Sexta-feira, 03 de maio de 2024 - Por Divulgação
Inscreva-se no 18º Café COCEN: "Inteligência Artificial: das Arquiteturas Cognitivas às Políticas Públicas"
Evento será realizado no dia 4 de junho e contará com a participação de pesquisadores do H.IAAC e NEPP
Imagem: Inscreva-se no 18º Café COCEN:
"Inteligência Artificial: das Arquiteturas Cognitivas às Políticas Públicas" é o tema da 18ª edição do Café COCEN, evento que reúne pesquisadores de áreas distintas para ampliar nossa compreensão sobre grandes temas da contemporaneidade. Teremos como convidados o Prof. Edson Borin, coordenador da área de pesquisa em Representação do Conhecimento do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC), e o Prof. Marcelo Proni, coordenador associado do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas da Unicamp (NEPP/COCEN). A Inteligência Artificial (IA) tem sido objeto de pesquisa há décadas em áreas diversas da ciência. Nos últimos anos, tornou-se um dos assuntos mais presentes no debate público. Os avanços tecnológicos mais recentes e as projeções de progresso exponencial têm gerado repercussões significativas em diversas áreas da sociedade e da academia. O Prof. Edson Borin, que é do Instituto de Computação (IC), falará sobre a Representação do Conhecimento como linha de pesquisa inserida no projeto do H.IAAC. O Prof. Marcelo Proni é do Instituto de Economia (IE) e apresentará o projeto Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas, desenvolvido no âmbito do NEPP. Após as apresentações, a coordenação da COCEN mediará uma roda de conversa com o público. O evento terá emissão de certificado. O Café COCEN será realizado no dia 4 de junho, às 14h30, na sede da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN).
Sobre os Participantes Edson Borin é Professor Associado II no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde trabalha desde 2010. Foi pesquisador nos Laboratórios da Intel na Califórnia, onde desenvolveu técnicas de compilação dinâmica para melhorar os microprocessadores de próxima geração co-projetados de HW/SW. Também utilizou algoritmos de compressão de microcódigo para aprimorar o processo de fabricação dos microprocessadores Intel, recebendo quatro prêmios de reconhecimento divisional. Na Unicamp, lidera o laboratório Discovery, financiado por agências governamentais e grandes empresas de tecnologia internacionais e nacionais. Também coordena a linha de pesquisa em Representação do Conhecimento do H.IAAC, onde investiga técnicas de aprendizado de máquina para desenvolver representações eficientes para arquiteturas cognitivas para dispositivos móveis. Autor de oito patentes, um livro técnico sobre programação em assembly e mais de 100 artigos em conferências e revistas internacionais. -- Marcelo Proni é Professor Titular do Instituto de Economia da UNICAMP e Coordenador Associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da UNICAMP (NEPP/COCEN). Também atua como pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) da UNICAMP. É editor da Revista Brasileira de Economia Social e do Trabalho (RBEST). Foi diretor associado do Instituto de Economia da UNICAMP (out/2011 a out/2015). Tem experiência de ensino e pesquisa nas seguintes disciplinas: desenvolvimento econômico, mercado de trabalho, políticas públicas. Também tem pesquisado e publicado estudos na área de economia do esporte.