Quarta-feira, 31 de janeiro de 2024 - Por Rafael Brandão
Integrantes do Sistema COCEN têm projetos aprovados em edital PROEC-PEX
Projetos de extensão envolvem artistas refugiados, arqueologia no DOI-Codi, educação nutricional em "pântanos alimentares"
Imagem: Ana Carolina Maciel (coordenadora da COCEN), Camila Borges (pesquisadora colaboradora do NEPA), Aline Vieira (pesquisadora do Nepam) e André Paulilo (coordenador do CMU)
A coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, o coordendor do CMU, André Paulilo, e as pesquisadoras Camila Borges (Nepa) e Aline Vieira (Nepam), tiveram projetos aprovados no 5º Edital ProEC - PEX 2023. O edital tem objetivo de fomentar projetos e programas de extensão coordenados por docentes e pesquisadores da Unicamp com início a partir de 2024. Rede ArteRefúgio Ana Carolina Maciel foi contemplada com o programa Rede ArteRefúgio - Processamento curatorial e difusão de produções artístico-culturais de pessoas migrantes e deslocadas no Brasil. O programa terá foco em indivíduos originários de países do Sul Global em situação de deslocamento forçado, com especial atenção para artistas visuais em início de carreira, e resultará na criação de uma plataforma digital de livre acesso, além de uma exposição sobre a temática das migrações no campo das artes visuais. Desenvolvido no contexto do grupo de pesquisa CAPES/CNPq Trajetórias sem Fronteiras: Cinemas do Refúgio Contemporâneo, o programa conta com a parceria da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR/UNICAMP - que é presidida por Ana Carolina Maciel.
Registros da participação do GP CineRe Sem Fronteiras no Cineclube FGV (2023)
Arqueologias e o antigo prédio do DOI-CODI em SP: vamos pensar juntos? Em agosto do ano passado, Aline Vieira integrou uma equipe de pesquisadoras que conduziu práticas arqueológicas no antigo prédio do DOI-Codi em São Paulo, com objetivo de compreender - independente de questões partidárias - os mecanismos de repressão e resistência na época da ditadura militar, bem como a composição de narrativas sobre o tempo e espaço nos quais o prédio estava inserido. Como extensão dessa pesquisa, o projeto Arqueologias e o antigo prédio do DOI-CODI em SP: vamos pensar juntos? vai oferecer um curso de 14 dias para alunos de graduação e pós-graduação acerca dos processos de limpeza e processamento dos materiais arqueológicos, no Laboratório de Arqueologia Pública (LAP) da Unicamp. O escopo do projeto também prevê a realização de uma exposição fixa no LAP e uma exposição itinerante, ambas sobre o contexto histórico, a pesquisa e os materiais encontrados no DOI-Codi.
Parte dos 300 objetos analisados pela Unicamp encontrados no antigo prédio do DOI-Codi. Foto: Hebe Rios.
Educação nutricional em "pântanos alimentares" de Campinas A pesquisadora colaboradora do NEPA, Camila Aparecida Borges, obteve aprovação com o projeto Como empoderar os adolescentes para escolhas alimentares mais saudáveis e qual o papel da rotulagem de alimentos nesse processo. O objetivo é construir, em conjunto com escolas da rede pública de ensino municipal localizadas em regiões consideradas "pântanos alimentares" de Campinas, atividades de educação alimentar e nutricional, promovendo a compreensão da rotulagem de alimentos e o conhecimento sobre as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira. A expressão "pântanos alimentares" se refere a locais onde a exposição facilitada a alimentos não saudáveis (como, por exemplo, ultraprocessados) é preponderante. Espera-se que o projeto envolva a comunidade escolar, a sociedade civil e a universidade no processo de superação dos obstáculos enfrentados para atingir hábitos alimentares saudáveis. A memória na integração cidade e Universidade O coordenador do Centro de Memória da Unicamp (CMU), André Paulilo, realizará o programa "A memória na integração cidade e Universidade", que busca articular diversas ações de extensão e difusão cultural, incluindo diferentes públicos para compartilhar suas histórias sobre Campinas. A proposta pretende integrar o conhecimento produzido na universidade e a comunidade não-acadêmica, em coautoria com o público participante.