Quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - Por COCEN
COCEN celebra 24 anos de contribuições à ciência
Imagem: COCEN celebra 24 anos de contribuições à ciência
Há quase um quarto de século era criada a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, a COCEN. Foi em 29 de setembro de 1998, há exatos 24 anos, que a Deliberação CONSU-A-17/98 estabeleceu à COCEN a missão de coordenação dos Centros e Núcleos Interdisciplinares. Nesses 24 anos, a COCEN cresceu e se solidificou como uma significativa rede de interdisciplinaridade na Unicamp, com expressão nacional e internacional. Cada vez mais articulados e integrados, os Centros e Núcleos vêm oferecendo contribuições científicas de excelência, englobando atividades acadêmicas e laboratoriais, parcerias com universidades, empresas e órgãos estatais, prestações de serviços e consultorias, publicações de livros e periódicos. Atualmente, são 21 Centros e Núcleos Interdisciplinares em áreas que vão da biologia molecular à música, da nanotecnologia ao teatro, das alterações climáticas aos estudos de gênero, da transição energética à história da ciência, da engenharia biomédica à opinião pública, da química medicinal à educação, dentre muitas outras. Para que todo esse trabalho exemplar seja realizado, o Sistema COCEN conta hoje com quase 700 colaboradores, entre Coordenadores/as de Centros e Núcleos, Pesquisadores/as Pq, docentes associados, servidores/as PAEPE, bolsistas, pesquisadores/as colaboradores, estagiários/as e patrulheiros/as. Uma equipe significativa, responsável pelos notáveis resultados de pesquisa científica numa interface com sua aplicabilidade na sociedade. Considerando a relevância crescente da interdisciplinaridade no panorama científico global, tudo indica que a COCEN terá oportunidades e desafios ainda maiores nos próximos anos. Assim, a Coordenadoria tem articulado uma série de projetos com intuito de promover ainda mais a convergência entre Centros e Núcleos, ampliando a integração do Sistema COCEN.