Quinta-feira, 06 de outubro de 2022 - Por CESOP
Cesop e Abrapel emitem nota sobre a tentativa de criminalização das pesquisas

Diante da iniciativa do ministro da Justiça, Anderson Torres, de solicitar à Polícia Federal abertura de inquérito para apurar eventuais irregularidades realizadas pelos institutos de pesquisa de opinião e da disposição do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, em promover a realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o mesmo fim, a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) e o Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) vêm a público se manifestar:
Pesquisas de opinião são realizadas de maneira científica há décadas em democracias no mundo todo. São instrumentos fundamentais para o conhecimento da sociedade, para a formulação de políticas públicas e para a informação dos cidadãos.
Pesquisas de opinião apontam tendências e percepções e, no caso de eleições, de maneira alguma pretendem produzir prognósticos. Para além disso, fazem parte do rol de instrumentos à disposição dos cidadãos para que tomem suas decisões livremente, elemento fundamental do regime democrático.
As pesquisas eleitorais contam atualmente com regulamentação da justiça e com padrões de conduta internacionalmente reconhecidos e aplicados pela própria indústria.
Diante disso, é com muita preocupação que a Abrapel e o Cesop/Unicamp veem as recentes tentativas de intimidação e criminalização dos institutos de pesquisa por parte de atores políticos e institucionais.
O regime democrático demanda a livre circulação de ideias e de informação e as pesquisas de opinião são fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
Brasília, Campinas, 06 de outubro de 2022.
Associação Brasileira dos Pesquisadores Eleitorais (Abrapel)
Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop) da Unicamp
Voltar

CEPETRO
CESOP
Café COCEN
Café COCEN chega à 20ª edição promovendo integração e divulgação científica
Encontro reuniu Nara Salles, do CESOP, e Guilherme Avansi, do CEPETRO

CESOP
DemografiaPovos originários
Artigo analisa fatores de sucesso nas demarcações de terras indígenas no Brasil
Estudo faz parte do volume 30 da Revista Opinião Pública, com acesso disponível no site do Cesop

COCEN
Eleições
Assembleia de coordenadores da COCEN elege representante titular para a CAI/CONSU
O pesquisador e coordenador do CPQBA, Adilson Sartoratto, foi eleito

CEPETRO
CESOP
Café COCEN
Inscreva-se no 20º Café COCEN
Encontro terá como palestrantes Nara Salles, do CESOP, e Guilherme Avansi, do CEPETRO