Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 - Por Rafael Brandão
Lançamento de biografia e exposição marcam o centenário do ex-prefeito Chico Amaral
O livro biográfico, escrito pelo jornalista José Pedro Martins, foi submetido à análise do Conselho do Centro de Memória - Unicamp, que reconheceu seu valor para a história do município.
Imagem: Da esquerda para a direita: o reitor da Unicamp, Antônio Meirelles; a coordenadora da COCEN, Ana Carolina Maciel; a docente da FCM-Unicamp, Eliana Amaral; e o coordenador do CMU, André Paulilo.
"Uma pessoa que sempre soube valorizar a justiça, a democracia, atuar pelo bem comum, compartilhar ideias e dialogar. Um exemplo importante para a gente preservar o futuro do nosso país e construir dias melhores". Assim o reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, definiu o legado do ex-prefeito de Campinas, Chico Amaral, homenageado na manhã desta sexta-feira (27) em cerimônia de lançamento do livro "Bilhete Verde para a Democracia - Chico Amaral, uma biografia política" e de inauguração da exposição "Chico Amaral: um Autêntico campineiro", no saguão do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas. A coordenadora da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN), Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, e o coordenador do Centro de Memória - Unicamp (CMU), André Paulilo, também estiveram presentes na cerimônia, que marcou o centenário do nascimento de Chico Amaral. A trajetória de oposição à ditadura militar pelo homenageado foi um dos temas destacados nos discursos da solenidade. A defesa da democracia, manifestada por Chico Amaral em momentos históricos, é destaque também na exposição, que segue aberta às visitações no saguão até o dia 24 de fevereiro. O livro biográfico, escrito pelo jornalista José Pedro Martins, foi submetido à análise do Conselho do CMU, que reconheceu seu valor para a história do município. "O CMU foi procurado pela Eliana Amaral para fazer a edição do material. Então, a gente pôde participar desse projeto bonito de homenagem de um prefeito importante de Campinas. É também uma colaboração para a memória da cidade, que é a missão do CMU", disse André Paulilo. Eliana Amaral, filha do homenageado e docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, relembrou o histórico de interação e colaboração entre as políticas públicas implementadas por Chico Amaral e professores da Unicamp. Inclusive, ela relatou que, em 1967, Chico foi ao conselho da universidade para submeter a proposta, feita juntamente com o ex-deputado Jamil Gadia, de construção do Hospital das Clínicas (HC) - que se tornaria um divisor de águas na saúde pública da região. Além de familiares e amigos do ex-prefeito, estiveram presentes na mesa da cerimônia o prefeito de Campinas, Dário Saad; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campinas, Lui Carlos Rossini; o vereador Marcelo Silva; o desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª região, Samuel Humo Lima; a ex-deputada Célia Leão; e o ex-vice-prefeito de Campinas, Carlos Cruz.