Sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 - Por Divulgação CIDDIC
Ex-coordenadora do CIDDIC, Denise Garcia é finalista do Concurso Compositoras Latino-Americanas
Obras das finalistas serão apresentadas pela Osesp em concerto aberto ao público no dia 23 de fevereiro
Imagem: Denise Garcia é autora da obra C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica). Foto: Felipe Bezerra
A compositora brasileira Denise Garcia e as argentinas Eva García-Fernandez e Stephanie Macchi são as três finalistas do Concurso Compositoras Latino-Americanas, uma iniciativa da Fundação Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Essas artistas terão suas obras apresentadas pela orquestra, sob a regência do diretor musical Thierry Fischer, em um concerto aberto ao público, na Sala São Paulo, no dia 23 de fevereiro. O concurso, parte das celebrações dos 70 anos da Osesp, contou com 26 inscrições de nove países, todas avaliadas por uma banca composta pela maestra Ligia Amadio, pela compositora Silvia Berg e pelo maestro Aylton Escobar. Denise Garcia, autora da obra C.A.C.O.S. (Celebração da Arte e Cultura Ocidental Sinfônica), possui formação no Brasil e na Alemanha (na Musikakademie Detmold e na Musikhochshule de Munique). Sua trajetória transcende fronteiras, contribuindo com uma perspectiva única que mistura influências brasileiras e europeias. Garcia foi coordenadora do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural da Unicamp (Ciddic) e diretora da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Atualmente é professora livre docente do Instituto de Artes da Unicamp. A vencedora do concurso terá sua obra gravada pela Osesp, em um álbum comemorativo, junto a trabalhos de outros compositores renomados, e receberá um prêmio de US$ 5 mil.