Sexta-feira, 17 de maio de 2024 - Por Divulgação
Com 75,9% dos votos, Raluca Savu é eleita a nova coordenadora da COCEN
Raluca, que atualmente é coordenadora associada da COCEN, tem como vice em sua chapa a pesquisadora Marta Duarte
Imagem: Comissão Eleitoral e a coordenadora eleita, Raluca Savu. Programa de gestão propõe consolidar ações atuais e implementar novas iniciativas estratégicas.
Após apuração dos votos da consulta à comunidade, a pesquisadora Raluca Savu, do CCSNano, foi eleita a nova coordenadora da COCEN com 75,9% dos votos. Raluca, que atualmente é coordenadora associada da COCEN, tem como vice em sua chapa a pesquisadora do CPQBA, Marta Duarte. O colégio eleitoral inclui pesquisadores/as, servidores/as PAEPE e docentes vinculados/as aos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da COCEN, totalizando 688 eleitores/as. A apuração dos votos foi realizada pela Comissão Eleitoral da Consulta, constituída por Dag Mendonça (NEPA), Edi Sartorato (CBMEG), Leonardo Abdala (CEB), Edelson Constantino (NICS) e Derivaldo Reis (COCEN). Raluca Savu sucederá a atual coordenadora, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, com quem atuou como assessora entre 2017 e 2020, antes de assumir como coordenadora associada em 2020. O edital da consulta eleitoral estabelece um interstício de dois meses como período de transição entre as gestões após a publicação no Diário Oficial. A chapa única composta por Raluca e Marta obteve 375 votos, representando 75,9% do total. Votos em branco totalizaram 63 (11,6%), e nulos somaram 78 (12,5%). A participação das pessoas aptas a votar foi de 75%, com 25% de abstenções. Consolidando o Presente, Fortalecendo o Futuro Intitulado "Consolidando o Presente, Fortalecendo o Futuro", o programa de gestão da chapa vencedora propõe dar continuidade aos projetos atuais e introduzir novas iniciativas estratégicas. Um dos pilares é a valorização das carreiras de Pesquisador/a Pq e de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PAEPE), com propostas voltadas à ampliação dos quadros, reestruturação das carreiras, manutenção das progressões, desenvolvimento profissional e ampliação da integração entre servidores. Um dos compromissos é verificar e organizar as demandas institucionais dos funcionários PAEPE que exercem atividades de pesquisadores. Em relação à infraestrutura, uma das prioridades é a melhoria e expansão dos espaços físicos dos Centros e Núcleos, incluindo a finalização de obras iniciadas. As propostas incluem ainda a ocupação consciente de espaço físico para os Centros e Núcleos da COCEN na Fazenda Argentina, além da implementação do Espaço de Arte Contemporânea, reunindo o NICS, o CIDDIC e o Lume Teatro. Quanto à representação dos Centros e Núcleos, a chapa considera que manter diálogos contínuos com a reitoria e outras instâncias superiores da Unicamp é fundamental - assim como conquistar um assento no Conselho Universitário (CONSU) para consolidar a representatividade da COCEN, que já obteve na atual gestão a conquista de uma cadeira para a Carreira Pq. Projetos estratégicos lançados na atual gestão voltados à integração institucional e científica, como o Convergências COCEN, o Café COCEN e os HUBS COCEN, serão mantidos e aprimorados. Do mesmo modo, programas de extensão e divulgação continuarão a promover a interdisciplinaridade e a comunicação da ciência, fortalecendo a imagem institucional da COCEN perante os públicos interno e externo e contribuindo para a consolidação da cultura científica na sociedade.