Sexta-feira, 02 de setembro de 2022 - Por COCEN
"Dicionário da Independência do Brasil": Lançamento reúne autores/as e acadêmicos/as na USP
A obra conta com 765 verbetes escritos por 276 especialistas de 11 países. Uma das autoras é a coordenadora da COCEN, Ana Carolina Maciel
Foi realizado ontem (1°), no Espaço Brasiliana USP, o lançamento do Dicionário da Independência do Brasil: História, Memória e Historiografia, como parte das celebrações pelo bicentenário da Independência. O livro tem 735 verbetes escritos por 274 especialistas do Brasil e do exterior. "É uma obra marcante", disse a vice-reitora da Universidade São Paulo (USP), Maria Arminda.
A historiadora e coordenadora da COCEN, Ana Carolina Maciel, participou da obra como autora do verbete "Independência no Cinema", que apresenta um filme centenário responsável pelo primeiro registro na filmografia brasileira sobre o tema: Grito do Ipiranga, longa-metragem de 1917 dirigido pelo italiano Giorgio Lambertini. O argumento da obra foi escrito pelo jornalista Eugênio Egas, autor do livro O Grito do Ipiranga (1909).
Organizado pela professora Cecília Helena de Salles Oliveira, do Museu Paulista da USP, e pelo professor João Paulo Pimenta, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o Dicionário é resultado de uma parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da USP, e o Instituto Camões, de Portugal.
Voltar
COCEN
Carreira Pq
Carreira de Pesquisador comemora 20 anos
Única no Brasil, a categoria se consolidou como pilar fundamental da interdisciplinaridade na Universidade
CLE
Memória
Memória Científica Nacional: Preservação, Divulgação e Pesquisa
0 Projeto do CLEArq é contemplado em Chamada Pública da FINEP.
COCEN
Cocen
Diálogos COCEN - Primeira edição do evento fortalece integração do sistema
Encontro reuniu dezenas de servidores de áreas diversas
COCEN
Cocen
COCEN promove 1º Café PAEPE para valorizar e integrar profissionais dos Centros e Núcleos
Evento será realizado no dia 11 de novembro, às 14h30, no auditório do GGBS