Português
FacebookInstagramYoutube
Segunda-feira, 12 de setembro de 2022 - Por Agência Fapesp
Unicamp promove Escola de Ciência Avançada sobre Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação
O evento celebra o 90º aniversário do matemático e professor Newton da Costa e os 45 anos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp).
Imagem: Unicamp promove Escola de Ciência Avançada sobre Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação
Agência FAPESP - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sediará a Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Lógica Contemporânea, Racionalidade e Informação (SPLogIC) entre os dias 6 e 17 de fevereiro de 2023. O evento celebra o 90º aniversário do matemático e professor Newton da Costa e os 45 anos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp). Direcionado a estudantes de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira, o curso conta com financiamento da FAPESP por meio da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA). Segundo os organizadores, entre os objetivos da iniciativa estão oferecer uma visão geral da metodologia e da pesquisa de última geração em lógica contemporânea, racionalidade e informação, bem como atrair candidatos qualificados para trabalhar em instituições de pesquisa do Estado de São Paulo. O programa é composto por oito cursos e nove palestras plenárias ministradas em inglês por especialistas em cada tópico, além de apresentações orais e sessões de pôsteres pelos alunos. As palestras serão ministradas por especialistas de Israel, Estados Unidos Bélgica, China, Rússia, Polônia, Itália e Brasil, nas áreas de lógica, inteligência artificial, informação, probabilidade e racionalidade. Entre os destaques internacionais estão o professor emérito da Universidade de Ghent (Bélgica) Diderik Batens, conhecido principalmente por seu trabalho em lógicas adaptativas e paraconsistentes; o matemático israelense Arnon Avro, professor da Escola de Ciência da Computação na Universidade de Tel Aviv, com pesquisas na área de inteligência artificial; e Elena Dragalina-Chernaya, chefe do Laboratório Internacional de Lógica, Linguística e Filosofia Formal da Faculdade de Filosofia da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa (Rússia), com pesquisas em metafísica, epistemologia e lógica. Os tópicos a serem abordados incluem: "História e Filosofia das Lógicas Paraconsistentes", "As escolas australiana, belga, brasileira, israelense e polonesa em paraconsistência", "Lógica e Racionalidade", "Lógica e Informação", "Lógica e Argumentação", "Aspectos metodológicos na interpretação, tradução e combinação de lógicas" e "Lógica, Probabilidade e Inteligência Artificial". Estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado de todos os países são encorajados a se inscrever. Serão selecionados cem jovens entre os inscritos, que terão os custos de participação totalmente financiados - sendo 50 brasileiros e 50 de fora do país. O financiamento inclui passagem aérea, seguro-médico, acomodação e refeições ao longo das duas semanas do evento. As inscrições vão de 1º a 30 de outubro e podem ser feitas pelo site da escola. O local do evento será o CLE-Unicamp, na rua Sérgio Buarque de Holanda, 251, Cidade Universitária, Campinas, SP. Mais informações: www.cle.unicamp.br/splogic/ ou pelo e-mail splogic@unicamp.br.
Voltar
COCEN Rua Saturnino de Brito, 323 - 2º Piso Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas/SP CEP: 13083-889 Telefone: +55 (19) 3521-5147 Telefone: +55 (19) 3521-4911 E-mail: cocen@unicamp.br

NOSSAS REDES SOCIAIS:

LINKS ÚTEIS

Intranet COCEN ACONTECE

ACESSOS


ACESSE: