Quinta-feira, 01 de junho de 2023 - Por Rafael Brandão
"Embates de sentidos no social": seminário reúne pesquisadores do Labjor e Labeurb
"Temos muitos enfrentamentos de sentido a serem feitos", diz a coordenadora do Nudecri, Cristiane Dias
Imagem:
Estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), divulgação científica em práticas com a terra e a água, materiais e práticas artísticas diante do Antropoceno, constituição do sujeito de dados, fake news e o bolsonarismo - esses foram alguns dos temas abordados no seminário “Embates de sentidos no social”, que reuniu pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri) nesta quinta-feira (1º), no auditório do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb). A coordenadora do Nudecri, Cristiane Dias, explica que o tema do seminário contempla, de maneira geral, a diversidade de pesquisas realizadas no âmbito do núcleo, que é composto pelo Labeurb e pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor). “A gente viu, na pandemia, o quanto tivemos que lutar pela ciência, e não é algo que podemos dizer que está resolvido agora. Temos muitos enfrentamentos de sentidos a serem feitos, inclusive em relação à própria pandemia, mas também em relação à política, aos povos originários, às lutas sociais e tantos outros temas”, explica Cristiane. A coordenadora associada da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares da Unicamp (Cocen), Raluca Savu, participou da mesa de abertura ao lado de Cristiane e reforçou a questão de como a pandemia desvelou e acentuou os embates públicos por sentido em torno da ciência. “A coordenação da Cocen tem buscado ampliar o fomento às atividades de extensão e outras iniciativas no sentido de expandir a ciência além dos muros da universidade”, diz Raluca. A programação contou com apresentações dos/das pesquisadores/as Rodrigo Cunha, Claudia Pfeiffer, Simone Pallone, Susana Dias, Renata Carreon, Carolina Rodriguez, Greciely da Costa, Liliane Brum e Cristiane Dias.