Sexta-feira, 10 de novembro de 2017 - Por Ticiana de Toledo Fernandes
NEPO discute Demografia da Infância e Juventude em seminário

Clarice Lopes, Ana Liési Thurler, Paula Montagner e Gláucia dos Santos Marcondes
O Núcleo de Estudos da População "Elza Berquó" (NEPO) da Unicamp e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveram ontem (9) o seminário Demografia da Infância e Juventude, que discutiu os tópicos "Tendências e desafios para a garantia dos direitos das crianças" e "Demografia da Juventude: transição e sobreposição escola-trabalho". O evento, realizado no auditório do Nepo, das 9 às 16h30, foi organizado por Joice Melo Vieira, professora do Departamento de Demografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e pesquisadora do Nepo, e por Paulo José Pereira, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Participaram da primeira mesa de debates as palestrantes Paula Montagner (Fundação SEADE), Clarice Lopes (NEV-USP) e Ana Liési Thurler (UnB); o moderador Paulo José Pereira (Univasf) e a comentarista Gláucia dos Santos Marcondes (Unicamp). Já a segunda mesa contou com a presença de Pau Miret (CED-UAB) e Carlos Costa Ribeiro (UERJ), além da moderadora Joice Melo Vieira (Unicamp) e da comentarista Maria Coleta F. A. de Oliveira (Unicamp). A coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, e o coordenador do NEPO, Alberto Augusto Eichman Jakob, ficaram responsáveis pela abertura do evento.
Durante as discussões, foram abordadas questões como políticas públicas para a saúde das mulheres e crianças no pré-natal e no parto. Segundo Paula Montagner, as gestões municipais precisam ser incentivadas a melhorar o seu desempenho: "considerando que hoje muitas mulheres trabalham, há de se garantir uma política de condições melhores".
Também foram tratados temas como reconhecimento paterno e casos de sub-registro de nascimentos, além de projetos de educação e seus desafios. De acordo com a pesquisadora do Nepo Gláucia dos Santos Marcondes, "os avanços adquiridos nos direitos das mulheres e das crianças ao longo dos anos foram difíceis e truncados". Para ela, é preciso estar sempre atento a possíveis mudanças que possam prejudicar essas conquistas.
O evento se encerrou com o lançamento do livro "Demografia na Unicamp: um olhar sobre a produção do NEPO", organizado pela pesquisadora Elza Berquó, fundadora do NEPO. O livro traz uma seleção de produções do núcleo em suas diversas linhas de pesquisa - como saúde, demografia, família e gênero - e pode ser adquirido pelo site da Editora Unicamp.
Voltar

NEPO
Demografia
Mineiros e baianos são maioria entre os nascidos fora de SP que moram em Campinas
Atualizações do IBGE, CENSO 2022

NEPO
Demografia
Censo de fecundidade aponta que mulheres tem tido filhos mais tarde no estado de SP
Pesquisa também apontou um aumento na idade das mulheres sem filhos.

NEPO
Pesquisa
IUSSP EARLY CAREER AWARDS 2025
Professor do departamento de Demografia do IFCH - Uunicamp

NEPO
Educação
Ambiente educacional acolhedor
Participação de pesquisadora do NEPO em pesquisa internacional