Terça-feira, 28 de maio de 2024 - Por Rafael Brandão
COCEN e AmazonFACE representam a Unicamp no Vivatech, em Paris
Evento dedicado à inovação tecnológica reuniu cerca de 165 mil participantes
Imagem: Ricardo Neiva Tavares (embaixador do Brasil na França), Eráclito Souza e Raluca Savu no estande do AmazonFACE
A coordenadora associada da COCEN, Raluca Savu, e o gerente executivo do programa AmazonFACE, Eráclito Souza, representaram a Unicamp no VivaTech, encontro anual sediado em Paris que tem se consolidado como um dos maiores eventos dedicados à inovação tecnológica da Europa. Entre os dias 21 e 25 de maio, a edição de 2024 do VivaTech reuniu cerca de 165 mil participantes, entre cientistas, profissionais da tecnologia, lideranças de empresas e startups, investidores, representantes do poder público, terceiro setor e entusiastas em geral. Como parte do Brazil Innovation Day, organizado pela embaixada do Brasil, Raluca Savu apresentou ao público o sistema de Centros e Núcleos Interdisciplinares da COCEN, e Eráclito Sousa apresentou o AmazonFACE. Durante os outros dias, um dos maiores atrativos do estande do Brasil foi a maquete do AmazonFACE, que Raluca e Eráclito levaram para exibição. "As pessoas acharam incrível", relatou Raluca. A maquete, que impressiona pelo nível de detalhe e acabamento, permitiu que os visitantes visualizassem o funcionamento do sistema, que investiga os impactos das concentrações elevadas de dióxido de carbono previstas para a floresta Amazônica nas próximas décadas. "O AmazonFACE despertou interesse de vários públicos, desde estudantes até representantes de entidades governamentais e grandes empresas. Além de comunicar ao mundo o que o Brasil está fazendo em termos de pesquisas de ponta, nossa participação abre portas para novas contribuições e parcerias futuras", disse Raluca.
Maquete do AmazonFACE impressionou visitantes no estande do Brasil
A coordenadora associada da COCEN declarou também que a apresentação sobre a rede de interdisciplinaridade chamou atenção devido à diversidade de temas pesquisados. "Tivemos visitantes interessados, por exemplo, em temas como políticas públicas, demografia e estudos de gênero", contou Raluca, referindo-se a algumas das áreas que fazem parte do escopo dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de pesquisa do Sistema COCEN e foram citadas na apresentação.
Eráclito Sousa apresentou o AmazonFACE no Brazil Innovation Day, realizado no dia 21 de maio, organizado pela embaixada brasileira em Paris.
Eráclito definiu a experiência de participar do evento como transformadora. "O estande da embaixada do Brasil tornou-se um ponto de encontro para discussões valiosas sobre sustentabilidade e tecnologia. O AmazonFACE exemplifica como a inovação pode ser utilizada para estudar e proteger a Amazônia, nossa maior riqueza natural", declarou. O AmazonFACE é coordenado, no âmbito da Unicamp, pelo pesquisador David Lapola, do Cepagri/COCEN. O convite para o VivaTech surgiu a partir de uma visita realizada pela coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, à embaixada brasileira em Paris, no fim do ano passado.