Segunda-feira, 13 de março de 2023 - Por Rafael Brandão
COCEN realiza apresentação para adida do Consulado da França
Nadège Mézié, adida para a Ciência e Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, destacou a importância da interdisciplinaridade para o enfrentamento das crises contemporâneas
Imagem: Da esquerda para a direita: Raluca Savu; Ana Carolina Maciel; Nadège Mézié; Adriana Ferreira; Fabiana Fantinatti
A adida para Ciência e Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, Nadège Mézié, esteve na Unicamp nesta segunda-feira (13) para conhecer o Sistema COCEN, formado por Centros e Núcleos de pesquisa interdisciplinar. O evento teve como objetivo iniciar um diálogo com o consulado, tendo em vista possíveis novos acordos de cooperação e parcerias acadêmicas entre instituições francesas e a COCEN. "Achei super interessante e vou falar sobre esse sistema na França", disse Mezié após assistir à apresentação feita pela coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, e pela coordenadora associada, Raluca Savu. "A interdisciplinaridade e a transversalidade são muito importantes hoje em dia, sobretudo em face dos desafios que temos pela frente em relação às crises climáticas, crises da democracia etc. Precisamos da união entre disciplinas para entender essas questões e propor soluções", declarou a visitante.
"Início de um diálogo que esperamos que será muito fecundo", disse a coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel. Evento foi realizado no auditório da Educorp.
Representantes dos Centros e Núcleos, como Nudecri, Nepam, Pagu, Lume Teatro, CPQBA, Nied e Cepetro, entre outros, apresentaram suas linhas de pesquisa e atuação, abrindo portas para possíveis novos projetos. Nadège destacou que as ações de interlocução entre universidade e sociedade no Brasil podem servir de exemplo no exterior. "Na França, meus colegas não têm dimensão da excelência científica brasileira. Aqui, existe esse esforço de aproximar a universidade das empresas, da sociedade, essas atividades de extensão. Isso não existe na França, nesse formato. Acho que, nesse aspecto específico, o Brasil tem muito a ensinar à França", declarou a visitante.
"Na França, meus colegas não têm dimensão da excelência científica brasileira", disse Nadège Mézié.
Além de Ana Carolina Maciel e Nadège Mézié, a mesa de abertura contou com a presença da representante dos pesquisadores do Sistema COCEN, Fabiana Fantinatti, e da chefe de gabinete adjunta, Adriana Nunes Ferreira. "A Nadège é um pessoa muito aberta a parcerias, criativa e cheia de ideias, bastante atuante nesse tipo de cooperação. Foi bom também para nos atualizarmos em relação à atuação dos Centros e Núcleos, de modo que já podemos pensar juntos para sugerir formatos às possíveis parcerias", disse a chefe de gabinete. Nadège Mézié é doutora em antropologia pela Universidade Paris Descartes e pesquisadora associada do Núcleo de Estudos da Religião (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).