve ter o El Niño em curso". O El Niño favorece ondas de calor na região porque as frentes frias ficam bloqueadas no sul do país e não conseguem avançar, diz a meteorologista. "Outra questão também é que o aquecimento das águas no Oceano Pacífico ajuda a aquecer a atmosfera em termos globais".
Ana Ávila, meteorologista do Cepagri
Uma onda de calor é definida pelo INMET como um cenário em que há temperaturas de pelo menos 5ºC acima da média para a região e período, com persistência de no mínimo três dias consecutivos.