Finalizado
A década de 1970 pode ser considerada um marco na formação de cineastas na Itália, Inglaterra e Brasil, interessados em filmar situações cômicas de sexo, misturando gêneros e estilos. Com o foco no corpo, em especial na performance feminina, as cenas exploravam posições bizarras, jogando com o esconde/revela para tornar a visualidade mais ou menos ?picante?. No Brasil, os mecanismos de produção cênica e narrativa contaram ainda com a especificidade da vigilância constante da censura, uma vez que vivia-se naquele momento em pleno regime militar. A Inglaterra, embora fosse qualificada por alguns historiadores (Bayley, (2008) Peter Gay, (1988)) como herdeira do moralismo Vitoriano, é considerada uma das pioneiras na produção de comédias sexuais no cinema. Por sua vez, a Itália é mencionada, por cineastas e estudiosos do cinema como a referencia maior do cinema nacional que se popularizou nas comédias de costume. Partindo de um estudo preliminar sobre as produções da pornochanchada brasileira, esta proposta de estágio no King?s College visa permitir o aprofundamento no conhecimento sobre a filmografia britânica que ficou conhecida como sex comedy. A intenção é a de realizar um estudo comparativo entre estéticas e posições políticas elaboradas transnacionalmente, ou seja, que escapam das fronteiras e especificidades de uma determinada cultura ou nacionalidade. O cinema é um tipo de produção cultural privilegiada para pensarmos as trajetórias e a dinâmica que reitera e também desloca regimes de visibilidade. No interior desta demarcação mais ampla, os aspectos da cultura visual que esta pesquisa visa estão centrados na perspectiva de pensar a produção de categorias de diferenciação subjetiva no interior deste dispositivo narrativo histórico que denominamos de Humor (Bremmer & Roodenburg, 1997). No entrecruzamento deste debate sobre comédia e sexo, há ainda a maneira como uma peculiar história do erotismo é elaborada visualmente em relação às situações que poderiam ser dramáticas, mas que encontram no riso, no escárnio, no deboche, sua forma de manifestação. Um terceiro elemento importante agregado a essa pesquisa é a noção de cultura popular. O apelo sensual (e carnal) dos filmes e o seu relativo sucesso de público nos permite indagar sobre quais foram historicamente os componentes fílmicos em estreito diálogo com a cultura popular (e o que seria essa cultura) nas últimas décadas do século XX