Terça-feira, 11 de abril de 2023 - Por Divulgação Cocen
Defesa de tese aborda ecologia e mudanças climáticas na Amazônia brasileira
Pesquisa de Moara Almeida Canova Teixeira amplia conhecimento sobre serviços ecossistêmicos e vulnerabilidade na região amazônica.

No dia 24 de abril de 2023, às 14h, ocorre a defesa da tese de doutorado de Moara Almeida Canova Teixeira. O projeto intitulado "Serviços ecossistêmicos e vulnerabilidade às mudanças climáticas: relações ecológicas e sociais na Amazônia brasileira" será apresentado no auditório "Daniel Hogan" do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM).
O trabalho de Moara Almeida Canova Teixeira, que contou com a orientação do Prof. Dr. David Montenegro Lapola da Rede de Estudos Integrados em Tempo Real (REIT), tem como objetivo estudar as relações ecológicas e sociais que envolvem os serviços ecossistêmicos na região da Amazônia. Para isso, a pesquisa aborda a vulnerabilidade das comunidades locais às mudanças climáticas, identificando os impactos em potencial sobre a biodiversidade e os serviços oferecidos pelos ecossistemas da região.
A banca examinadora será composta pelos professores doutores Roberto Donato da Silva Júnior da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UNICAMP), Gabriela Marques Di Giulio da Universidade de São Paulo, Eduardo Sonnewend Brondízio da Universidade Estadual de Campinas e Aliny Patricia Flauzino Pires da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os membros suplentes são os professores doutores Carlos Alfredo Joly do Instituto de Biologia (IB/UNICAMP) e Paulo Antonio de Almeida Sinisgalli da Universidade de São Paulo, além de Jean Pierre Henry Balbaud Ometto.
A defesa da tese de Moara Almeida Canova Teixeira é aberta ao público e será uma oportunidade para conhecer as pesquisas realizadas na área de ecologia e mudanças climáticas na região amazônica
Voltar

NEPAM
AudiovisualMeio Ambiente
Lançamento do documentário "Hidrelétricas na Amazônia : E depois?"

CCSNano
Meio Ambiente
Composto pode conter deslizamentos de terra

NEPAM
Biodiversidade
NEPAM sedia workshop inaugural do 3º Programa de Trabalho da BPBES
A BPBES produz sínteses de conhecimentos científicos e tradicionais sobre biodiversidade, serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano

NEPAM
Meio AmbienteSociedade
Nepam e IFCH prosseguem com a "Semana Inaugural 2025 do Curso de Doutorado em Ambiente e Sociedade"