Quinta-feira, 11 de maio de 2023 - Por Redação
Estudantes de ensino médio conhecem a carreira científica em visita aos Centros e Núcleos da COCEN
Como parte da "semana das profissões", alunos conheceram laboratórios e projetos de pesquisa do Sistema COCEN
Imagem: Coordenadora associada da COCEN, Raluca Savu, fala sobre carreira de pesquisador aos estudantes
Como funciona a carreira científica? Para conhecer um pouco mais sobre a área, estudantes de ensino médio do Colégio Progresso visitaram alguns dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa da Unicamp nesta quinta-feira (11), como parte da "semana das profissões" promovida pelo colégio. A coordenadora associada da COCEN, Raluca Savu, abriu a programação com a palestra "O Sistema de Centros e Núcleos da Unicamp: O Que Faz Um Pesquisador?". Em seguida, os estudantes conheceram o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), o Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) - programação pensada para que os jovens tivessem uma amostra de como a pesquisa funciona interdisciplinar em diferentes áreas do conhecimento. A visita foi organizada pela coordenadora do Cepagri, Priscila Coltri. De maneira dinâmica e lúdica, sempre relacionada à atuação profissional na área de pesquisa, os estudantes tiveram contato com temas tão diversos quanto mutações genéticas, bioinformática, divulgação científica, meteorologia e farmacologia.