Segunda-feira, 03 de abril de 2023 - Por Rafael Brandão
Edital "Convergências Cocen" tem novo prazo para submissão de projetos
Inscrições estão abertas até o dia 26 de abril
Imagem: Edital
O edital "Convergências COCEN" tem novo prazo para submissão de projetos: 26 de abril. O edital foi lançado a partir de uma iniciativa da COCEN para fomentar a integração entre os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp, através de projetos de pesquisa inéditos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Agenda 2030. Acesse aqui o edital completo Os projetos devem ser realizados em colaboração, reunindo no mínimo três e no máximo cinco Centros e/ou Núcleos, de modo convergente, interdisciplinar e inovador. "Em 2023, comemoramos os 25 anos da COCEN. Este Edital é resultado de um processo de maturidade institucional que permite olhar o sistema dos Centros e Núcleos como um todo e conceber propostas abrangentes. A interdisciplinaridade está no DNA do sistema e julgo importante instituir uma política acadêmica e institucional para fomentar ainda mais essa convergência científica", diz a coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel. Cada projeto selecionado contará com financiamento de até R$110 mil e uma bolsa de pós-doutorado em Gestão Executiva em Ciência e Tecnologia, no valor mensal de R$8479, por até 12 meses. As propostas devem conter a clara demonstração de integração entre os Centros e Núcleos proponentes, o respectivo impacto da pesquisa nos objetivo e metas dos ODS. "Este edital se insere em uma perspectiva acadêmica global, de pensar a ciência dentro dos seus múltiplos aspectos acadêmicos e sociais. A contemporaneidade traz problemas complexos, que demandam soluções ousadas e atualizadas, superando as fronteiras disciplinares", diz Ana Carolina, que teve a ideia do projeto após um período de pesquisa no Intitut Convergenves Migration, na França, onde é fellow. "Eu achei inspirador por ser um instituto que agrega vários institutos de diversas áreas". Além de propor viabilização do edital junto à Pró-Reitoria de Pesquisa, que imediamente apoiou a ideia, a COCEN já vem desenvolvendo um processo de diálogo com os Centros e Núcleos para fomentar a criação de propostas alinhadas aos objetivos do edital. "No ano passado, nós promovemos dois 'Encontro Convergências', nos quais apresentamos a ideia aos coordenadores e associados dos Centros e Núcleos e fizemos uma dinâmica de trabalho a partir de temas amplos, pautados nas 17 ODS da ONU. O resultado foi fascinante, os coordenadores e associadaos ficaram muito motivados a pensar projetos em comum", conta a coordenadora.