Quinta-feira, 27 de abril de 2023 - Por Rafael Brandão
COCEN recebe Diretora de C&T do Ministério da Saúde de Cuba
Encontro discutiu oportunidades de projetos em parceria com o Sistema de Ciência e Tecnologia de Cuba
Imagem: COCEN recebe Diretora de C&T do Ministério da Saúde de Cuba
A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp (COCEN) recebeu a Diretora Nacional de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde de Cuba, Ileana del Rosario Morales Suárez, e comitiva, em evento realizado na terça-feira (25), na sede do órgão. O sistema de pesquisa interdisciplinar foi apresentado à comitiva cubana pela coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, e pela coordenadora adjunta, Raluca Savu. "A chefe de gabinete adjunta, Adriana Nunes Ferreira, nos convidou para apresentar o Sistema COCEN porque a Ileana já trabalha com a perspectiva de projetos interdisciplinares. Ela é uma pessoa da área de saúde, mas veio aqui também com a missão de expandir as possibilidades de parcerias, incorporando outros campos de atuação. Foi um encontro muito inspirador para todos que participaram. Ela não apenas ouviu propostas dos Centros e Núcleos, como sugeriu várias ideias. Identificamos muitas conexões, muito além do que imaginávamos", diz Ana Carolina Maciel.
A coordenadora da COCEN, Ana Carolina de Moura Delfim Macial, e a coordenadora adjunta, Raluca Savu, apresentaram o Sistema COCEN à comitiva cubana
Coordenadores e pesquisadores dos Centros e Núcleos dialogaram sobre perspectivas acadêmicas com a visitante, tendo em vista possíveis acordos de cooperação que podem ser inseridos em convênio já firmado entre a Unicamp e a Universidade de Ciências Médicas de Havana (UCM-H). Ileana, que é doutora em medicina, disse que a interdisciplinaridade e a intersetorialidade são parte da sua filosofia de trabalho em Cuba. "Neste convênio com a Unicamp, temos avançado em diálogos sobre projetos de saúde coletiva, medicina familiar e outras áreas, mas esta visita definitivamente amplia os horizontes do que podemos alcançar em termos de parceria", declara Ileana, que já tinha realizado uma primeira visita à Unicamp há alguns meses. Durante o encontro, ela pontuou que a estrutura interdisciplinar da COCEN é um diferencial da Unicamp. "Este sistema me parece extremamente interessante. Vocês conseguiram uma inovação organizacional muito criativa, potencializando e interconectando centros e núcleos de investigação importantíssimos. A COCEN une áreas de cultura, arte, tecnologia e outras, que nos parecem valiosas para conexões com as potencialidades de Cuba. Confio muito que encontraremos um caminho de cooperação muito benéfico para ambos os países", conclui Ileana, que é uma das cientistas e dirigentes mais importantes do cenário político-acadêmico cubano, segundo o professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Sérgio Resende Carvalho, coordenador do convênio entre a Unicamp e a UCM-H.
"Esta visita definitivamente amplia os horizontes do que podemos alcançar em termos de parceria", disse a Diretora de C&T do Ministério da Saúde de Cuba após conhecer a COCEN
"É uma universidade enorme, que gerencia 15 hospitais. O convênio é muito amplo e permite a realização de atividades de pesquisa, extensão e formação. Os projetos que temos desenhado abrangem questões de vacinação, epidemiológicas, de saúde pública, além de várias outras possibilidades que a parceria pode proporcionar. Não podemos deixar de mencionar que, embora o convênio tenha sido firmado há cerca de um ano e meio, havia grande dificuldade para progredir até dezembro do ano passado, devido a uma desobrigação total do governo do Brasil com Cuba", contextualiza Sérgio. "Hoje, a produção de saber precisa ser transdisciplinar. Eu, como médico, digo que não temos como cuidar das pessoas se ficarmos restritos ao setor profissional de saúde. As pessoas se cuidam também com arte, com a coesão comunitária, etc. Então, o que achei muito interessante na COCEN foi observar como os temas estudados se aproximam do cotidiano da população. Foi um debate muito rico e plural", avalia Sérgio.
Sérgio Resende, coordenador do convênio entre a Unicamp e a Universidade de Ciências Médicas de Havana