Sexta-feira, 14 de maio de 2021 - Por Divulgação
Nota de Falecimento: Prof. Ubiratan d’Ambrósio
Imagem: Nota de Falecimento: Prof. Ubiratan d’Ambrósio
Uma pessoa à frente do seu tempo, que colocou o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) no cenário internacional e quebrou um paradigma eurocêntrico na matemática: assim lembram colegas do legado do Professor Emérito da Unicamp, Ubiratan D’Ambrósio, que faleceu nesta quarta-feira, 12 de maio, aos 88 anos. Criador da Etnomatemática, a qual reconhece a Matemática nos diferentes contextos sociais, econômicos e culturais, Ubiratan ingressou na Unicamp em 1972, já como diretor do IMECC, instituto que dirigiu até 1980. Participou da criação do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp e atuou em diversos projetos ligados à Educação, incluindo um programa da Unesco para formação de doutores em matemática em Mali, na África, cujo formato posteriormente ele aplicou na América Latina e no Caribe. Ainda foi um dos criadores do NIED e durante muitos anos atuou como grande colaborador e incentivador de várias ações idealizadas no NIED. Frisando as ideias inovadoras de Ubiratan para ampliar o alcance do ensino de matemática, João ainda destaca sua atuação na criação de um estúdio de televisão, em 1976, chamado Laboratório Interdisciplinar para Melhoria do Ensino e Currículo (LIMEC), a partir do qual foi dado um curso de Geometria Analítica e de Álgebra Linear, que eram disciplinas com alto índice de reprovação no IMECC. Com o trabalho, a reprovação passou de 60% a 20%, recorda. O LIMEC, posteriormente, ampliou sua atuação para outras unidades e foi a base para a criação da TV Unicamp. Pela expressiva contribuição na área da Educação e da Matemática, o professor Ubiratan D’Ambrosio recebeu diversos prêmios e reconhecimentos. Na Unicamp, recebeu o título de Professor Emérito em 1995. Em 2001, ganhou o Prêmio Kenneth O. May, da Comissão Internacional de História da Matemática. Em 2005, recebeu a medalha "Felix Klein", da Comissão Internacional de Instrução Matemática, considerado o maior reconhecimento na área da Educação Matemática. A equipe COCEN presta condolências aos amigos e familiares.